Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Folha de S.Paulo Destaca Exemplo Que Emocionam a Todos

10 de abril de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, Saúde, webtown | Tags: , , , | 4 Comentários »

6f38d71678d6014be28eca59fc1e0dExistem casos que emocionam a todos, até os mais insensíveis. O lançamento do livro da Eliana Zagui, 38 anos, 36 anos vividos numa UTI do Hospital das Clínicas por causa de uma paralisia infantil, é certamente um caso único. “Pulmão de Aço”, lançamento da editora Belaletra, foi escrita com a boca, pois seus braços e as mãos não funcionam. O assunto mereceu um destaque na primeira página da Folha de S.Paulo, e uma página inteira escrita pela Claudia Colluci, homenageada pela excepcional autora. No site da editora há uma possibilidade de aquisição do livro pela internet (já encomendei o meu).

Nesta condição extremamente adversa, Eliana Zagui, segundo o artigo publicado, fala no seu livro de suas angústias e diz esperar que ele ajude “aqueles que não querem nada com a vida”. Na UTI, ajudada na respiração por aparelhos, ela se formou no curso do ensino médio, aprendeu inglês, italiano, fez curso de história de arte e tornou-se pintora. A pólio havia paralisado completamente o diafragma e a deglutição. Das 5.789 crianças vítimas da pólio entre 1950 ao final da década dos 70, somente ela e Paulo Machado, hoje com 43 anos, conseguiram sobreviver. “Nós nos apegávamos um ao outro, como numa grande família. Era a única maneira de suportar aquilo tudo”, lembrou Eliana à Folha de S.Paulo.

Vídeo sobre Eliana

Só pelos poucos trechos que foram publicados no artigo sente-se a força desta mulher que deixa-nos constrangidos com as queixas do nosso cotidiano. Ela relata as pequenas alegrias como a quando recebeu um abraço do enfermeiro Adalberto, quando tinha oito anos e ele estava preocupado com o seu choro, com sua solidão, tristeza, falta de carinho, dor. Ela jamais havia ganhado um abraço.

Ela que o Paulo Machado a chama de Teca, e ela a ele de Teco, utilizam a maior parte do tempo na internet. Há outro trecho em que ela relata que o Dr. Giovani, médico do Hospital das Clínicas, providenciou uma ambulância, com cilindros de oxigênio, para que alguns fossem assistir a um espetáculo de circo. Mas, como naquele dia choveu intensamente, o mesmo foi cancelado. O médico explicou a situação para o proprietário do circo. A trupe os maquiou e resolveram fazer uma miniapresentação exclusiva, provocando uma choradeira geral, dos pacientes e dos palhaços.

Ela nos ensina: “É claro que cada um tem as suas dores. A minha desgraça não é maior que a sua nem a sua é maior que a minha. Mas é sempre bom poder aprender a tirar o que vale a pena da vida”, como consta do artigo.

Muito obrigado Eliana Zaguí, pelo exemplo que V. nos dá a todos, e espero que com a leitura do seu livro todos nós nos enriqueçamos um pouco mais e tenhamos maior solidariedade com os que sobrevivem com suas grandes limitações, bem como todos que trabalham para minorar os enfermos e todos os menos privilegiados nesta vida.


4 Comentários para “Folha de S.Paulo Destaca Exemplo Que Emocionam a Todos”

  1. Ricardo
    1  escreveu às 17:40 em 11 de abril de 2012:

    Muito emocionante! Obrigado pela dica “off topic” e continue com o excelente blog!

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 10:01 em 12 de abril de 2012:

    Caro Ricardo,

    Obrigado pelo comentário.

    Paulo Yokota

  3. MARIA SELESTE DE SOUZA
    3  escreveu às 19:46 em 17 de junho de 2012:

    EMOCIONO ME SEMPRE QUE VEJO ALGO ASSIM …CORAGEM, SUPERAÇAO, DETERMINAÇAO, ENFIM….TIVE UM FILHO COM PC(PARALISIA CEREBRAL) E ESCREVI UM CAPITULO SOBRE A VIDA DELE EM MINHA MONOGRAFIA NO MEU CURSO DE PÓS GRADUAÇAO; EDUCAÇAO ESPECIAL E INCLUSÃO…ELE VIVEU 21 ANOS DE IDADE…POR ISSO ME EMOCIONEI MUITO COM A HISTORIA DE ELIANA E PAULO…DESEJO COMPRAR O LIVRO DE ELIANA ZAGUI PULMAO DE AÇO, COMO FAREI PARA ADQUIRI-LO PELA INTERNET? BJS

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 09:38 em 19 de junho de 2012:

    Cara Maria Seleste de Souza,

    Obrigado pelo comentário. E parabens pela menção do seu drama na monografia. Adquiri alguns volumes com encomenda na Livraria Saraiva, mas acho que outras também estão vendendo este livro. A editora é a Belaletra, e acho que a sua leitura vale a pena.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: