Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Realocação de Empregados na Economia Japonesa

22 de fevereiro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002O início de um desenvolvimento ainda lento na economia japonesa, que conta com uma redução de sua população, está ativando o mercado de realocação de empregados que procuram novas opções. Os cargos oferecidos são superiores aos empregados disponíveis tendendo a elevar os salários, ainda que forma modesta.

As empresas que estão procurando empregados se reúnem num local procurando os que desejam se realocar. Foto publicada no The Japan News

Num cenário totalmente diferente do que ocorre no Brasil, as empresas contam com muitas vagas para empregos, procurando atrair os que desejam se realocar, estando insatisfeitos com os atuais empregos. Os salários anuais chegam a Yen 10 milhões (cerca de US$ 90 mil), algo parecido com R$ 23 mil mensais para funções executivas, que para os brasileiros seriam elevados. A tendência naquele país está sendo de elevação de 3% ao ano dos salários.

As empresas de pequeno e médio porte estão correndo o risco de perderem seus atuais empregados. Algumas empresas de varejo estão oferecendo salários que chegam a mais 20% para chefia de departamento de vendas.

clip_image004

Gráfico constante do artigo publicado no The Japan News

Estas mudanças de emprego estão provocando um ganho de no mínimo 10% nos salários nos últimos anos para os empregados. Os novos estão conseguindo salários superiores aos que iniciaram sua carreira na empresa, criando algumas reclamações, mas as condições de mercado refletem esta situação insuperável.

Por incrível que pareça, muitos não desejam novos empregos que exigem mais trabalho, ainda que sejam jovens. No último sábado em Hokkaido, no norte do Japão, 23 empresas de pequeno e médio porte promoveram uma sessão conjunta de recrutamento de novos empregados, mas somente 48 candidatos se apresentaram. Muitas empresas no Japão faliram por falta de empregados, mas contam com restrições no mercado para elevar ainda mais seus salários.

O lamentável é que muitos poucos estrangeiros continuam sendo admitidos para cargos mais qualificados nestas empresas. Mesmos os trabalhos mais simples estão sendo substituídos por robôs para não ficarem vagos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: