Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Lojas de Conveniência e Produtos Orgânicos

2 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: ,

Na Ásia, as lojas de conveniência parecem ser a forma mais adequada de comercialização no varejo. Como o espaço é vital, as residências são pequenas, existe o costume do abastecimento quase diário, e agora estas organizações que costumam ter cadeias de lojas, muitas nas formas de “franchise”, costumam operar 24 horas, somente com um encarregado.

Até no Brasil, onde o espaço não é tão crucial, nota-se a multiplicação destes estabelecimentos, havendo uma tendência para supermercados locais, que atendem as conveniências dos moradores vizinhos.

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Lojas de Conveniência em Escala Chinesa

31 de março de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: , , , , | 2 Comentários »

As lojas de conveniência no Japão já parecem uma praga. Em qualquer quarteirão encontra-se uma ou duas, das mais variadas redes. O jornal Nikkei anuncia que a rede japonesa FamilyMart, com sua subsidiária de Taiwan, adquiriu 85% da empresa taiwanesa Accudata Research Institute para montar um sistema de informações para suas lojas de conveniência.

O seu presidente Junji Ueda expressou que vai expandir seus negócios no exterior, pois o mercado japonês já está saturado com 45 mil lojas. A China é o foco principal.

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Concorrência no Mercado de Equipamentos Elétricos Pesados

19 de março de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: ,

Com o destaque que as empresas coreanas de equipamentos pesados conseguiram nas recentes concorrências internacionais, as japonesas, que contam atualmente com o mercado interno fraco, tomam medidas para continuarem competitivas no mundo.

Isto está acontecendo também com as norte-americanas e europeias, aumentando a competição internacional na disputa das demandas existentes, principalmente dos países emergentes.

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Doutor Coffee Adquire Outras Redes

16 de março de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: , | 2 Comentários »

Esta cadeia japonesa de café, que já opera 1.430 estabelecimentos em todo o Japão, tem este nome porque o seu principal acionista morou em São Paulo, numa rua que começava com “Doutor”. Ele gostou da denominação e hoje não há um quarteirão em Tóquio onde não exista uma loja com este nome.

Estas lojas vendem café e tudo que possa acompanhar um rápido lanche na forma brasileira, ou seja, até em pé, quando os japoneses costumam desprender um tempo descontraído num café. Ou fornece lanches que são adquiridos por funcionários de empresas que tomam uma refeição ligeira, evitando perder tempo deslocando-se para um “fast food”.

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Coreanos Lançam Lojas Conjuntas

7 de março de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: , , ,

Dentro do que o embaixador brasileiro em Seul Edmundo Fujita observa muito bem como uma cultura de sanduíche, os coreanos lançaram uma rede de lojas conjuntas de diversas marcas para competirem com eficácia com os produtores de outros países.

Marcas conhecidas como KT, SK, Samsung e LG associaram-se para vender seus produtos numa mesma loja, obtendo sensíveis economias de escala e de aglomeração.

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Toyota Continua Errando

24 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: , , , , | 2 Comentários »

O anúncio antecipado do depoimento do presidente da Toyota no Congresso Norte-Americano é uma grande falta de respeito aos parlamentares daquele país. Mostra que o comando da empresa japonesa continua desorientado, desajustado com os costumes dos países estrangeiros.

O depoimento é burocrático, mostrando que não existe um gesto à altura dos problemas que enfrenta, sem a consciência que já não se trata da Toyota, mas da imagem do Japão e de sua indústria em todo o mundo.

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Lojas de Departamento Estão Perdendo Espaço no Japão

23 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: , ,

lojas Com a atual crise que afeta o Japão, as lojas de departamento estão sendo as mais atingidas, por terem custos elevados com limites para serem comprimidos. Enquanto lojas independentes, mesmo de grandes redes, contam com maior liberdade para medidas criativas.

De outro lado, as vendas online que dispensam aluguéis pesados, instalações sofisticadas e pessoal com boa apresentação ganham espaços. Até os presentes estão sendo vendidos online, com as lojas servindo somente como show room.

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Automóveis Coreanos

22 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: ,

Autoridades japonesas ficaram impressionadas com o prestígio que os carros coreanos gozavam no Brasil. Os anúncios de página inteira nos jornais e a presença nas mais variadas mídias mostravam a agressividade comercial que tinham.

Agora, a imprensa asiática destaca o reconhecimento que a Hyundai conseguiu na Inglaterra com o título de empresa automobilística do ano, concedido pela revista especializada “Automotive Management”.

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Formação de Grandes Grupos na Produção do Etanol

19 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: , ,

O setor alcooleiro passa por um processo de concentração, com participação de grupos internacionais. Tendo começado há séculos no setor açucareiro, havia no passado um grande número de empresas familiares, que nos períodos negativos dos seus diversos ciclos necessitavam do suporte oficial.

Depois da consolidação do uso do etanol como um combustível não poluente para veículos, tanto misturado à gasolina como puro, já estava havendo um processo de desaparecimento das unidades menos eficientes, absorvidas pelas que contavam com maior capacidade financeira.

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Agressividade Empresarial nas Lojas para Homens

17 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: , ,

As redes de lojas de roupas para os homens sempre foram menos criativas que as femininas, pois as mulheres sempre exigiram o acompanhamento da rápida evolução da moda.

A Aoyama, uma rede especializada em roupas masculinas que está ampliando a sua rede, também está inovando, visando utilizar técnicas que eram das indústrias.

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