Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Técnicas do Zen Budismo nos Recursos Humanos

5 de novembro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Economia, Política, webtown | Tags: , ,

O jornal econômico japonês Nikkei publicou um artigo noticiando sobre um pequeno templo zen budista de Nagano, onde o monge Bunkei Shibata, um ex-executivo da Yokogawa Eletric, atua no sentido de ajudar na preparação de recursos humanos de empresas. Shibata aprendeu as técnicas da General Eletric para a preparação dos líderes das empresas, e agora combina estes conhecimentos com o conceito zen de mushin, ou mente sem pensamentos.

O templo Kaigan, fundado em 1691, está localizado numa pequena vila no topo da velha estrada de Zendoji-Kaido, e, segundo o artigo, grupos de jovens voltados aos trabalhos empresariais recebem treinamentos intensivos. O dia começa às 5h da madrugada, com zazen, a meditação zen budista, e com as leituras das sutras em coro caminham em direção do mushin.

Nni20111104D02HH045122453

Grupo de líderes de empresas sendo treinado templo Kaigan

Existem outros ensinamentos budistas aproveitados para treinamentos, mas, no caso, o aproveitamento ocorre combinado com as técnicas usadas em empresas. Os participantes são estimulados a pensar no sentido do trabalho, da família e do país, discutindo diversas vezes ao dia. No jantar, os treinados falam sobre seus pensamentos tomando sakê.

A General Eletric gasta milhões para treinamento do pessoal, estimulando os participantes a discutirem com os elevados dirigentes. Shibata conhece o pessoal da GE por mais de 20 anos, e corresponde com Jack Welch, lendário CEO daquela companhia.

Em ambas as instituições há preocupações com o físico e a mente, de forma que exigem exercícios para o corpo e treinamentos para controles mentais e emocionais. Existem regras para o fazer e não fazer.

Evidentemente, todas estas técnicas não são exclusivamente zen budistas, mas comuns a diversos programas de treinamento de recursos humanos. Mas aproveitar os templos parece uma novidade que não é usual.

Além dos conhecimentos técnicos e profissionais, reconhece-se que os recursos humanos estão pressionados por problemas que provocam o estresse, e as técnicas de meditação contribuem para o aperfeiçoamento do controle da mente. Como existem também aspectos relevantes do ponto de vista emocional, hoje melhor reconhecidos, há que se preparar estes recursos humanos com técnicas que permitam o máximo do seu controle.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: