Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Ascensão Feminina na Política Asiática

22 de outubro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política, webtown | Tags: , , ,

Existe um conceito errado no Ocidente sobre o papel exercido pelas mulheres nas sociedades asiáticas. Predomina a ideia que as mulheres asiáticas são submissas, exercendo um papel secundário na maioria das sociedades asiáticas. A ascensão política das asiáticas ganha um novo impulso, quando já era forte. O jornal econômico Nikkei aponta novas líderes que se apresentam ao eleitorado, com fortes possibilidades de ganharem as eleições, até para os postos máximos dos comandos de muitos países asiáticos.

Yingluch Shinawatra, a primeira-ministra da Tailândia, é uma empresária de 44 anos que ganhou as eleições de agosto último e está se empenhando para conduzir um país profundamente dividido socialmente. Ela é irmã de Thaksin Shinawatra, deposta do cargo pela compra de submarinos e helicópteros para o país. Yunglush afirma que ser primeiro-ministro não é muito diferente de comandar uma empresa, mesmo que a Tailândia tenha sofrido uma de suas mais terríveis inundações.

corazon-aquino-1309810999139_300x300Indira Gandhi[6]

Corazon Aquino e Indira Gandhi

Na Coreia do Sul, Park Geun-hye, de 59 anos, filha do forte presidente dos anos sessentas e setentas do século passado, chefia o partido mais popular para as próximas eleições. Ela não esconde suas ambições políticas.

Em Taiwan, Tsai Ing-wen, de 55 anos, é a presidente do principal partido de oposição e espera ser candidata presidencial nas próximas eleições de janeiro, que serão muito disputadas, segundo o artigo. Em Hong Kong, Rita Fan Hsu Lai-tai, de 66 anos, é considerada uma forte candidata nas próximas eleições para o posto máximo de comando desta área que mantém um regime especial com a China. No Paquistão, Hina Rabbani Khar, de 33 anos, foi nomeada a mais jovem ministra de negócios estrangeiros.

Muitas destas políticas asiáticas pertencem a famílias tradicionais na política local. Yingluch, da Tailândia, tem como irmão o popular Thaksin, que se considera o principal político executivo do país. Park da Coreia se beneficia de sua associação com o pai que promoveu o desenvolvimento do país nos anos setentas. Thaksin foi deposto por um golpe militar e Park foi assassinado em 1979. Muitos foram considerados como ditadores, mas populares. As mulheres suavizam estas imagens.

Na dinâmica política da Indonésia, Megawati Soekarnoputri, de 64 anos, filha do presidente Soekarno, já foi presidente entre 2001 e 2004, é forte candidata para as eleições de 2014, como a sua filha e outra esposa de ex-presidente.

Já houve políticas de destaque como a Indira Gandhi, da Índia, e Corazon Aquino foi presidente das Filipinas, como Gloria Macapagai-Arroyo, que também tinhas familiares conhecidos na política de seus países.

Na China, muitas ponderosas ministras já ocuparam ministérios fundamentais, e deputadas japonesas estão ganhando importância, tendo participado de gabinetes. O que os ocidentais não percebem é que as mulheres no Japão, por exemplo, cuidam de assuntos importantes na família, como as suas finanças e a responsabilidade da continuidade de seus descendentes, cuidando da educação. Estas funções as habilitam de cuidar de aspectos fundamentais nas sociedades em que vivem, ainda que procurem ser discretas nas sociedades ainda consideradas machistas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: