Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Euforia na Imprensa Brasileira com a Dilma no New Yorker

29 de novembro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, Política, webtown | Tags: , ,

Não é sempre que um mandatário supremo do Brasil merece um artigo com tanto destaque na revista New Yorker, voltada para um público mais exigente, com matérias que exigem um mínimo de preparo para a sua apreciação. A revista não é de cunho popular ou de divulgação semanal, mas provoca reflexões mais profundas. A presidente Dilma Rousseff mereceu um artigo de 14 páginas de Nicholas Lemann, que procura ser equilibrado, mas reflete uma surpreendente admiração, considerando-a “ungida” não só pelo Lula da Silva, mas por ter conseguido o que poderia se chamar a tríplice coroa, com o crescimento econômico, que se destaca com os Estados Unidos e a Europa enfrentando problemas, liberdade política, diferente de muitos países autoritários, e uma respeitável melhoria na distribuição de renda.

A repercussão do artigo na imprensa brasileira é inusitada, com praticamente todos os veículos de comunicação destacando a matéria, com resumos diferentes, pois sua circulação é da edição de 5 de dezembro próximo. O artigo refere-se também aos pontos problemáticos do Brasil como a corrupção, criminalidade, educação precária, deficiências de infraestrutura. Mas ressalta que a presidente tem um estilo diferente de governar do seu antecessor, Lula da Silva, por quem foi indicado como candidata, e ter sido beneficiada por uma economia que se encontrava em boas condições. Reconhece que ela procura atacar os problemas existentes como pode.

get_img

O articulista entrevistou diversas personalidades brasileiras, como Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso e até faz uma ironia com o entusiasmo de Sergio Cabral e pelo seu inglês. Ressalta que a presidente ainda mantém certo ar professoral quando se expressa, mas é uma forte estudante de todos os assuntos que exigem a sua decisão, diferindo do antecessor que tinha uma ótima percepção política e capacidade de comunicação com as massas, mas não era afeito a estudos mais profundos.

Aspectos pessoais da vida da Dilma Rousseff também foram descritos, como sua participação nas ações terroristas no período autoritário e militar, quando ela era encarregada do transporte de armamentos, bem como informações sobre o seu divórcio com o marido que é pai de sua filha, assuntos que nem sempre são abordados em sua consideração pela imprensa local.

No balanço das informações divulgadas pelos diversos meios, nota-se que o artigo se apresenta equilibrado, mas reconhecendo a importância desta personalidade cuja importância vai extravasar o Brasil, como com a adoção de uma nova política externa.

Apesar de ela sofrer naturais oposições, principalmente provenientes do setor financeiro e os beneficiados pelas políticas anteriores a de Lula da Silva, bem como as dificuldades políticas e a redução do ritmo de crescimento econômico do mundo e do Brasil, deve-se constatar que ela recebe o reconhecimento até do exterior.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: