Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Patentes e Investimentos Estrangeiros em São Paulo

15 de julho de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia | Tags: , , | 2 Comentários »

O governo brasileiro vem dando uma importância capital para a necessidade do aperfeiçoamento tecnológico, e a concessão de patentes no Brasil e sua obtenção nos Estados Unidos são fundamentais. No entanto, pela falta de pessoal especializado para exame destas novas tecnologias, estes processos têm demorado, em média de 7 a 8 anos, constituindo numa barreira que necessita ser superada. A Folha de S.Paulo publica um artigo de autoria de Sabine Righetti sobre este assunto de máxima importância.

Ao mesmo tempo, nos novos investimentos que estão sendo feitos no Estado de São Paulo, 75% dos efetuados desde 2008 são de origem asiática, segundo outro artigo publicado na Folha de S.Paulo, de autoria de Claudia Rolli. Tudo isto mostra que o Brasil poderia estar acelerando o seu desenvolvimento, mas existem obstáculos a serem superados, que já merecem as atenções das autoridades, mas ainda estão exageradamente lentos no seu processamento, não se efetuando com a eficiência que seria desejável.

Kazu1

O governo brasileiro vem dando importância para os investimentos feitos pelos estrangeiros, mas isto só tem sentido na medida em que trazem inovações tecnológicas. A China, por exemplo, exige que todas estas tecnologias sejam patenteadas naquele país. O acúmulo destes conhecimentos acaba induzindo outros a perseguirem aperfeiçoamentos, promovendo um aumento de eficiência em toda a economia.

No mundo atual, os asiáticos vêm se destacando no desenvolvimento de novas tecnologias, ainda que os Estados Unidos mantenham a liderança na geração das mesmas. As pesquisas acabam aproveitando os materiais disponíveis nos países hospedeiros, que sempre apresentam diferenças com os existentes nos países de origem.

No caso brasileiro, a ampla disponibilidade de recursos naturais, principalmente da biodiversidade mais rica do universo, ainda exige pesquisas adicionais para o seu melhor aproveitamento, que se encontra nos estágios iniciais. Sempre é possível encontrar produtos e processos que podem ser patenteados, concedendo remunerações para estas propriedades intelectuais.

Kazu2

O ritmo de desenvolvimento tecnológico em todo mundo acelerou-se, tanto na microeletrônica como em todos os novos materiais que estão sendo empregados em atividades pioneiras. No caso brasileiro, o pré-sal vai exigir novas tecnologias como as que estão sendo desenvolvidas pelas empresas brasileiras e estrangeiras, diante dos desafios que se apresentam e são de elevadas complexidades. Estes conhecimentos patenteados poderão ser aproveitados em outras áreas, como na exploração das terras raras que foram descobertas nas profundezas do Pacífico.

Muitas das condições que são encontradas na Amazônia, por exemplo, também podem ser aplicadas no Sudeste Asiático ou na África, que começa a despertar para o desenvolvimento. A Embrapa foi pioneira nestas tecnologias voltadas para as explorações agropecuárias e muitos produtos que eram conhecidos como de regiões temperadas foram adaptadas para as tropicais, fornecendo produtos da mais alta qualidade, diante do volume de insolação que muitas plantas e frutas recebem no Brasil.

Temos carência de profissionais experientes nestas pesquisas, como muitos brasileiros que foram estudar no exterior poderão voltar para o Brasil, como aconteceu com os chineses. Eles estarão colaborando não só com a terra onde nasceram como dando contribuições para toda a humanidade para resolver seus problemas de desenvolvimento sustentável, com profundo respeito ao meio ambiente.


2 Comentários para “Patentes e Investimentos Estrangeiros em São Paulo”

  1. Ana Paula dos Santos Silva
    1  escreveu às 21:12 em 17 de julho de 2011:

    Caro Dr. Paulo Yokota:

    A seleção feminina de futebol do Japão foi campeã da Copa do Mundo da Alemanha. Seria interessante que o senhor escrevesse um artigo, pois, após as catástrofes de março, a Terra do Sol Nascente merece esta alegria.

    Muito obrigada!
    Ana Paula dos Santos Silva

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 21:25 em 17 de julho de 2011:

    Cara Ana Paula dos Santos Silva,

    Já atendemos ao seu pedido, incluindo as desclassificações do Brasil e da Argentina.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: