Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Os Meios Digitais na Imprensa Mundial

10 de setembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: artigo fundamental da própria redatora chefe, o uso dos meios digitais na imprensa impressa, Valor Econômico

Se a própria redatora chefe do Valor Econômico, Vera Brandimarte, assina com Raquel Balarin o artigo hoje publicado, tratando das mudanças que se observam na imprensa mundial, o assunto do uso dos meios digitais só pode ser de importância fundamental. Ela participou da reunião realizada em Kiev, na Ucrânia, o 64º Congresso Mundial dos Jornais e o 19º Fórum Mundial dos Editores. Segundo o artigo, “os jornais terão que investir mais e mais em inovações em meios digitais, a despeito de os resultados financeiros obtidos nessas plataformas serem insuficientes para compensar as perdas de publicidade e receita da circulação nos jornais”. Segundo uma pesquisa efetuada pela Associação Mundial de Jornais com 150 veículos em todo o mundo, estas plataformas respondem, no momento, por menos de 10% do faturamento com publicidade.

O artigo lista uma série de exemplos que foram apresentados, mostrando que os jornais impressos procuram se adaptar à nova situação que se observa com a disseminação dos meios digitais. Num caso dos mais dramáticos, Greg Hywood, principal executivo da australiana Fair Media, reduziu de forma planejada a venda da edição impressa, fechando uma gráfica na qual tinha investido US$ 500 milhões, e ele informou aos participantes que está próximo de novos negócios. No New York Times, The Wall Street Journal e no Financial Times, que imprimem 700 mil exemplares diários, os assinantes puramente digitais já são 500 mil. Os jornais criaram o chamado “paywall”, que é a cobrança pelo uso das informações fornecidas pelos meios digitais.

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Vera Brandimarte, redatra chefe do Valor Econômico

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Uniqlo Percebendo as Diferenças dos Diversos Mercados

10 de setembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: asiáticos dos europeus e norte-americanos, Nikkei noticia as diferenças percebidas pela Uniqlo

As diferenças culturais acabam determinando comportamentos diversos nos mercados, principalmente quando se trata de moda. Segundo um artigo publicado pelo jornal econômico japonês Nikkei, a Uniqlo, a maior rede de lojas de confecções do Japão, visando enfrentar o desaquecimento do mercado observado na Europa e nos Estados Unidos, está procurando ampliar suas atividades na Ásia. O mercado asiático, mesmo com algumas diferenças pelos diversos países, apresenta maior semelhança com a japonesa, e os consumidores parecem preferir os produtos práticos e funcionais que são oferecidos por preços convenientes, como nas lojas da Uniqlo.

Isto está permitindo a ampliação de sua rede pelas Filipinas, pela Tailândia, China e Índia e somente neste ano de 2012, até o mês de agosto, a Uniqlo abriu 114 novas lojas no Japão. Isto visa compensar as dificuldades que estão encontrando na Europa e nos Estados Unidos, onde, além do desaquecimento da economia, parece que os hábitos dos consumidores de moda apresentam diferenciações que não estavam adequadamente previstas pela empresa. Mesmo que resultados estejam sendo atingidos em lojas de referência, como a loja da Quinta Avenida, em Nova Iorque, parece que adaptações serão necessárias em outras visando os norte-americanos como os europeus.

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Uniqlo na 5ª Avenida de Nova Iorque. Um dos presidentes da empresa, Tadashi Yanai

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A Flor da Árvore Símbolo do Brasil

10 de setembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: a flor do pau-brasil, outros nomes, símbolo pouco frequente nos parques e jardins | 4 Comentários »

Apesar de todos os brasileiros terem aprendido desde os primeiros anos escolares que o pau-brasil é a árvore nacional do país, poucos a conhecem, pois não são numerosos nos parques, jardins ou nas ruas brasileiras. Com o nome científico de caesalpinia echinata, é uma leguminosa nativa da Mata Atlântica, recebe nomes diferentes pelas diversas regiões, como arabutã, ibirapiranga, ibirapitanga, ibirapitá, orabutã, pau-de-pernambuco, pau-de-tinta, pau-pernambuco e pau-rosado. Sua flor é pouco conhecida, pois nesta época do ano encontra-se com mais facilidade o ipê amarelo.

A árvore que deu o nome ao país, Brasil, é conhecida historicamente pela tinta vermelha que produz e na época da descoberta era muito requisitada para o tingimento dos tecidos, que simbolizavam o poder papal. A sua flor, pela sua singela beleza deveria ser mais conhecida de todos os brasileiros, e até pelos estrangeiros que costumam se encantar com as belezas naturais do país. Tem um agradável aroma. Acabou de ser divulgado por um artigo constante da edição de domingo de O Estado de S.Paulo.

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Flores de pau-brasil e do ipê amarelo

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Pesquisas da Mars Sobre Cacau no Sul da Bahia

10 de setembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: artigo na Folha de S.Paulo, Centro Mars de Ciência do Cacau, importância da Mars, pesquisa privada

O Brasil, país de onde se originou algumas variedades de cacau provenientes da Amazônia e já foi importante no seu fornecimento internacional, hoje é um importador. Parte deste problema deve-se a uma praga chamada “vassoura-de-bruxa” e a incapacidade das instituições brasileiras de pesquisa que não conseguiram produzir uma nova variedade resistente à praga, apesar de alguns esforços desenvolvidos pela Ceplac – Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira. Foi necessário que a Mars, uma multinacional de alimentos que fatura US$ 30 bilhões anuais, empregando mais de 65 mil empregados em todo o mundo, viesse a instalar o seu MCCS – Mars Center for Cocoa Science em Barro Preto, na região tradicional de Ilhéus, na Bahia, em 1982, contando com mais de uma centena de pesquisadores. O quadro aparenta a possibilidade que esta triste situação seja revertida no futuro, que se espera próximo.

A Folha de S.Paulo publica na sua edição de domingo um artigo do jornalista Venceslau Borlina Filho, que foi convidado pelo MCCS e visitou o projeto, fazendo um relato sucinto sobre o assunto, mas que chama a atenção para estes fatos que podem ser uma das vergonhas brasileiras. A imprensa brasileira poderia cuidar destes problemas sem contar com a ajuda de empresas privadas. Dados mais completos podem ser obtidos no site www.marscacau.com.br que informa sobre a importância da Mars e de seu Centro de Pesquisas em Barro Preto, que conta com uma equipe de 125 pesquisadores associados, sendo totalmente privado. Os resultados que forem obtidos permitirão patentes sobre as novas mudas.

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Política Econômica Brasileira Segundo Nelson Barbosa

10 de setembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: entrevista de Nelson Barbosa para Folha de S.Paulo, posição firmes e discretas, sua importância na formulação da política econômica brasileira

Todos os analistas econômicos mais informados do Brasil reconhecem a importância que Nelson Barbosa, o secretário executivo do Ministério da Fazenda, tem na formulação da atual política econômica. Ele concedeu uma discreta, mas firme entrevista aos jornalistas Valdo Cruz, Natuza Nery e Julianna Sofia publicado na Folha de S.Paulo deste domingo. As posições colocadas devem ser consideradas por todos como de grande importância, ainda que estejam colocadas de forma bastante genérica.

Quando o chamado mercado, extremamente influenciado pelos economistas relacionados com o sistema financeiro, colocava que os juros deveriam ser mantidos elevados para evitar os problemas inflacionários, Nelson Barbosa já expressava que poderia haver uma redução, sem riscos maiores de volta do processo de elevação continuada dos preços, ao mesmo tempo em que o crescimento econômico poderia ser mantido. Com posições semelhantes aos atuais dirigentes do Banco Central do Brasil, antecipava que a crise econômica mundial seria mais profunda, reduzindo os preços das principais commodities internacionais.

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Nelson Barbosa

Procurando evitar a impressão que o Ministério da Fazenda está influindo na política monetária do Banco Central, ele avalia que a redução de juros no Brasil foi importante, não provocando um aumento da pressão inflacionária. Sobre o crescimento para 2013 colocado pelos jornalistas, ele expressou que o cenário externo está melhorando nos Estados Unidos, havendo uma desaceleração mais acentuada na China e dúvidas sobre as soluções dos problemas europeus. Mas que o quadro permite estimar que a economia brasileira esteja crescendo em torno de 4% ao final deste ano, com uma inflação controlada.

Ele menciona que, além da redução dos juros, encargos trabalhistas estão sendo reduzidos, e o governo vem anunciando programas que devem estimular a economia. A ligeira elevação da pressão inflacionária é atribuída à melhoria dos preços das commodities agrícolas no mercado internacional.

Sem uma longa experiência na análise do setor agropecuário brasileiro, não colocou os fortes benefícios que poderão advir do quadro favorável dos preços dos produtos agropecuários, ainda que os mesmos acabem afetando também a inflação com a elevação dos custos das proteínas. Mas suas influências sobre o setor terciário da economia também não chegaram a ser analisadas, que devem ser importantes.

Ele atribui a devida importância para a diminuição do custo da energia elétrica, não somente pelo seu impacto direto nos índices de preços, como beneficiando as empresas, tanto industriais como as demais.

Ainda que analistas do mercado continuem afirmando que os juros terão que ser elevados em 2013 para reduzir as pressões inflacionárias, Nelson Barbosa não entende da mesma forma. Ele acredita que a melhoria da produção no Brasil pode contribuir com a elevação da eficiência, pressionando menos os preços.

Ele entende também que o câmbio ainda continua apreciado dentro dos padrões brasileiros, mas a política cambial não deve ser utilizada como forma para controle das pressões inflacionárias.

Observa-se que o entrevistado foi extremamente cauteloso nas suas respostas, procurando manter-se discreto, evitando a imagem que seria vital para a formulação da política econômica, como é o mais adequado.


Economia de Energia Torna-se o Novo Normal no Japão

10 de setembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: colaboração das empresas, destaques, notícia do Nikkei, sem apagão no verão japonês | 2 Comentários »

Mesmo com as limitações impostas pelo não funcionamento das usinas nucleares, o Japão conseguiu passar o seu verão sem apagões, como noticia com orgulho o jornal econômico Nikkei. A forte colaboração das empresas foi fundamental, ainda que os seus custos tenham sido maiores. O governo japonês conseguiu atingir o seu objetivo de conservação nas áreas de serviço da Kansai Eletric, da Shikoku Eletric e da Kyushu Eletric, as principais áreas industriais do Japão.

O artigo cita exemplos que superaram os objetivos, como a Komatsu, que estabeleceu um corte de 25% e atingiu em julho-agosto uma redução de 28%. Isto foi obtido com a instalação de inversores (inverters) nas fábricas de Ishikawa e Osaka. A empresa pretende investir cerca de US$ 200 milhões até 2014 nos sistemas de economia de energia, incluindo a de informações. Muitas empresas, como a Aeon, mudaram as lojas para novas lâmpadas LEDs, conseguindo um consumo de 16,5% do que o nível de 2010.

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Nova Onda de Interesse dos Japoneses Sobre a MPB

10 de setembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: japoneses interessados em MPB, uma longa tradição, WebTown noticia sobre a nova onda | 2 Comentários »

Já na viagem do voo inaugural da Varig para o Japão em 1968, tivemos a felicidade de encontrar em Quioto um músico que tocava e cantava Bossa Nova, sem saber que estava cantando em português. Ele imitava Sérgio Mendes, de ouvido, e cantava num bar: “Só danço samba, só danço samba, …”, quando passando pela rua o ouvimos e fomos conversar com ele. Quando da Expo Tsukuba 85, tivemos o privilégio de levar Nara Leão e Roberto Menescal para cantarem no Dia do Brasil. Já naquela época, havia alguns conjuntos japoneses especializados em música brasileira, bem como alguns bares especializados no gênero.

Todos os mais importantes músicos e artistaS da MPB – Música Popular Brasileira gravaram no Japão, que conta com estúdios de padrão internacional do mais alto nível. Os mais importantes continuam fazendo sucesso no Japão. Existe em Tóquio um Blue Note, melhor instalado do que o a matriz de Soho, em Nova Iorque, onde o forte é a música brasileira, principalmente na forma de sofisticada Bossa Nova, com fortes influências jazzísticas. Agora é uma alegria constatar no WebTown uma parceira deste site, que são os músicos japoneses cantando em português somente para um público local, que se mostra cansado das músicas norte-americanas e ficam encantados com a brasileira, mesmo que não compreendam o seu significado de suas letras.

Muitos brasileiros ficam impressionados ao encontrarem nos carnavais do Rio de Janeiro japoneses vindos de sua terra natal para participarem dos desfiles. É impressionante a quantidade de japoneses que vão a Asakusa, um bairro tradicional de Tóquio, quando um desfile de carnaval é lá apresentando, tanto com escolas criadas no Japão, como passistas brasileiros que se deslocam até o outro lado do mundo.

São bastante frequentados os festivais que os brasileiros residentes no Japão promovem em algumas de suas cidades, com destaque para a capital Tóquio, promovido pela Câmara de Comércio Brasil Japão, que conta com a ativa participação das principais empresas brasileiras que operam no Japão, como a Petrobras, Vale, Banco do Brasil e muitos outros.

Mas a nova onda que está se observando no Japão é dos japoneses interessados na música popular brasileira, mesmo sem a participação dos brasileiros. Os principais músicos brasileiros sabem que o mercado japonês é um dos melhores no exterior, e acolhem os brasileiros com toda a simpatia possível.

Muitos ainda ouvem calados, como é de sua cultura, mas outros já dançam e participam contagiados pelo clima que é criado. Para nós brasileiros, passa a ser um motivo de grande orgulho saber que somos reconhecidos no outro lado do mundo, pela nossa alegre forma de viver.


O Grupo Canyou Composta de Deficientes

8 de setembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, webtown | Tags: 90 por cento dos empregados deficientes, atendimento dos deficientes, fundado pelo hemofílico Weining Zheng, Grupo Canyou na China

O jornal China Daily publica um artigo sobre o Grupo Canyou (que é a junção do inglês Can You), que significa “Amigos de Pessoas com Deficiências” e se dedica à alta tecnologia, notadamente na informática. Foi fundada pelo hemofílico Weining Zheng e possui 33 filiais, tendo sede em Shenzhen, e a empresa emprega 3.700 empregados, 90% deficientes tais como a perda de uma perna, braço ou com uma doença crônica. O slogan da organização é: “Quanto mais deficiente, V. é mais bonito”, que está na parece da entrada, formada por oito ideogramas-personagens.

Este exemplo está se espalhando pelo mundo, como uma forma de organização não governamental – ONG, com ênfase no software, desenho animado e animação para o e-commerce. O seu criador, hemofílico, necessita de transfusão de sangue três vezes por semana, e fundou a empresa depois de três tentativas de suicídio. E se transferiu para uma cidade que tinha capacidade de fornecer os sangues necessários, e com a ajuda que recebeu de sua mãe, teve a ideia de ajudar a si como a terceiros deficientes.

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The Economist Repensando a Economia do Bem-Estar

8 de setembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: artigos do The Economist sobre os avanços bem-estar na Ásia, contribuições das experiências Ocidentais, paralelos com as iniciativas brasileiras | 2 Comentários »

Em dois artigos de peso, o primeiro como um resumo e espécie de editorial, a revista inglesa The Economist, certamente entre as mais influentes do mundo, faz um vasto apanhado sobre as medidas que denotam que muitos países asiáticos caminham para a Economia do Bem-Estar. Faz um paralelo com o que aconteceu no Ocidente, quando alguns dos seus países possuíam o nível de renda atuais dos asiáticos, e com base nas experiências ocidentais recomendam cuidados que devem ser observados. Muitas das mesmas atenções podem ser feitas com relação ao Brasil, mencionado somente de passagem no artigo, que parece ter se adiantado na redução da pobreza absoluta e no estabelecimento de uma adequada rede de proteção para a sua população, cujos custos não são desprezíveis, e resulta uma elevada carga tributária.

Os artigos referem-se à próxima revolução asiática, que impressionou o mundo com o seu recente dinamismo econômico. Tudo indica que muitos países asiáticos que caminham para a constituição do Estado Previdência, e a revista indica que podem aproveitar as lições deixadas pelas experiências ocidentais. Faz menção ao Brasil de passagem, mas existem alguns paralelos que podem ser aproveitados para o caso brasileiro, que não foge muito à regra geral.

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Variadas Manifestações Culturais no Brasil

8 de setembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: Bienal, Caravaggio, Impressionistas, Inhotim, reflexos dos tempos de transição, variadas atividades culturais | 2 Comentários »

Ninguém pode contestar que o Brasil passa por uma inusitada, efervescente e atividade cultural, que costuma ser criativa nos períodos de dificuldades. As riquezas das mostras que estão ocorrendo em São Paulo e fora dela impressionam pela quantidade e qualidade, sinalizando que passamos por uma importante transição que esperamos possa levar o padrão cultural do país para patamares mais elevados. É preciso garimpar nesta avalanche, mas sem preconceitos, diante do que se apresenta de arte contemporânea, que nem sempre de fácil compreensão para o grande público. Nota-se, no entanto, o interesse das massas e o que parece mais importante estimula a interpretação e a criatividade das crianças, que estão livres dos parâmetros que estão consolidados na cabeça dos adultos.

As mostras vão desde obras clássicas, como as de Caravaggio e seus seguidores no MASP – Museu de Arte de São Paulo, da apresentação de um conjunto de impressionistas vindos do Quai d’Osay para o CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil, da sempre polêmica 30ª Bienal de São Paulo que leva o título de “A Iminência das Poéticas” com obras de 111 artistas. Vêm acompanhada de exposições paralelas de conhecidos artistas como Adriana Varejão no MAM – Museu de Arte Moderna, de Lygia Clark no Itaú Cultural, de Jac Leiner e Tiago Carneiro da Cunha no Fortes Vilaça e outros que ocupam todos os espaços disponíveis em São Paulo. E são reforçados pelas inaugurações de dois novos Pavilhões em Inhotim, nas proximidades de Brumadinho, em Minas Gerais, com trabalhos de Lygia Pape e Tunga.

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Obras na 30ª Bienal de São Paulo, Caravaggio no MASP e impressionistas no CCBB,

Mesmo em países tradicionais em artes plásticas, é difícil que tantos eventos importantes estejam ocorrendo simultaneamente, atraindo visitantes nacionais e estrangeiros.

Tudo isto não ocorre de forma impune e tende a provocar fortes impactos culturais em toda a população, das faixas mais modestas até as intelectuais. O Brasil pode ser considerado privilegiado por estes fortes eventos, mostrando que há uma efervescência que não se resume nas atividades econômicas e políticas, havendo possivelmente uma elevação do patamar das atividades humanas neste país.

Os estrangeiros estão notando que algo acontece no Brasil, que era conhecido pelos seus recursos naturais e as manifestações culturais populares como o Carnaval e o futebol. Agora, multiplicam-se as instituições culturais como as musicais, não somente de MPB – Música Popular Brasileira, como permite que a OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo tenha condições de se apresentar nas mais tradicionais salas de música clássica do mundo.

Algo está acontecendo neste país, e nós que vivemos estes tempos ainda não temos a perspectiva para a sua avaliação histórica. Mas temos a intuição que tudo isto pode ser muito importante.