Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Preocupantes Relações Chinesas e Norte-americanas

13 de março de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Ainda que as providências sejam para o futuro mais distante, para analistas experientes muitas das medidas tomadas nos Estados Unidos e na China dão indícios que são crescentes as preocupações de ambos os lados sobre o inevitável confronto na disputa da liderança mundial, que deverá ocorrer nas próximas décadas.

A substituição do Secretário de Estado Rex Tillerson por Mike Pompeo poderia ser um indício de maior radicalização nas relações sino-norte americana

A súbita substituição na Secretaria de Estado dos norte-americanos e a ascensão de Gina Haspel para o comando da CIA que ficou vago poderia ser uma reformulação para o presidente Donald Trump contar com pessoas de sua absoluta confiança para o endurecimento nas relações com os chineses. A elevação da tarifa do aço e do alumínio seria também o fortalecimento de sua indústria interna para o aumento da produção de armamentos, parte como resposta à elevação do orçamento militar dos chineses, pois são produtos chaves para a defesa dos Estados Unidos como de qualquer país. O forte comando centralizado em Xi Jinping, que permite renovações do seu mandato na China, com forte suporte do Partido Comunista chinês, também não deve ser subestimado, como se fora algo somente pessoal e interno ao país.

A tendência de equacionamento atual da questão da Coreia do Norte com os Estados Unidos, onde a China é fundamental, também não deve ser desconsiderada. Alguns podem supor que exista um exagero nestas preocupações, mas as evoluções em longo prazo das questões geopolíticas exigem que não se subestimem estes tipos de indícios, que se acumulam em grande número.

clip_image004

Transferência de armamento está voltando ao volume do período da Guerra Fria, notadamente na vizinha da China, proveniente principalmente dos Estados Unidos

Muitos podem considerar que o presidente Donald Trump seja um exagerado polêmico, mas o apoio que vem recebendo do chamado Complexo Militar Industrial que vem aumentando sua exportação de armamentos no mundo não deve ser considerado um mero acaso. Com todos os problemas que ele enfrenta junto à opinião pública mundial, não será surpresa se ele conseguir uma reeleição.

Ainda que tudo isto seja lamentável para o mundo que possui outras necessidades fundamentais para o atendimento de sua alimentação, saúde, assistência social e segurança pública.

São, portanto, dois líderes que despertam desconfianças em seus países, mas estão tomando decisões vitais para enfrentar o aumento das tensões que podem ocorrer nos próximos anos, com consequências a seus países como para todo o resto do mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: