Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Discovery Channel Apresenta Programa Sobre Fukushima

6 de Maio de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias | Tags: , ,

Um impressionante programa, mas muito ponderado, documentado de forma brilhante, está sendo repetidamente apresentada no Brasil pela Discovery Channel sobre os problemas enfrentados em Fukushima. Contém depoimentos de especialistas norte-americanos, um que se encontrava naquela usina quando ocorreu o terremoto, e de uma equipe de ecologistas que estava num porto atingido pelo tsunami. Bem como outros técnicos que cuidaram de problemas semelhantes na usina de Three Miles Island, especialistas em efeitos médicos de radiações e outros conhecedores destes problemas. Relatado na ordem cronológica dos acontecimentos, com muitos detalhes técnicos, expressaram todos os dramas sofridos com as consecutivas dificuldades, sem sensacionalismo, informando que nada melhor poderia ser feito dentro das circunstâncias que foram enfrentadas.

As usinas que sofreram danos foram projetadas para resistir a estes tremores, mas o tsunami que ocorreu superou os cuidados que tomados, danificando todo o sistema de refrigeração que está previsto neste tipo de usinas. Existem outras nos Estados Unidos em condições semelhantes, localizadas sobre falhas geológicas, até na beira do mar, que estão sendo revisadas. Os depoimentos dos especialistas informam que os funcionários que lutaram e continuam lutando em Fukushima efetuaram o melhor do que era possível, considerando-os heróis para que danos maiores não ocorressem, com sacrifícios pessoais imensuráveis.

discoveryimagesCA2MSNS4imagesCALNB6LX

As testemunhas oculares dos norte-americanos que ficaram chocadas com os acidentes reforçam a admiração pelo estoicismo dos japoneses, que até lhes forneceram oniguiris (bolinho de arroz) nas limitações em que se encontravam. Eles já retornaram para os Estados Unidos, mas foram profundamente marcados pelos acontecimentos no Japão.

Informações sobre os dramas sofridos pela população japonesa, inclusive dos residentes em Tóquio, também são relatados, mostrando as duras decisões que foram tomadas com elevados prejuízos materiais. Como a utilização da água do mar no resfriamento e o despejo de águas contaminadas no mar, sabendo que estes danos seriam as alternativas menos ruins, ainda que inutilizassem as usinas e provocassem danos ambientais por longos períodos. Outras opções seriam mais danosas.

As preocupações se voltam para o futuro, sabendo-se que em Chernobyl cerca de quatro quilômetros quadrados continuam sem poder ser utilizados, mesmo depois de muitos anos. As atividades dos agricultores e pescadores na região de Fukushima devem ficar suspensas por período indeterminado, até porque não se sabe ao certo quanto tempo será consumido para todos os reparos na usina.

Algumas cenas mais dramáticas foram utilizadas, mostrando que existem fartos materiais que nem sempre foram utilizados para não aumentar o pânico sobre uma população já fragilizada do ponto de vista psicológico. Os depoimentos são de pessoas qualificadas, não se restringindo às suas impressões, mas com conhecimentos técnicos adequados para a compreensão de toda a extensão dos problemas.

A dura lição que está sendo aprendida em Fukushima mostra que os cuidados tomados nestes projetos não são suficientes para enfrentar as forças da natureza. Todas as autoridades responsáveis mundo afora precisam aproveitar estas lições colocando a vida acima de todas as coisas, até em respeito aos que lá faleceram ou continuam desaparecidos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: