Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Usando a Criatividade

17 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: jeans baratos, Uniqlo | 2 Comentários »

uniqlo

Como já mencionamos neste site, a rede de lojas Uniqlo do Japão vem se comportando com grande agressividade, pretendendo ampliar seus investimentos em todo o mundo.

Agora, anuncia-se no Japão que ela lança produtos baratos que podem surpreender o mundo. Um conjunto de duas peças de “jeans” está sendo lançado por menos de US$ 18, com um “design” adequado e qualidade aceitável, sendo de grande durabilidade.

Leia o restante desse texto »


Os grandes Desafios do Correio Asiático

17 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas, Notícias | Tags: Correios, credibilidade, poupanças, problemas políticos, Tecnologia

Se existe um setor no mundo que está passando por profundas transformações é o dos correios. No Japão, é um dos maiores problemas políticos, o maior banco do mundo, suas comunicações passam a ser “on line e on time”, é a instituição que conta com a maior credibilidade popular.

Não é à toa que o assunto preocupa a todos, com repercussões universais.

Leia o restante desse texto »


Varejo Japonês Aumenta o E-Commerce

17 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: crescimento rápido, e-commerce no Japão, pesquisas

O conceituado jornal Nikkei anuncia que a Nomura Research Institute concluiu que até o ano fiscal de 2014 o e-commerce do varejo japonês irá crescer 80% com relação a 2009.

Grandes cadeias como a Jusco esperam crescimentos de dois dígitos em 120 de suas lojas que ingressarão na venda pela internet com entrega das mercadorias em domicílio. No seu “Net Super” esperam dobrar as vendas.

Leia o restante desse texto »


Marubeni Entra no Transporte Marítimo

17 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: aumento de eficiência, graneis, trading company, transporte marítimo

Numa rara atividade de uma trading company, a Marubeni ingressa diretamente nas atividades de transporte marítimo, principalmente de grãos, começando com uma capacidade de 3 milhões de toneladas em 2013.

Para este tipo de transporte japonês, estima-se em 20 milhões de toneladas por ano. Para aumentar a sua eficiência, deverá fretar navios por períodos, e não por viagem.

Leia o restante desse texto »


Os Planos da Uniqlo no Mundo

12 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: práticos, produzidos na China, sem grifes, Uniquo, varejo de roupas | 4 Comentários »

A cadeia japonesa de lojas de varejo Uniqlo é um grande sucesso, mesmo na crise atual. Numa entrevista para Mariko Sanchanta e Juro Ozawa, do Wall Street Journal, publicado no Valor Econômico, o seu criador e presidente Takeshi Yanai expõe os seus ousados planos para uma expansão universal.

Com sou seu consumidor habitual há décadas, tenho condições de aplaudir baseadamente as suas intenções, tentando que a América do Sul seja incluída nos seus planos.

Leia o restante desse texto »


Os Problemas da Toyota Mostram Necessidades de Mudanças

11 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: acabar com a arrogância, análise do Nikkei, fornecedores de componentes, operação mundial | 2 Comentários »

A análise feita pelo jornal Nikkei, o maior em assuntos econômicos no Japão e no mundo, chama a atenção para aspectos importantes que precisam ser observados pelas empresas que atuam globalmente.

Apesar da qualidade reconhecida da Toyota, dos processos como o “kamban” e “just on time”, dos famosos sistemas do “after service” dos japoneses e da tecnologia que eles tanto se orgulham, o que deu errado?

Leia o restante desse texto »


KDD Adquire Operadoras de Celular nos Estados Unidos

9 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: celulares, Estados Unidos, imigrantes, KDD, operadoras

O Nikkei Net do maior jornal econômico do mundo anuncia que a KDD, antiga empresa estatal japonesa que operava o sistema de comunicação à longa distância, acaba de adquirir duas operadoras de celulares nos Estados Unidos.

Estas operadoras que não possuem um sistema próprio são dirigidas ao mercado dos imigrantes, entre eles muitos latinos do Sul dos Estados Unidos, que aparenta ser um nicho do mercado que vem apresentando um crescimento respeitável.


Imprensa Japonesa Implacável com a Toyota

2 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: Congresso americano, Nikkei, recall, Toyota

Lamentavelmente, a imprensa japonesa tem sido implacável com a Toyota na crítica do seu comportamento após o “recall” dos seus seis modelos que vêm afetando a sua imagem, envolvendo até a qualidade de outros produtos japoneses. As críticas já são feitas até por membros do Congresso Norte-Americano, pois existem ameaças nos empregos naquele país.

O título de uma matéria do maior jornal econômico do mundo, o Nikkei.Com, foi inusitadamente violento com este ícone da indústria japonesa, fugindo dos padrões normais dos conservadores japoneses. Tanto que a matéria foi rapidamente substituída por uma entrevista de um vice-presidente da Toyota apresentando suas desculpas. Parece mostrar a indignação que se seguiu à surpresa no mundo empresarial japonês, envolvendo até os consumidores.

Leia o restante desse texto »


Embraer e a Falência da JAL

2 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: Embraer, JAL, possibilidades futuras

Transformar limão em limonada é uma das qualidades da Embraer. Entrevistado em Cingapura, no escritório da companhia brasileira na Ásia, o presidente Fred Curado deu mostras das razões pelas quais esta empresa figura entre as de maior sucesso mundial, como noticia o Nikkei desta terça-feira (o horário do Japão é meio dia adiantado em relação ao Brasil).

Entrevistado sobre os efeitos da falência da JAL para a qual a Embraer já tem contratos de fornecimento de aeronaves, Curado explicou que a reorganização daquela empresa aérea deve ampliar o uso dos voos de média distância, onde os modelos da Embraer são imbatíveis.

Leia o restante desse texto »


O Que Está Acontecendo Com a Toyota

29 de janeiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: automóveis, operações no exterior, teares, tecnologia própria, Toyota

Muitos no mundo se perguntam o que estaria acontecendo com a Toyota. Não é uma questão simples e não parece haver uma única resposta. Mas algumas de suas características precisam ser consideradas.

Os aspectos que serão indicados só servem de meras sugestões para aspectos que devem ser examinados com maior profundidade, pois é uma grande e tradicional organização, respeitável sob todos os aspectos.

Leia o restante desse texto »