Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Um Raro Concerto da OSESP

11 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura | Tags: ,

Neste sábado, 10 de Abril, realizou-se um evento raro no mundo da música clássica. Na Sala São Paulo, a OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo executou a peça do compositor Heitor Villa-Lobos “Mandú-Çacará”, obra baseada em lendas do Rio Solimões, do grupo de peças como A Floresta do Amazonas ou Descobrimento do Brasil. “Mandú-Çacará” é o deus da dança.

O concerto da OSESP teve como regente o consagrado brasileiro Isaac Karabitchevsky e teve a participação do coral que tem como regente Naomi Munakata e também do coral infantil cujo regente é Teruo Yoshida, ambos de origem japonesa, residentes no Brasil, e titulares destes corais.

Esta peça é raramente executada mesmo no Brasil, apesar de sua beleza, e pouco conhecida mesmo do público especializado. Exige, além da orquestra, dois corais, sendo um infantil, como foi concebido pelo compositor brasileiro Villa-Lobos, o que é difícil de conseguir. Sua execução foi ovacionada pela plateia, exigindo-se a presença dos três regentes por muitas vezes.

A exuberância da peça dá uma ideia da Floresta Amazônica. O coro representa o índio vilão Curupira, que deseja devorar as crianças que se perdem na floresta. O coro infantil que as representam consegue enganar o vilão.

Tudo é cantado no idioma nheengatu de forte caráter onomatopaico, o que não é muito fácil para ambos os corais, mas o contraste do estilo soturno do coral adulto com a leveza do coral infantil é um dos destaques. Outro destaque é a economia temática que leva à intensa vitalidade rítmica repetitiva, uma das marcas de Villa-Lobos.

A tarde foi completada por outras peças, entre elas a Bachianas Brasileiras nº 4, do mesmo compositor Villa-Lobos, reconhecido pela rara combinação da música clássica com os temas que ele retirou do folclore brasileiro, mostrando que ambos têm raízes universais.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: