Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Pinheiros e Vila Madalena Intensificam Gastronomia

6 de Fevereiro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Gastronomia | Tags: , , , , ,

Todas as grandes metrópoles do mundo acabam concentrando em algumas de suas áreas as atividades gastronômicas mais criativas, pois existe uma sinergia entre os estabelecimentos, facilitando a procura por parte dos seus clientes, como aconteceu no Soho, em Nova Iorque. Em São Paulo, a região que era conhecida como bairro de Pinheiros acabou sendo ultrapassada pela fama da Vila Madalena, que se tornou mais consagrada como uma griffe, cujos limites hoje se ampliaram pelo marketing das novas atividades que a procuram. Voltada para os clientes mais descontraídos, não somente de jovens, tiraram partido dos antes mais baratos e modestos imóveis da região.

Começou como um reduto de artistas pobres que não podiam pagar muito aluguel ou por estudantes que viviam de uma pequena mesada, formando repúblicas. Hoje, muitos estabelecimentos já conhecidos de outras localidades estão se transferindo também para a nova Vila Madalena, muito à semelhança do Soho, aproveitando todos os cantos disponíveis, até dos fundos de algumas antigas residências.

Sempre existem novidades que acabam sendo consolidadas pela qualidade de seus serviços, que valem a pena serem pesquisadas pelas suas características próprias. Somam-se aos muitos e já consagrados estabelecimentos frequentados pelos tradicionais clientes. Outros abrem e encerram as suas atividades em pouco tempo, pois imaginam podere se sustentar somente pela badalação ou a fama da região, sem que tenham algo diferenciado a apresentar para os seus fregueses, que estão conscientes dos serviços que procuram, não se deslocando somente pela fama conquistada pelo bairro. Os jovens que desejam gastar menos, mas usufruir do ambiente do bairro, ficam pelas ruas conversando com seus amigos, sem necessidade de utilizarem os serviços dos muitos estabelecimentos instalados na região.

imagesCA155A1G images

Loja da grife Antes de Paris: moda descolada. Beco do Batman, com seus grafites

Mas não é somente pela gastronomia que Vila Madalena é conhecida e é frequentada. Originária de artistas e artesãos, conta com uma ampla variedade de lojas e ateliês que apresentam um design diferenciado, das mais variadas origens, nacionais ou estrangeiras. Roupas e seus complementos são encontrados com facilidade, com um toque sempre original, que atraem uma clientela ávida por algo que foge dos padrões massacrantes.

Muitas das antigas e pequenas residências acabaram atraindo uma população de criadores, como os voltados para as atividades de publicidade, que atuam prestando serviços para as grandes agências. Tudo ajuda criar um clima descontraído, com uma sinergia que autoalimenta variadas atividades.

Ainda assim, tudo exige uma cuidadosa pesquisa, para separar o joio do trigo, pois neste burburinho dinâmico convivem coisas que realmente se diferenciam de outros que são meras cópias baratas. Das inspirações regionais do Brasil e do que foi trazido pelos imigrantes, houve uma decantação do que realmente é bom e acessível, para atender clientes que desejam algo mais, como cuidar da ecologia e da saúde, evitando ser envenenado pelos fertilizantes e agrotóxicos.

Hoje, Vila Madalena pode ser apresentada para os visitantes estrangeiros como algo que expressa o próprio Brasil, com todas as suas diversidades, complexidades e originalidades.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: