Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Novos Usos Para os Robôs

3 de agosto de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Tecnologia | Tags: , ,

Notícia publicada no jornal econômico Nikkei informa que novo impulso será dado pelos produtores de robôs, que 70% estão sendo utilizados nas indústrias automobilísticas e eletrônicas. Começam a ser utilizados em alguns serviços, como os que atraem clientes em parques para servirem sorvetes, de acordo com as encomendas que são efetuadas.

Havia uma expectativa que estes robôs ajudassem a proporcionar companhia a alguns idosos para serviços que eles necessitam. No entanto, o seu alto custo e a recente crise econômica que atingiu todo o mundo também prejudicaram esta indústria. Agora, novas alternativas começam a ser consideradas, em função da elevação do custo da mão de obra que exercem atividades repetitivas.

Robô humanóide

Um robô humanóide desenvolvido pela Yaskawa Electric

Já existem alguns robôs que são utilizados no atendimento de idosos dependentes para ajudar no fornecimento regular de medicamentos que podem ser esquecidos no seu uso. Também nas atividades voltadas ao lazer, bem como o preparo de alguns alimentos mais simples.

Nas atividades mais complexas, os problemas que a indústria petrolífera está enfrentando nas explorações em águas profundas devem aumentar o uso de robôs. Todas as atividades que implicam em elevados riscos para os seres humanos podem ser substituídas por robôs teleguiados.

Algumas cirurgias, bastante complexas, já estão sendo efetuadas com a ajuda de equipamentos robotizados. Tudo que exige grande precisão podem ser feitos por robôs, ainda que os seus custos sejam limitados.

O contínuo desenvolvimento destes equipamentos ao lado da natural elevação do custo da mão de obra devem acelerar as tendências para maior disseminação do seu uso, que pode também apresentar seus inconvenientes, pois certamente não poderá substituir o calor humano.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: