Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Pequeno Chile Continua Dando Aulas Para o Brasil

6 de agosto de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

clip_image002O Chile continua sendo um pequeno país da América Latina que dá exemplos significativos para o Brasil. Um artigo da agência ANSA noticia que na última sexta-feira saiu um decreto no Diário Oficial abolindo o uso de sacolas plásticas, o que o torna o primeiro país desta parte do mundo a tomar esta medida.

Sacolas plásticas difíceis de serem absorvidas nos lixões

Existem muitas alternativas saudáveis como os sacos de papel que eram utilizados antes do terrível hábito de usar estas sacolas para as mais variadas finalidades, mesmo sabendo que levam até um século para serem absorvidas e que viraram uma praga mundial. No Pacífico, já existem blocos delas maiores que os territórios de diversos países que continuarão flutuando, sendo parte consumida pelos peixes, que nos alimentam. Estamos comendo plásticos e nos envenenando.

Em alguns países restaurantes, bares e similares já descartaram o uso de plásticos como canudos, pratos e outros produtos. Vamos usar vidros que são reutilizáveis e não causam poluição como fizemos por muitas décadas ou louças que são conhecidas por mais tempo.

A lei chilena estabelece uma multa de US$ 370 por sacola. A medida aprovada pelo Congresso daquele país em maio último foi aprovada pelo presidente e consta do Diário Oficial daquele país na sexta-feira passada. As empresas contam com seis meses para eliminar as sacolas plásticas, enquanto as de pequeno porte contam com dois anos para se ajustar à nova orientação.

É evidente que o custo dos sacos de papel é mais alto no momento, mas com a volta de seu uso em grande escala num país como o Brasil, um grande produtor de papel no mundo, certamente haverá um declínio substancial do seu custo, deixando o mundo para nossos descendentes em condições menos poluídas do que as atuais. Se não houvesse alternativas, possivelmente seriam problemas, mas havendo diversas trata-se somente de uma decisão política que se espera que mesmo o atual governo que está finalizando o seu mandato, poderia tomar a favor da humanidade.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: