Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Colaboração Com Uma Entidade Acadêmica Portuguesa

8 de novembro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política, webtown | Tags: , , ,

Estamos iniciando no asiacomentada um intercâmbio de interesse recíproco com o blog ocidentesubjetivo, organizado por um grupo de estudantes de mestrado em política internacional, cujos objetivos estão contidos no editorial que se segue:

Ocidente Subjectivo

O Ocidente já não é centro do Mundo, mas o centro do nosso olhar. E é partir dele que observamos o que nos rodeia.

Para introduzir este novo espaço, nada melhor que começar pela origem do seu nome. O Ocidente Subjectivo é o espaço onde vivemos. A partir do qual observamos o Mundo. É uma espécie de jaula dourada da qual nós, ocidentais, temos, muitas vezes, a pretensão de fugir quando nos debruçamos sobre o resto do Planeta, mas invariavelmente não conseguimos se efectivamente não saímos de cá.

Este blogue é um espaço criado por alunos do Mestrado em Relações Internacionais que estão cientes dessa realidade e de que essa tal jaula pode toldar e limitar as observações que fazemos. Mesmo que queiramos ser rigorosos, essa “ocidentalidade” irá estar sempre presente nas nossas reflexões e molda o nosso pensamento. Porque é muito diferente, por exemplo, reflectir a esta distância sobre o Sudeste Asiático e reflecti-lo depois de lá vivê-lo, de deixá-lo nos inundar… Então se estamos cientes dessa limitação e se a abraçamos, porquê seguir este caminho? Porque iremos tentar, ao longo do tempo, procurar pistas que nos coloquem o mais possível do lado de fora da “box”. Vamos tentar raciocinar nesse sentido.

Sendo nós alunos do Mestrado em Relações Internacionais vamos procurar trabalhar matérias que nos digam respeito, principalmente no que concerne à temática das Informações e Segurança, já que é a nossa especialização. Mas, mais uma vez sublinhe-se, serão reflexões que nunca serão espartilhadas ou amarradas só ao tema base. Pretendemos trabalhar as mais variadas matérias, tentando olhar ao/pelo prisma das Informações e Segurança e tudo o que gravita dentro e fora deste universo. Ajuda ao Desenvolvimento, o Terrorismo, Política interna e externa, entre muitos outros temas. Tudo cabe neste espaço. Temos uma referência no cume, mas a base da pirâmide será muito larga! Não queremos ser muito fundamentalistas no tema, mas sim alargar o “scope”. Procurar vários pontos de vista e âmbitos. Olhar aos mais variados temas, tendo como referência as matérias da nossa especialização. E do alto deste Observatório, procurar a lente correcta de observação.

Como iremos fazer isto? Para além dos observadores residentes, vamos tentar ter connosco uma variada panóplia de observadores convidados, como forma de enriquecerem o nosso espólio. Com textos curtos e com opiniões o mais directas possível!

Por fim, objectivos. Ser, um dia, uma referência para os nossos colegas. Mas também ser uma ponto de passagem para todos aqueles que estudam estas matérias no âmbito das RI. Estes serão os nossos objectivos essenciais. Além do nosso enriquecimento individual.

Sejam bem vindos!

Esperamos que esta colaboração, do mais alto nível, ajude os que visitam o nosso site ter uma visão diferenciada, europeia e portuguesa, do mais alto nível acadêmico, formados pelos estudantes de mestrado de uma instituição centenária. Os que desejarem conhecer o conteúdo completo dos demais artigos postados poderão ter acesso direto acionando o no nosso blogroll.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: