Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Aumento de Tensões entre a China e o Japão

19 de setembro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais | Tags: , ,

É sempre difícil interpretar as dificuldades enfrentadas por qualquer pessoa, instituição, povo ou país sem estar na situação e no contexto em que eles se encontram. Os problemas recíprocos de relacionamento entre a China e o Japão são de décadas, ou mesmo de séculos, e toda a longa história de etnias diferentes acumulam dificuldades que acabam aflorando a cada novo episódio.

Há uma longa disputa territorial, envolvendo ilhas e domínios dos mares que compartilham. A guerra entre a China e o Japão no começo do século passado bem como a Segunda Guerra Mundial deixaram problemas de difícil superação. Mais recentemente, um navio chinês de pesca e a sua tripulação acabaram sendo apreendidos pelas autoridades japonesas em águas pretendidas por ambos os países. Desenvolve-se uma campanha de uma empresa chinesa, a Baojian, de cosméticos e vitaminas, que cancelou a viagem de 10 mil seus funcionários ao Japão informando que criarão alternativas dentro da China no futuro próximo, do tipo “boicotem o Japão”.

Mapa do mar da China e do Japão

Tudo indica que os interesses recíprocos são superiores às dificuldades que existem, mas o clima entre os chineses e japoneses, que nem sempre foi bom, acaba piorando com estes incidentes, afetando tanto a Ásia como o mundo.

Afinal, são a segunda e terceira economia do universo e o intercâmbio entre eles supera a que eles possuem com os Estados Unidos, ainda a primeira. O câmbio extremamente valorizado da moeda japonesa e a reconhecidamente desvalorizada da chinesa já é motivo de grandes dificuldades, que só poderão ser resolvidos com muito tempo, pois as próprias empresas de ambos os países intercambiam equipamentos, produtos industriais semielaborados bem como matérias-primas básicas. Além de mão de obra de baixa e alta qualificação, tecnologias, financiamentos e investimentos.

Apesar das dificuldades políticas, os interesses econômicos acabam provocando acomodações, mesmo que sejam complexas, não se notando atitudes radicais. Os japoneses e seus aliados tradicionais como os Estados Unidos afirmam que estas questões podem estar sendo utilizadas para a galvanização da opinião pública chinesa em torno do único partido político daquele país.

Para os observadores à distância, o agravamento destas tensões é sempre assustador, pois o mundo já carrega problemas demais para ter outro entre países de grande importância no cenário internacional, numa região que está impulsionando a recuperação da economia mundial.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: