Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Competitividade e a Capacidade de Inovação do EUA

11 de Janeiro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

O competente jornalista Rolf Kuntz de O Estado de S.Paulo publica hoje na sua coluna uma importante nota informando sobre “O contra-ataque do Império”. Refere-se à publicação do estudo “A Competitividade e a Capacidade Inovadora dos Estados Unidos”, do Departamento de Estado daquele país, que pode ser obtido pela internet. Apesar de reconhecer que no século XX foram capazes de se tornar a maior, mais produtiva e mais competitiva das economias, o relatório ressalta que, modestamente, no limiar deste século XXI, os alarmes começam a soar. Teria havido uma erosão nas bases científicas e tecnológicas essenciais dos Estados Unidos, enquanto outras potências construíram bases sólidas para seus avanços.

O relatório elaborado com ampla participação do que de melhor se dispõe nos Estados Unidos indica seis problemas que apontam suas dificuldades: a educação, o baixo crescimento do emprego, a estagnação dos salários, a piora no saldo comercial externo do setor manufatureiro, a queda dos indicadores de inovação, o atraso na infraestrutura.

competes_010511_0.pdf

No índice do relatório constam: o prefácio, o sumário executivo e os capítulos que tratam dos: 1) desafios presentes; 2) inovações chaves, competitividade, emprego; 3) suporte federal para as pesquisas e desenvolvimentos; 4) educação da força de trabalho; 5) infraestrutura para o século XXI; 6) revitalizando a indústria; 7) o setor privado e os mecanismos de inovação; além do movimento para frente e materiais suplementares.

O estudo foi elaborado com sucessivas reuniões que foram promovidas em todo os Estados Unidos, a partir de uma lei do presidente Barack Obama assinada em 4 de janeiro de 2011, reautorizando o chamado COMPETES de 2010, encarregando o Departamento de Comércio da tarefa.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: