Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Competitividade e Felicidade no Interior da China

10 de maio de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias | Tags: , ,

Um interessantíssimo artigo foi publicado no jornal japonês Nikkei utilizando informações levantadas pela Academia Chinesa de Ciências Sociais (Chinese Academy of Social Sciences), mostrando que a produtividade está se elevando também nas cidades do interior, com dados de 2009 e 2010, estabelecendo também a escala de satisfação ou felicidade (hapiness). Foram levantados os índices de 294 cidades chinesas.

Competitividade-gafico

O índice de competitividade pesa fatores como o tamanho da economia, a estrutura industrial e a renda. A da felicidade, realizado pela primeira vez no último ano, ao lado da competitividade. Perguntaram aos residentes urbanos o quanto felizes eles estavam com suas casas, emprego, transportes e vida em geral.

As cidades dos centros regionais apresentaram melhores índices de felicidade. Trânsito e poluição estão se tornando piores nas maiores cidades, enquanto a diferença econômica está se acentuando. Um oficial da academia informou que as autoridades governamentais deveriam tentar providenciar os serviços públicos de acordo com padrões definidos, enfatizando menos as distinções entre cidades e o campo.

Estas informações parecem relevantes, pois muitos no Ocidente se lembram somente dos grandes centros urbanos da China, quando existem outras também de grandes dimensões no seu interior, e que vem apresentando melhores condições econômicas. Quanto à satisfação da qualidade de vida das populações, nota-se a contrariedade nas mais conhecidas, salvo na capital Beijing.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: