Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Algumas Medidas Que Estão Sendo Tomadas no Japão

16 de agosto de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, webtown | Tags: , ,

Na tentativa de saírem da crise em que se encontram, muitas medidas estão sendo tomadas no Japão, num entrosamento do governo com o setor privado. Entre elas, o jornal Daily Yomiuri noticia que o METI – Ministério da Economia, Indústria e Comércio está discutindo um plano energético de trinta anos, visando o desenvolvimento de novas energias, bem como economia do consumo das mesmas, com uma perspectiva mais longa. Os planos anteriores eram de dez anos. Dentro das novas fontes de energia, a empresa DIC com a Universidade de Tsukuba trabalha na produção em larga escala da alga verde botrycoccus para a produção de biocombustível, conforme noticia o Nikkei.

Outra iniciativa pela INCJ – Innovation Network Inc.of Japan, segundo o mesmo jornal Nikkei, junta os esforços da Toshiba, Sony e Hitachi para integrar suas operações com os painéis de LCD para uso nos novos aparelhos eletrônicos de comunicação, que tenha 20% do mercado global. Tudo isto mostra que o Japão está tentando romper os problemas que estão limitando seu desenvolvimento.

Nni20110815D1508A02114237Nni20110815D15VS166114246

1. Sítio da DIC nos Estados Unidos, que opera a maior produção de algas do mundo / 2. Através do INCJ, Japão busca implementar a política industrial a partir da perspectiva de um fundo de investimento

Os planos energéticos necessitam ter uma perspectiva de longo prazo. No Brasil, no passado, o aproveitamento hidroenergético da região Centro Sul, por exemplo, elaborava os estudos com uma perspectiva de 25 anos, pois uma grande hidroelétrica como Itaipu demandou cerca de 17 anos para a sua conclusão. Os japoneses estão conseguindo economizar o consumo de energia, mas para superarem a necessidade de fornecimento da energia nuclear, sem contar com recursos hídricos, terá que fazer um grande esforço de longo prazo.

As algas já estão sendo consideradas como de grande potencial para bioenergia, havendo necessidade de investimentos que permitam maior eficiência no seu uso. No Brasil, também se cogita do uso de aguapé (eichhornia) que tem o poder de despoluir os rios e represas, principalmente dos metais pesados, além de fornecer biomassa para a produção de energia, sem um programa definido pelas autoridades.

No que se refere à política industrial de equipamentos eletrônicos, não se compreende porque esforços conjuntos não são fomentados, tanto para a uniformização das tecnologias como produções que proporcionariam economia de escala. Na medida em que a economia japonesa enfrenta problemas, mesmo empresas concorrentes necessitam se unir para continuarem competitivas com relação à de outros países.

Tudo isto está indicando que as necessidades estão obrigando a economia japonesa a programarem novas iniciativas como forma de estimular a recuperação de sua economia, tendo uma perspectiva de prazo mais longo. Que tenham sucesso, pois, no mundo globalizado, necessitamos que os países hoje desenvolvidos e com capacidade de inovações deem sua contribuição para superar as dificuldades que todos enfrentam.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: