Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Tóquio Considerada a Segunda Cidade Mais Dotada

31 de Maio de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , ,

Segundo o jornal japonês Nikkei, o Instituto de Estratégias Urbanas efetuou um levantamento internacional elaborando uma escala de cidades considerando um raio de cinco quilômetros e de 10 quilômetros, onde Tóquio aparece em segundo lugar, depois de Paris. Enquanto a capital japonesa é considerada a globalmente mais competitiva, ela é muito distante dos aeroportos internacionais.

Este Instituto já vem efetuando levantamentos desde 2008, mas agora só considerou o centro das cidades, considerando 20 fatores como determinantes para seu poder competitivo. Entre eles, o número de grandes empresas e de estações de trens. Paris conseguiu o primeiro lugar pelo número de escolas internacionais, teatros e salas de concerto, e hotéis de cinco estrelas.

Nni20110531D30HH304105614untitled

Tóquio conseguiu esta classificação pelos seus restaurantes e empresas que estão entre as 500 maiores no mundo. O número de estações de metrô e o trânsito de trens também ajudaram, mas acabou sendo prejudicado pelo acesso aos aeroportos e hotéis de cinco estrelas.

O professor Hiro Ichikawa, da Universidade de Meiji, liderou as pesquisas, e ele afirmou que Tóquio precisa melhorar o seu acesso aos aeroportos internacionais, plantar mais árvores e atrair mais hotéis de finalidades específicas.

Os japoneses estão satisfeitos, pois ficaram a frente de Nova Iorque e Londres.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: