Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Surpreendente Hitachi Kokusai Linear Equipamentos

3 de outubro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , ,

A notícia veiculada pelo jornal japonês Nikkei da aquisição de uma média empresa brasileira, a Linear, pela gigantesca Hitachi levou a suposição que ela se destinava a permitir facilitar o aumento de sua penetração no Brasil. O artigo publicado hoje no Valor Econômico mostra uma inusitada operação visando aproveitar a tecnologia da Linear brasileira para promover a produção no Brasil, utilizando sua tecnologia, visando abastecer o Japão no sofisticado mercado de equipamentos de transmissão digital, competindo com a NEC e a Toshiba, entre outras.

No artigo, o presidente da Hitachi Linear, Shigeru Kimura, explica que a Linear é detentora de uma tecnologia para a produção de equipamentos de transmissão digital de alta eficiência a custos baixos. A nova empresa, onde os recursos humanos da antiga Linear continuarão atuando, inclusive nos postos de direção, juntando com outras aquisições nos Estados Unidos, permitirá a competir no exigente e tradicional mercado japonês de produtos de transmissão digital.

68871283_987f9cc7ee211068_193332587358004_1365559_n0,,47467149,00

Carlos Fructuoso, dirigente da Linear, explica que a meta é exportar 70% da produção dos transmissores usados nas redes de exportação com esta associação com os japoneses, inclusive para o Japão.

Os detalhes da nova empresa ainda não estão sendo divulgados, mas informa-se que a tecnologia da Linear está baseada na dos japoneses, mas houve grandes avanços que a tornou aprimorada, com custos baixos e competitivos no mercado internacional.

Este exemplo mostra que existem nichos de tecnologias de ponta nestas áreas no Brasil, como em outras áreas que devidamente aproveitadas com o adequado suporte podem, além de atender as necessidades internas, tornarem-se competitivas nos mercados externos.

A Hitachi/Linear espera que nos próximos quatro a cinco anos, quando os atuais equipamentos japoneses das redes de televisão oficial, como a da NHK, ou privadas tiverem que ser substituídas, ela esteja em condições de competir nos seus fornecimentos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: