Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Importância do Futebol Como Veículo de Comunicação

21 de agosto de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, webtown | Tags: a copa mundial feminina, Brasil ganha o campeonato mundial sub-20, futuro, meios de divulgação publicitária | 2 Comentários »

Com uma campanha dura, os jovens brasileiros de futebol ganharam o campeonato mundial sub-20 na Colômbia, tornando-se pentacampeões, superando equipes poderosas, inclusive de países que hoje se destacam mundialmente neste esporte. Contaram com um pouco de sorte, como sempre nos esportes. Asseguram a continuidade do prestígio do futebol brasileiro nos próximos anos, pois muitos dos destes jogadores hoje justamente aplaudidos poderão estar na próxima Copa do Mundo a ser realizada no Brasil. É preciso que o Brasil tenha a consciência que o futebol é o melhor mecanismo de divulgação do país no exterior, onde sempre o esporte está associado a sua imagem.

Quando as jogadoras japonesas, conhecidas como nadeshikos, surpreendentemente conquistaram o campeonato mundial feminino viraram heroínas nacionais merecendo as mais altas homenagens que ainda não lhes proporcionaram elevados retornos financeiros. Mas até uma empresa automobilística de ponta, não japonesa, tomou a iniciativa de presenteá-las, cada uma delas, com um carro de sua fabricação. Elas que não são fisicamente das mais dotadas, superaram tradicionais seleções de futebol feminino, com sua garra e dedicação, tornando-se importantes meios de divulgação de um Japão atingindo por desastres naturais. A imagem da seleção japonesa feminina está sendo amplamente divulgada em todo o mundo.

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Seleção brasileira sub-20 comemora vitória na final  / Seleção feminina japonesa: campeã mundial

Quando percorremos os rincões mais distantes da China, do Sudeste Asiático ou qualquer parte do mundo, e, apesar da fisionomia asiática, informamos que somos brasileiros, as saudações espontâneas sempre foram “Pelé”, “Ronaldo”, “soccer” ou outras que mostravam a identificação do Brasil com este esporte. É preciso continuar a tirar partido o futebol.

O café instantâneo brasileiro ganhou penetração em todo o mundo, inclusive na Rússia, usando a imagem do Pelé. No Japão, brasileiros jogadores pouco conhecidos no Brasil são ídolos e utilizados nas publicidades. É evidente que as jogadoras japonesas ainda não eram muito conhecidas e conquistaram, com todos os méritos, um destaque especial. Mas os jovens brasileiros devem ser aproveitados também, merecendo todos dos destaques das autoridades e da população, pois estarão mais facilmente na mídia internacional.

Ídolos que não participaram deste torneio, como Neymar e Ganso, já são disputados por equipes consagradas mundialmente. Mas, até agora, eles resistiram aos acenos de grandes ganhos financeiros, pois esperam participar da próxima Copa do Mundo usando as camisas brasileiras. Suas imagens já estão sendo usadas espontaneamente pela mídia internacional, e tudo isto é um patrimônio brasileiro que não pode ser desperdiçado.

Que os dirigentes brasileiros tenham o bom senso de tirarem o máximo proveito do que é genuinamente brasileiro, com a criatividade que superar muito das aplicações dos jogadores estrangeiros de futebol.


2 Comentários para “Importância do Futebol Como Veículo de Comunicação”

  1. mike
    1  escreveu às 22:55 em 21 de agosto de 2011:

    Dr. Paulo,
    Além da importância como veículo de comunicação, ouso dizer que o futebol é o esporte de relevância mais democrático que existe, pois a habilidade e a garra podem sobrepor vantagens físicas dos adversários, como tamanho e força.
    Apesar de não ser japonês, também fiquei impressionado com as nadeshikos pela sua capacidade de superação.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 10:24 em 22 de agosto de 2011:

    Caro Mike,

    Obrigado pelos comentários.

    Paulo Yokota