Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Longa Crise Cria Novos Heróis

17 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Livros e Filmes | Tags: , , ,

sakamoto A longa crise por que passa o Japão está forçando a divulgação de heróis baseados em fatos históricos. A NHK, a televisão estatal, lança uma série especial de um ano para ressaltar a figura do samurai Sakamoto Ryoma (1836-1867), da região de Toza, um lendário reformista anterior à Era Meiji, como noticia a Nikkei Week.

Ryoma, sobre quem se dispõe de muitos documentos históricos, vai receber uma promoção global. Já estão sendo produzidos camisetas e todos os produtos que podem ser relacionados com a lembrança deste legendário samurai.

Já se estabeleceu uma cadeia de restaurantes usando a sua figura, com cartazes e estátuas. Pratos típicos de Toza estão sendo servidos. O turismo para as regiões onde viveu já atraíram mais de 20.000 clientes, inclusive para o local onde ele foi assassinado. Livros e revistas estão sendo veiculados, inclusive em mangá.

Ryoma está sendo ressaltado em suas qualidades políticas, de reformista social. Até uma figura de uma parceira feminina, criando um ar de romance, está sendo explorada. As personagens estão conquistando corações, neste período da carência de heróis.

Deve se tornar o “hit” dos próximos anos no Japão e na Ásia, talvez se espalhando pelo mundo…



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: