Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mudanças que Continuam Ocorrendo no Japão

25 de maio de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia | Tags: , ,

A economia japonesa é uma nas quais mais ocorrem subcontratações, onde as maiores obtêm grandes projetos e acabam contratando as menores para partes dos trabalhos, o que pode acontecer em diversos níveis. Com isto, acaba se desenvolvendo uma solidariedade que é vital nos momentos de dificuldades, como as decorrentes de desastres naturais. O jornal Nikkei cita exemplos, alguns até inusitados, para não interromper as cadeias existentes de fornecimentos. No Nordeste japonês existem muitas empresas de médio porte que contam com habilidades especializadas de alguns artesãos.

Uma empresa da prefeitura de Miyagi, fabricante de peças de alumínio para automóveis, foi afetada pelo tsunami e teve que interromper suas operações. O seu proprietário solicitou a um seu concorrente para produzi-las, colocando a disposição o seu conhecimento especializado, para não interromper a produção de toda a indústria automobilística. Algo parecido tem acontecido com muitas empresas automobilísticas e de eletrônica, que fazem parte da pirâmide industrial japonesa.

mapa_prov_Miyagi_podrobna

Algumas empresas cederam parte de suas instalações para que as afetadas pudessem realizar uma parcela de suas produções nas mesmas. Isto tem permitido a volta da produção mais rápida do que seria de se esperar.

Muitas empresas que contam com seus próprios problemas estão efetuando um trabalho de equipe com seus subcontratados, como ocorreu com uma voltada à produção de equipamentos de inspeção. Cerca de 300 empresas que contam com artesãos especializados, reconhecidos anualmente pelo Ministério de Economia, Indústria e Comércio, 70 delas estão nas províncias mais afetadas.

Muitas empresas locais receberam solicitações de esclarecimento do exterior sobre a possibilidade de contaminação dos seus equipamentos. Algumas utilizaram plantas localizadas em outras províncias para evitar dúvidas. Outras que já estavam se instalando no exterior, por causa do elevado custo da mão-de-obra no Japão, aceleraram os seus planos.

Muitas empresas estão aproveitando a oportunidade para aperfeiçoar a qualidade dos seus produtos e outras para crescer nas suas capacidades de produção, e estão procurando as instituições oficias para ajudá-las nestas tarefas.

Mesmo as grandes empresas, como a Toshiba, mudaram parte dos seus planos, anunciando que envidarão esforços nos planos de ajudarem nas operações das comunidades inteligentes. Seus equipamentos visam um aproveitamento da energia em toda uma comunidade, intensificando o relacionamento pela informática, que já vem atendendo diversas necessidades de uma localidade, tanto no Japão como no exterior.

Estão intensificando suas produções de baterias de lítio, bem como veículos elétricos, assim equipamentos amigos do meio ambiente. Eles que estavam concentrados nas usinas nucleares continuarão com elas, mas estão procurando também novas atividades para suas empresas. Pretendem ampliar suas produções no exterior, nos Estados Unidos, na Europa e nos países emergentes, que eram de 55% para 65% do total de suas vendas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: