Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Rakuten Iniciando Operações no Brasil

8 de junho de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia | Tags: aquisição do controle da Ikeda Internet e Software Ltda., maior operadora japonesa de vendas pela internet, Rakuten no Brasil | 4 Comentários »

O jornal econômico japonês Nikkei anunciou ontem no seu site, com base na notícia da agência Dow Jones, a informação que só hoje está estampada nos jornais brasileiros, que a Rakuten adquiriu o controle da Ikeda Internet e Software para iniciar suas operações no Brasil. A Rakuten é a maior operadora de vendas pela internet do Japão e atua internacionalmente em diversos países.

Agora, a Rakuten amplia suas atividades na América do Sul, considerada região emergente de rápida ampliação do mercado consumidor, que está utilizando crescentemente as vendas pela internet. A Ikeda é uma empresa brasileira que fornece bases tecnológicas para tais vendas, e está alienando o seu controle para o grupo japonês. A Ikeda já opera para diversas empresas brasileiras que utilizam estes mecanismos de vendas pela internet.

 

service_logoclip_image003clip_image004clip_image005

clip_image006clip_image008clip_image007clip_image009clip_image010

clip_image011clip_image001clip_image002

As informações disponíveis dão conta que estas vendas estão se ampliando rapidamente, tanto internacionalmente como no Brasil. A Rakuten, como muitas outras empresas japonesas que contam com o mercado do Japão enfrentando dificuldades, procura expandir suas operações internacionais, e vem fazendo isto tanto na Ásia como na Europa e nos Estados Unidos.

No Brasil, que apresenta características diferenciadas, contar com uma parceria de equipes que têm experiências locais é bastante relevante. Ainda que os sistemas de comunicação eletrônica venham melhorando, ainda são custosas e deficientes, tendendo a melhorar com a implantação da banda larga.

De outro lado, o sistema logístico para entrega das mercadorias vendidas ainda aguarda uma melhoria significativa, havendo várias empresas que contam com muitas reclamações diante das deficiências nos seus sistemas, criando atritos com os consumidores e órgãos de sua defesa.

De qualquer forma, a vinda de uma empresa de atuação internacional com suas experiências pode ser saudável por aumentar a concorrência interna, ajudando a aperfeiçoar as tecnologias hoje utilizadas.


4 Comentários para “Rakuten Iniciando Operações no Brasil”

  1. Jonas
    1  escreveu às 15:45 em 9 de junho de 2011:

    Que belíssima notícia, fiquei extremamente feliz com a vinda da Rakuten a américa latina.

    Desejo toda sorte a Rakuten que tem um desafio enorme de desenvolver e crescer num país pobre em logística, infelizmente muitas empresas fecham no Brasil por causa da péssima infra estrutura de nossas entradas e portos para que as entregas se concretizem nas datas estabelecidas e eficazes que normalmente um empresa japonesa deseja.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 16:36 em 9 de junho de 2011:

    Caro Jonas,

    Existem, também no Brasil, empresas bem organizadas para vendas pela internet, contando com depósitos regionais, utilizando a infraestrutura disponível de forma eficiente. As empresas, como as relacionadas com entregas do tipo feitas pela Sedex, costumam contar com sistemas adequados. Esperamos que as estrangeiras ajudem a aperfeiçoar os existentes, aumentando uma concorrência sadia.

    Paulo Yokota

  3. Roberto Tongu
    3  escreveu às 02:47 em 10 de junho de 2011:

    A existência de um sistema de escoamento efetivo não afeta diretamente a Rakuten já que esta questão é dos inquilinos do shopping virtuais dela.

    Será interessante ver de que maneira ela irá desenvolver o modelo de negócios no Brasil. É polêmico mesmo dentro do Japão.

    A comecar pelo sistema, considerado tecnicamente ultrapassado. E que a lista de clientes é patrimônio da empresa e não dos inquilinos. Uma loja que resolva sair do mall deles depois de 10 anos sai sem um cliente na lista. O turn over é extremamente alto e há um competicao acirrada entre lojas intra shopping.

    Mas mesmo assim não faltam inquilinos. É o maior shopping online do Japão e tem um brand bastante conhecido do público. Foi o primeiro do gênero. Provavelmente se comecasse hoje não duraria 2 anos.

    O maior know how dela é na área de promoções, muito bem bolado e onde o melhor do marketing japonês é empregado.

    Note que o maior lojista online do Japão é a Amazon japonesa, que vende quase que 4 vezes mais que o segundo lugar. Há muito para os japoneses aprenderem no setor.

    http://www.web-town.org/artigos/ranking-de-lojas-virtuais-japonesas-por-volume-de-vendas-41.html

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 08:49 em 10 de junho de 2011:

    Caro Roberto Tongu,

    Muito obrigado pelas informações detalhadas que deram um quadro mais completo da forma de atuação da Rakuten.

    Paulo Yokota