Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Efeitos da Competição no Mundo Globalizado

29 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: ,

No mundo globalizado, as grandes empresas necessitam estar presentes em todas as regiões onde as demandas são expressivas, mas os produtos desenvolvidos para determinadas condições, que até agora eram dos países desenvolvidos, notadamente de regiões temperadas, precisam ser ajustados às condições específicas de cada mercado, como dos países tropicais.

Havia uma tendência dos grandes produtores acharem que o bom para os mercados de onde iniciaram suas operações poderia atender também os demais consumidores em todo o mundo. A agilidade das empresas, como as coreanas, está acelerando a revisão, obrigando a considerar as necessidades específicas dos mercados emergentes.

Leia o restante desse texto »


Exemplo da Coreana Samsung

28 de abril de 2010
Por: Kazuhiro Kurita | Seção: Empresas | Tags: , | 8 Comentários »

É importante observar que esta nota está no importante jornal japonês Nikkei, reconhecendo que o sucesso mundial da coreana Samsung decorre da importância que dá para a adequada preparação dos seus recursos humanos. No mundo globalizado, eles são adequadamente treinados para se enraizarem nos mercados externos, o que não tem se conseguido nas empresas japonesas.

A notícia enfatiza que a Samsung tem um plano de longo prazo, com metas estabelecidas para 2020, para alcançar vendas de US$ 400 bilhões. A peça central para tanto é o centro de preparação dos seus recursos humanos, localizado nas proximidades de Seul, que comporta até 4.000 pessoas diariamente. É uma das 13 unidades da Samsung para esta finalidade.

samsung_centro 

Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos  da Samsung

Leia o restante desse texto »


A Crise Obriga o Uso da Criatividade

27 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: , , ,

As crises sempre obrigaram as empresas a procurarem alternativas para superar suas dificuldades. O jornal Nikkei relata muitos exemplos concretos de empresas que estão superando a crise, tomando medidas drásticas para recuperar os seus lucros. São centenas que estão voltando a atuar com criatividade, cortando os seus custos.

A confiança dos consumidores está voltando, e encontram empresas que se adaptaram, e dependem dos gastos dos seus consumidores, conseguindo resultados de dois dígitos. Vão desde varejistas de sapato, móveis e roupas casuais, todas catalogadas pelo jornal, e, portanto, que contam com expressão.

Leia o restante desse texto »


“Snacks” do Japão no Brasil ?

19 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: , ,

A Folha de S.Paulo, no seu suplemento The New York Times de hoje, apresenta um artigo de Miki Tanikawa, “’Snacks’ do Japão tentam ganhar o mundo”, mostrando que as empresas japonesas de alimentos ainda são pequenas quando comparadas com a Kraf, Nestlé, Procter & Gamble e outras. Mas começam a dar os primeiros passos para o exterior, iniciando pela Ásia, pois o mercado japonês tem pouca potencialidade.

No Brasil, empresas como a Yakult e Ajinomoto já estão no mercado há décadas, ocupam seus nichos, mas não se mostram agressivas na conquista de novos espaços, apesar de contarem com boas imagens.

Leia o restante desse texto »


Mudanças nas Empresas Japonesas

15 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags:

carlos ghosnQuando o franco-brasileiro Carlos Ghosn assumiu a presidência da Nissan, como representante da Renault, o mundo empresarial japonês aguardava com grande expectativa quais seriam os resultados que ele conseguiria. A maioria apostava que, dadas as características das empresas japonesas, seria muito difícil que um ocidental pouco conhecedor das tradições empresariais nipônicas pudesse obter bons resultados.

Aos poucos, Carlos Ghosn tornou-se respeitado no Japão com o seu trabalho, abrindo caminho para a aceleração do uso de executivos estrangeiros, que era incipiente. Ele chegou à presidência da Renault francesa graças aos resultados obtidos no Japão e agora conseguiu uma associação da Renault-Nissan com a poderosa Daimler alemã.

Leia o restante desse texto »


Empresas Japonesas Pensando Além da Ásia

12 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: , | 2 Comentários »

O respeitável jornal econômico japonês Nikkei informa que muitas empresas japonesas ampliam suas atividades além da Ásia, inclusive no Oriente Médio e na América Latina. Entre elas, as que produzem brinquedos e outros materiais de uso diário. Ainda que muitas utilizem a China para produzir e embarcar os seus produtos para outras regiões, novas vão se ajustando a um mercado globalizado que sofre alterações.

Parece que os países emergentes conquistaram, definitivamente, um espaço na agenda das empresas japonesas, havendo casos concretos em que investimentos começam no México, ainda fazendo uso de produções que utilizam as vantagens da mão de obra mais barata da China. Bem como casos que visam o mercado de Israel.

Leia o restante desse texto »


Lojas de Conveniência Japonesas Seven-Eleven

9 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: , ,

seven O importante jornal econômico Nikkei publica um interessante artigo sobre a cadeia de lojas de conveniência japonesa Seven-Eleven, que anuncia a sua pretensão de se tornar uma marca global. Já possui cerca de 37,5 mil lojas espalhadas em 16 países pelo mundo, sendo mais de 12,5 mil somente no Japão.

Nas Américas, já está presente nos Estados Unidos, no México e no Canadá com mais de oito mil lojas. Agora anuncia a disposição de ampliar sua rede por outros países. Por que não na América do Sul, ainda que sejam necessárias adaptações?

Leia o restante desse texto »


Consagrada Empresária Internacional

4 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: , , ,

Se existe uma empresária brasileira sempre lembrada entre as que mais se destacam nas atividades internacionais, inclusive nas seleções do respeitável jornal Valor Econômico, ela é Chieko Aoki, de origem japonesa, mas atuante na América do Sul, no Brasil, na Argentina e no Chile. Ela é a presidenta da cadeia de hotéis Blue Tree e outras empresas voltadas a eventos.

Ela recebe a todos com a fidalguia e elegância, principalmente nos eventos internacionais, reunindo personalidades estrangeiras e brasileiras, promovendo um importante relacionamento pessoal que facilitam intercâmbios entre empresários de diversos países. Destacam-se os sul-americanos com os asiáticos.

chieko

Shinya Koike e Chieko Aoki durante evento

Leia o restante desse texto »


Grandes Arranjos Internacionais

3 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: ,

Grandes projetos com substanciais inovações tecnológicas estão estabelecendo novos arranjos internacionais, juntando as melhores habilidades tecnológicas e econômicas de empresas de várias origens. Os coreanos vêm se mostrando competitivos na construção naval já há muitas décadas.

Os franceses possuem boas tecnologias na área de gás, os ingleses estão associados com os holandeses na área do petróleo. Agora eles anunciam que se juntaram para projetos internacionais de grande envergadura, é o que consta do credenciado jornal japonês Nikkei.

 gnlgnl_quadro

Representação artística de uma planta FLNG

Leia o restante desse texto »


Lojas de Conveniência e Produtos Orgânicos

2 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: ,

Na Ásia, as lojas de conveniência parecem ser a forma mais adequada de comercialização no varejo. Como o espaço é vital, as residências são pequenas, existe o costume do abastecimento quase diário, e agora estas organizações que costumam ter cadeias de lojas, muitas nas formas de “franchise”, costumam operar 24 horas, somente com um encarregado.

Até no Brasil, onde o espaço não é tão crucial, nota-se a multiplicação destes estabelecimentos, havendo uma tendência para supermercados locais, que atendem as conveniências dos moradores vizinhos.

Leia o restante desse texto »