Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Sobre Envelhecer Com Sabedoria, Bem-Estar e Felicidade

19 de setembro de 2011
Por: Naomi Doy | Seção: Depoimentos | Tags: , , | 2 Comentários »

Com o aumento da proporção de idosos em todo o mundo, atender os de mais idade tem exigido revisão orçamentária complexa dos governos. Em país de baixa natalidade como o Japão, a população idosa cresce em ritmo ascendente acelerado, trazendo os mais diversos problemas que mobilizam governo, entidades médicos-assistenciais, previdência social, e sociedade em geral.

A estatística dos corpos resgatados de pessoas que não conseguiram chegar aos abrigos de evacuação, quando do tsunami de 11 de março, comprova que 70% eram de gente com mais de 65 anos – que morava só e tinha dificuldade natural de mobilidade. A grande maioria das cidades litorâneas do leste japones é de populações mais idosas, visto jovens partirem para metrópoles e capitais em busca de estudos e melhores condições de trabalho. Agricultores e pescadores da região se constituem de gente com mais de 60 anos de idade. Há constantes movimentos e campanhas para chamar mão-de-obra jovem de volta à terra – para trabalhar lavoura e mares. Mas está difícil.

Por outro lado, sendo população que cresce e consome, idosos são também alvo da mercadologia. Produtos e serviços estão sendo especificamente voltados para os maiores de idade. Consultores econômico-financeiros, neurocientistas, psicólogos, fisicultores etc. lançam mil conselhos, dicas, planos e ofertas para os da “melhor idade”. Para a psicóloga Laura Carstensen, da Universidade Stanford, Califórnia, a experiência emocional vai ficando melhor à medida que se envelhece. Os idosos têm uma “alta da felicidade” porque para velhos independentes é mais fácil viver o aqui e agora: passam a investir somente em assuntos que lhes importam e a priorizar determinados objetivos pessoais ou emocionais. Têm o privilégio de serem mais seletivos em suas escolhas. Seja alimentação, roupas, passatempos, ou amigos, podem dar-se ao luxo de descartá-los se eles se tornam chatos e inconvenientes. É a parcela da população à qual estudiosos sociais atribuem índice de felicidade maior. Claro, se a pessoa envelheceu sadia e normal, com sabedoria e bem-estar – o que envolve muito preparo físico, mental, espiritual, intelectual.

anchova-no-litoral-brasileirountitledcarapau2

cavalasardinha

Anchova, bonito, carapau, cavala, sardinha: peixes recomendados pelas avós japonesas

Por exemplo, na área da saúde: a médica paulistana dra. Chizuru Toma, que pratica o que chamaríamos “medicina do envelhecer com sabedoria e bem-estar”, defende que o ser humano adulto prescinde do leite bovino integral e seus derivados com gordura – que trazem muitos malefícios à saúde. A natureza fornece o cálcio em todos os produtos hortifrutigranjeiros, e em grande quantidade nos peixes. Nossas avós japonesas ensinavam que devemos comer peixes de carne vermelha ao menos três vezes por semana: iwashi (sardinha), saba/sanma (cavalinha), massu (anchova), aji (carapau), katsuo (bonito); são menores, mais fáceis de se achar e a preços mais acessíveis do que maguro (atum) ou sáke (salmão). Consome-se cru, cozido, grelhado, frito. O importante é manter a pele do peixe, que contém substâncias nutritivas. Valdete, mistura de afro-índio-portuguesa, casada com pescador nikkei, é dona de pequena e eficiente peixaria em mercado da minha redondeza. Ela proclama as dádivas dos mares e das águas, da sardinha em especial: tirante as escamas e guelras, aproveita-se tudo: os filés com peles, fritos; ou crus, em ceviches. Espinhas e cabeças, bem fritinhas, são ótimos aperitivos. Cozidas inteiras em pressão, com molho escabeche, as sardinhas podem ser saboreadas com as espinhas e cabeças – estas, notória fonte de lítio, de eficácia reconhecida na prevenção da esclerose e da demência. Estatísticas comprovam que brasileiros em geral estão consumindo mais peixe.

Estatísticas mostram ainda que mais brasileiros estão também aprendendo a planejar firmemente o futuro. É preciso assegurar, durante os anos ativos, de que teremos um fluxo de renda certo e contínuo que venha de outra fonte que não apenas do nosso trabalho. É o que ensina consultores de finanças pessoais como a Márcia Dessen, da Folhainvest. Ela cita como exemplo o playboy Jorginho Guinle: herdeiro milionário, levando uma vida borbulhante cercado de cintilantes estrelas, ele gastou mais do que tinha de bens, e precisou passar os últimos anos de vida morando “de favor” no Copacabana Palace, o hotel que tinha herdado.

Se não tivermos muita chance de receber heranças milionárias nem de acertar sozinho na loteria, ou ainda, de morar de favor no Copacabana Palace, é bom prevenirmos enquanto podemos. Envelhecer também requer talento e bom senso.


2 Comentários para “Sobre Envelhecer Com Sabedoria, Bem-Estar e Felicidade”

  1. Raphael
    1  escreveu às 12:34 em 20 de setembro de 2011:

    Nesse sentido, os japoneses são bem avançados mesmo.A TV deles sempre presta esse tipo de serviço.
    Assisti um programa da TV de lá que falava exatamente sobre os benefícios do peixe na dieta, como esta matéria.Falava que a sardinha, inclusive a enlatada, é muito bom para a saúde do cerébro a as sinapses.Outros alimentos citados foram ostras e nozes, especialmente a pecã.Esta, segundo os antigos chineses,lembra o formato do cérebro de propósito!

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 18:03 em 20 de setembro de 2011:

    Caro Raphael,

    Obrigado pelos comentários. Acredito que entre os asiáticos confundem-se remédios com alimentos, e no passado utilizava-se mais produtos originários das plantas e de origem marítima, que possuem poucas contraindicações. Mesmo os crustáceos ricos em colesterol, como os camarões, se combinados com a soja e seus derivados, ficam neutralizados. O que se recomenda evitar são os fritos, que ficam com gorduras saturadas.
    `
    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: