Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Responsabilidade Social do Futebol e da Copa do Mundo

20 de junho de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: artigo no Project Syndicate, capacidade de comunicação, estímulo ao esporte, novo enfoque nas mensagens dos patrocinadores, o que poderia ser melhorado

Neste período da Copa do Mundo, muitas das atenções de cerca de metade da população mundial acabam voltadas ao que está acontecendo nesta competição que se realiza no Brasil. Um esporte como o futebol que atraia a tantos acaba sendo utilizado pelo marketing de grandes empresas como as que estão patrocinando estes eventos, e deve-se reconhecer que sem elas não seria possível realizar um evento desta magnitude. No entanto, um artigo publicado pelo Project Syndicate por Kent Buse, da UNAIDS – Organização das Nações Unidas para a AIDS, e Sarah Hawkes, da Global Health e Wellcome Trust do Reino Unido, chama a atenção a alguns aspectos relacionados com a responsabilidade social dos envolvidos, com destaque nos assuntos relacionados com a saúde nos países pobres,

O artigo lembra que a legislação que proibia o uso do álcool nos estádios brasileiros teve que ser alterada para atender as conveniências de uma conhecida produtora de cerveja, hoje controlada por um grupo brasileiro, o que nem sempre é conhecido de todos. Também refrigerantes açucarados como fast foods que não são recomendados para a preservação da boa saúde fazem maciças publicidades, conseguindo elevar expressivamente os seus consumos, notadamente entre as populações modestas de países pobres. Como também existem produtores de materiais esportivos, mas seus preços são exorbitantes não se destinando aos esportistas pobres que poderiam melhorar seus aspectos físicos. Na realidade, o que se poderia pensar é no estímulo das responsabilidades sociais dos empresários de forma que os seus produtos poderiam ser utilizados para a melhoria da saúde.

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Kent Buse e Sarah Hawkes

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Dificuldades na Internacionalização das Empresas Japonesas

20 de junho de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias | Tags: comando e administração das atividades no exterior, o caso da Takeda Pharmaceutical, reações no Japão e no exterior

Um artigo publicado por Shimao Ojima no Nikkei Asian Review mostra algumas dificuldades no processo de internacionalização de grandes empresas japonesas, referindo-se especificamente ao caso da Takeda Pharmaceutical que se lançou agressivamente neste processo. Estas adaptações são sempre difíceis e a Takeda acabou acumulando uma série de problemas. Informa-se que foi indicado pelo atual presidente Yasuchika Hasegawa, que passa a ser o chairman, para novo CEO Chistophe Weber, que foi anteriormente da GlaxoSmithKline, empresa consagrada na indústria farmacêutica internacional. Ele sofre agora restrições de alguns acionistas tradicionais, ainda que não aparente que vá ser criado um problema insolúvel. Muitos executivos internacionais que receberam elevados honorários permaneceram pouco tempo em seus postos, dando a impressão que não estão engajados nas perspectivas de longo prazo, onde o brasileiro Carlos Ghosn seria uma honrosa exceção.

A Takeda enfrenta dificuldades, pois um dos seus produtos principais é a Actos, destinada ao tratamento do diabetes, que está com sua patente expirando, e suas pesquisas não foram capazes de gerar outros como o TAK-700, um candidato promissor para o câncer da próstata. Também ela se lançou agressivamente para a aquisição de laboratórios no exterior, como a Millennium e a Nycomed, para ajudar a comercializar seus produtos, inclusive em países emergentes como o Brasil, onde já possuem cerca de 40% do mercado. Acabou por gerar uma reação que chegou à Justiça Federal dos Estados Unidos que impôs uma multa de US$ 6 bilhões, diante do questionamento sobre efeitos colaterais da Actos.

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Chistophe Weber e Yasuchika Hasegawa

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Visita Facilitada ao Monte Fuji

17 de junho de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: novos serviços de trem, patrimônio mundial da humanidade da UNESCO, visita ao Monte Fuji

São muitos os japoneses como turistas internacionais interessados em vistas mais atraentes da proximidade do Monte Fuji, símbolo máximo do Japão, que foi declarado patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO há um ano. Está sendo criado um novo serviço de trem da Narita Express Railway, que começa a funcionar neste verão japonês, com a extensão do que liga hoje Tóquio ao Aeroporto de Narita, usando vagões especiais conhecidos como Red and Black N’ex cars. Chegará à estação de Kawaguchiko, a parada mais próxima do Monte Fuji, possibilitando maior facilidade para um passeio inesquecível num trajeto de 3 horas e meia, que operará de 26 de julho a 28 de setembro, nos fins de semana e feriados. O custo é de cerca de US$ 70 por trajeto, havendo necessidade de reserva com um mês de antecedência.

Existem muitos outros meios para apreciar o Monte Fuji, a partir de diversas outras direções. Mesmo o Shinkansen que sai de Tóquio em direção a Nagoya, Quioto e Osaka, com alguma sorte, permite uma visão privilegiada, dependendo do tempo aberto, pois é comum estar oculto por nuvens. Outros muito utilizados são da região do lago Hakone, normalmente de ônibus ou carros. O interesse dos turistas internacionais sobre o Monte Fuji, que sempre foi um atrativo para os japoneses, aumentou a partir desta qualificação da UNESCO. Os atuais trajetos ferroviários para Kawaguchiko demandam diversas baldeações.

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Sightseers enjoy a view of Mount Fuji last month from a garden near Lake Kawaguchi in Yamanashi Prefecture that features its own miniature version of the mountain. | KYODO

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Crescimento do Mercado Brasileiro de Produtos Orgânicos

12 de junho de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Gastronomia, Notícias, Saúde | Tags: artigo no Estadão, aumento significativo, entidades credenciadoras, limitações das estatísticas

Um artigo elaborado por Tania Rabello, publicado no site do Estadão, informa que em 2013 o mercado brasileiro de produtos orgânicos teria crescido 35% com relação ao ano anterior. Teria chegado à cifra de R$ 1,5 bilhão, o que ainda é insignificante aos R$ 70 bilhões atingidos pelos Estados Unidos, mas o seu crescimento é animador. Muitas informações foram fornecidas por Ming Liu, que é o gestor do projeto Organic Brasil, que esteve presente no BioBrasil Fair/Biotech América Latina realizado no começo deste mês em São Paulo. Estima-se que muitas produções e comercializações de produtos orgânicos ainda não são fornecidas para as autoridades, o que levaria a sua subestimação. A regulamentação em 2011, a partir da Lei dos Orgânicos, estaria permitindo a expansão dos dados registrados, mas haveria ainda muito que se fazer.

Nos Estados Unidos, o assunto está regulamentado desde 1999, quando era de US$ 1 bilhão para chegar hoje a US$ 35 bilhões, o mesmo tipo de comportamento espera-se para o Brasil. Os registros deverão ser feitos no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, mas ainda não são completos, por estarem fragmentados. Na ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados estima-se que a cifra já tenha chegado a R$ 2 bilhões no varejo, mas existem muitos pequenos estabelecimentos que trabalham com estes produtos que não fornecem sistematicamente as informações. O que parece evidente é que existe uma maior consciência que tais produtos evitam problemas de saúde, devendo crescer no futuro.

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Rompendo o Preconceito com Sushiwomens

12 de junho de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: alegações passadas, artigo no The Japan Times, atrações adicionais, mulheres preparando sushis

Ainda existe uma longa tradição no Japão e ela está sendo rompida, pois só havia sushimens, mas agora um artigo elaborado por Junji Yamaguchi publicado no The Japan Times informa que as mulheres começaram a atuar também no setor como chefs e inclusive proprietárias de rede de estabelecimentos especializados nestes produtos. Havia um preconceito que as mãos das mulheres tinha uma temperatura mais elevada do que dos homens, e sua manipulação não era adequada para o preparo de um bom sushi. Também se alegava que as mulheres não eram convenientes para estas atividades que exigem alguns esforços, como levantar caixas pesadas com peixes e gelos, manipular peixes de grande tamanho e ossos resistentes, quando existem muitas outras atividades onde elas possuem a mesma capacidade dos homens nos esforços físicos necessários.

A notícia informa que Chie Inamoto, de 47 anos, gere uma cadeia de produtos de frutos do mar, junto com outras mulheres, que trabalham na região de Atami, famosa pelas fontes termais na província de Shizuoka. Depois de exercer diversas outras atividades, ela foi convidada para trabalhar como sushiwoman, atividade para a qual se preparou adequadamente. No início, o estabelecimento sofreu a perda de alguns clientes, mas agora se formam filas de consumidores, pois elas apresentam algumas qualidades adicionais comparadas com outros concorrentes. Tudo indica que possuem um ar maternal que sempre foi comum nos izakayas do Japão, onde ao lado das bebidas se ofereciam alguns petiscos deliciosos para acompanhamento, além de cativar também as crianças que estão passando a frequentar também estes estabelecimentos. O preparo de refeições nas residências está sofrendo algumas alterações, e as mulheres mesmo com as crianças também se sentem no direito de algumas alterações nas suas rotinas.

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A sushiwoman Chie Inamoto

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Interesse Mundial pelo Futebol e Atividades Comerciais

12 de junho de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Economia, Editoriais, Notícias | Tags: fornecedores de materiais esportivos, interesse das televisões, notícia do interesse no Sudeste Asiático, patrocínio das grandes marcas mundial, público infantil | 2 Comentários »

Um artigo interessante de Yukako Ono, publicado no Nikkei Asian Review, dá uma ideia do interesse mundial pelo futebol, informando sobre alguns países do ASEAN – Associação dos Países do Sudeste Asiático, mesmo que nenhum deles esteja na atual Copa do Mundo. A matéria recebeu subsídios de outros jornalistas localizados na Malásia, Indonésia e Cingapura. A população, inclusive as crianças, mostra-se interessada neste esporte que se tornou o mais importante no mundo, e lojas nos shoppings centers estão apresentando materiais esportivos em seus estandes. Há uma disputa entre televisões para os direitos de transmissão dos jogos da Copa realizada no Brasil. Muitos são fornecedores destes materiais esportivos, como as camisetas utilizadas por algumas seleções, com as marcas internacionais. Também os patrocinadores mundiais da Copa utilizam o interesse para promover suas vendas.

Minha experiência pessoal confirma que este interesse já vem de longa data. Em muitos países da região, quando afirmava que eu era brasileiro, em diversas ocasiões fui saudado pelo nome “Pelé”, que foi mudando para o de outros astros internacionais, como “Ronaldo”. Certamente, agora muitos se lembrarão de “Neymar”. Há um fascínio pelo futebol que é um esporte democrático, que exige pouco para a sua prática, e mostra que alguns jovens de famílias humildes podem chegar ao estrelado internacional. Os brasileiros precisam pensar como tirar proveito deste esporte, pois existem muitos jogadores espalhados pelo mundo, com alguns até mudando de nacionalidade para competirem por seleções estrangeiras.

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BANGKOK — Although none of the countries have made it to Brazil, the 2014 FIFA World Cup games is bringing the same excitement to Southeast Asia.

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Replica kits for teams participating in the 2014 World Cup on sale at Siam Paragon shopping complex in Bangkok attract shoppers, despite of the absence of the Thai kit.

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As Dificuldades de Execução da Política Econômica

10 de junho de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias | Tags: a dosagem adequada e o gradualismo, mesmas dificuldades dos Estados Unidos e de outros países, o caso da política econômica na China

A maioria da imprensa econômica mundial, inclusive o Valor Econômico com um artigo de Roberta Costa, refere-se ao ajustamento que está sendo tentando na China, onde o seu Banco Central, chamado de Banco do Povo da China, procura uma flexibilização monetária gradual para que o crescimento econômico daquele país não fique exageradamente mais baixo do que o previsto e desejado. Está se reduzindo o depósito compulsório de algumas instituições menores, notadamente aos voltados ao crédito rural, mas de forma cautelosa e setorial, pois um exagero no estímulo pode aumentar as tensões inflacionárias mesmo naquele país onde a influência governamental é mais elevada.

O próprio Estados Unidos, que começam a se recuperar, apresentam alguns meses de crescimento mais modesto, ainda que considerando todo o início deste ano as tendências sejam otimistas. Neste caso, o FED – Banco Central dos Estados Unidos vem perseguindo uma redução gradativa e cautelosa dos estímulos monetários, dependendo tanto do setor fiscal daquela economia como do comportamento do setor privado. Quando a coordenação do setor monetário e fiscal não é bem efetuada, como em muitos períodos no Brasil, os resultados gerais são mais complexos, principalmente por que seus efeitos ocorrem depois de muitos meses. Além do governo que não está devidamente articulado enfrentar um setor privado insatisfeito, principalmente no seu setor financeiro.

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Banco do Povo da China

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Economias Emergentes e Flexibilizações Monetárias

10 de junho de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias | Tags: efeitos das políticas dos países desenvolvidos, na esteira da Copa do Mundo, os problemas das economias emergentes

Muitos artigos até sobre economia têm sido publicados no mundo aproveitando a enxurrada de jornalistas que acompanham a Copa do Mundo. No Nikkei Asian Review foi publicado um artigo sobre os problemas das economias emergentes diante das políticas de flexibilizações monetárias adotadas por alguns países desenvolvidos, a partir dos Estados Unidos, para estimularem a recuperação de suas economias. Acabaram provocando inicialmente um forte influxo de recursos financeiros internacionais em algumas economias emergentes, e, na medida em que se reduziu a injeção de recursos financeiros, provocou-se uma inflexão dos mesmos, criando alguns problemas.

O artigo menciona que no Brasil, com a valorização do seu câmbio, geraram-se tensões inflacionárias, e que os preços como da carne nos restaurantes se tornaram elevados. Acabaram provocando dificuldades para a população que consome este produto e se manifesta contrariadas publicamente nas suas demonstrações. O mesmo teria acontecido na Indonésia onde o preço do frango, que é importante na alimentação popular, subiu 50%. Para defender-se do refluxo financeiro para o exterior, as autoridades monetárias destes países emergentes elevaram a taxa de juros, o que acaba inibindo o seu crescimento econômico. Também mencionam a Índia, que, sob novo governo, procura estimular a entrada de investimentos estrangeiros diretos, promovendo algumas desregulamentações, onde eles não eram permitidos.

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Notícias das Mudanças no Japão

9 de junho de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: aspectos pouco conhecidos, modernizando o quimono, tradição cristã no Japão

O Japão é um país de longa tradição cultural, e nem todos os seus aspectos são muito conhecidos no exterior. Um artigo de Edan Corkill publicado no The Japan Times informa sobre as mudanças que estão ocorrendo na tradição de passagem dos custosos quimonos por gerações, diante do aumento da estatura dos jovens japoneses. Como muitos eram de seda da mais alta qualidade, com desenhos de muito bom gosto, era costume passar da mãe para as filhas, por muitas gerações, sendo preservados com muito cuidado. Mas, como as alimentações das crianças se alteraram, a estatura média das japonesas se elevou em 15 centímetros desde 1900, fazendo com que muitos destes quimonos ficassem pequenos para as novas gerações. A designer Eiko Kobayashi encontrou uma forma de adaptá-los para as roupas contemporâneas.

Passaram a ser saias longas aproveitando estes tecidos ou novas criadas com ricas estamparias inspiradas nos antigos quimonos. Seus trabalhos estão sendo apresentados na Europa, não se destinando a vendas, salvo alguns apetrechos mais simples, o que nem sempre é entendido pelas eventuais clientes interessadas nas suas aquisições. É muito difícil a uma ocidental entender toda a complexidade destes quimonos ricos utilizados por gerações.

clip_image002A Be Japon dress by designer Eiko Kobayashi is brought to life by a model.

Outro aspecto pouco conhecido do Japão é que a cidade de Nagasaki tem uma longa tradição de cristianismo, que já remonta há 500 anos. Muitas famílias de imigrantes japoneses já eram católicas antes de virem para o Brasil.

A prefeitura de Nakasaki criou um site denominado Oratio onde muitas destas informações estão sendo colocadas à disposição do público. Informa-se que a maioria das famílias que possui o sobrenome Hirata ou Suzuki tem estes traços pouco conhecidos no exterior.

The home page of the Nagasaki prefectural government's Oratio website (Provided by the Nagasaki prefectural government)

The home page of the Nagasaki prefectural government’s Oratio website (Provided by the Nagasaki prefectural government)

The home page of the Nagasaki prefectural government's Oratio website (Provided by the Nagasaki prefectural government)

A photo on the Oratio website, taken by Tsutomu Ikeda, displays the interior of a Christian church. (Provided by the Nagasaki prefectural government)

The home page of the Nagasaki prefectural government's Oratio website (Provided by the Nagasaki prefectural government)

A photo on the Oratio website, taken by Tsutomu Ikeda, shows a woman attending Mass. (Provided by the Nagasaki prefectural government)


Ainda a Copa do Mundo e sua Cobertura

9 de junho de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias | Tags: a greve dos metroviários, imprensa internacional, o apoio da população, os ônus e os bônus

A Copa do Mundo de futebol está sendo considerada pela imprensa internacional o evento recente mais importante mesmo entre os de qualquer natureza, estando credenciados para a sua cobertura mais de 19 mil jornalistas, prevendo-se que mais de três bilhões de pessoas no mundo assistirão a alguns dos seus jogos pela televisão. São cifras que superam até as das Olimpíadas e, mesmo quem está acostumado a acompanhar o que é publicado nos principais veículos de comunicação social, acaba ficando impressionado com a quantidade de matérias que estão sendo divulgadas. Além dos aspectos esportivos que predominam, quanto às preparações da infraestrutura, bem como tudo que está relacionado como o atendimento de mais de 600 mil turistas internacionais, e de todos os brasileiros que conseguiram entradas para os jogos e acabam tendo que viajar pelo Brasil.

Entre as lamentáveis explorações indevidas e paralelas desta intensa atenção para o evento, figuram as reivindicações trabalhistas dos metroviários, mesmo que sua greve tenha sido considerada abusiva pela Justiça responsável pelo setor. É um problema que continua preocupando. Os dirigentes do sindicato dos trabalhadores do sistema não se incomodam com os todos os inconvenientes que estão prejudicando à população como um todo. As multas que lhes foram impostas, ou até ameaças de demissões, não parecem afetá-los diante da divulgação que conseguem. Estão conseguindo matérias em muitos jornais do mundo, que não possuem a capacidade de avaliar o que acontece no Brasil, como os reajustes salariais acima da inflação e benefícios sociais concedidos que acabem superando o percentual de 12% para uma classe já privilegiada.

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Sao Paulo’s Se subway station is all but deserted Sunday, the fourth day of a strike by workers. | AFP-JIJI.

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