Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Culinária Popular no Japão

20 de junho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: curry popular na Ásia, notadamente no Japão, preocupações com a saúde, versão de fácil preparado

Nos períodos de crise econômica no mundo, tendem a aumentar os alimentos mesmo saudáveis e industrializados com base no curry, de fácil preparo, que originário da Índia é popular na Ásia, notadamente no Japão.

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O curry originário da Índia tornou-se popular na Ásia, notadamente no Japão, numa ilustração no Yomiuri Shimbun, nas suas versões saudáveis

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Festival da Gastronomia Brasileira em São Paulo

20 de junho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: diversidade de ingredientes, festival brasileiro em São Paulo, suplemento especial na Folha de S.Paulo, uma escala mais profissional e comercial desejável

clip_image002A ampla diversidade existente no Brasil, tanto de ingredientes como técnicas nos seus aproveitamentos, permite a repetição de festivais que despertam grande interesse. O desejável é que toda esta potencialidade ganhasse mais profissionalismo e escala para ter importância no mundo.

Anúncio publicado no suplemento Comida da Folha de S.Paulo

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Dashico em Angra dos Reis

13 de junho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: atividades abandonadas, fundamental para os molhos básicos da culinária japonesa, técnicas dos períodos de crise, volta ao uso do dashico

clip_image002Efetua-se um esforço em todo o mundo para adaptar a culinária atual ao período de crise econômica pela qual passa todo o globo, e no Brasil isto seria de grande importância, notadamente na culinária japonesa na moda. O dashico , uma sardinha seca para produzir um molho, é um exemplo, que ficaria com grafia correta como dashiko.

A sardinha deve ser dos mais baratos peixes no mundo, saudável, mas muitos brasileiros não a apreciam pela quantidade de espinhas e elevado conteúdo de ácido úrico

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Facilitando para os Consumidores

9 de junho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: facilidades para permitir a escolha dos clientes, fotos e modelos que esclarecem muitos pratos e seus preços, uso na maioria dos restaurantes japoneses

clip_image001Mesmo com os cardápios, nem sempre os consumidores conseguem ter a noção exata dos pratos que estão descritos nos restaurantes. Fotos e modelos facilitam as escolhas, hábito usual nos restaurantes no Japão.

Fotos que facilitam as escolhas dos pratos desejados pelos clientes no Japão

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A Ironia do The Economist Sobre a Pizza Italiana

6 de junho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: a pizza tornou-se um alimento globalizado, a tentativa da Itália em considerar a pizza um patrimônio cultural, o artigo do The Economist

imageA pizza, que todos consideram originária de Nápoles, acabou se tornando um alimento universal, com versões variadas não só em muitos países, como também em muitos estabelecimentos.

Charge constante do artigo publicado no The Economist

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Pesquisa Sobre a Culinária Japonesa em Tempos Difíceis

3 de junho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: da Era Meiji a década de 1970, pesquisas de Jiannosuke Uotsuka, publicado no Asahi Shimbun

imageFoi publicada no Asahi Shimbun uma interessante matéria com o estudioso Jiannosuke Uotsuka abordando suas pesquisas sobre as técnicas utilizadas nos períodos difíceis do Japão, antes, durante e depois da Segunda Guerra Mundial, quando os japoneses tinham que ser inventivos para utilizar os ingredientes disponíveis para se alimentarem.

Foto do pesquisador Jinnosuke Uotsuka, publicada no artigo do Asahi Shimbun

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Confeitaria Japonesa no Brasil

2 de junho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: adaptações dos conhecimentos franceses, aperfeiçoamentos de profissionais brasileiros no Japão, wagashi e yogashi focados no Paladar do jornal O Estado de S.Paulo

A contemporânea confeitaria japonesa que se caracteriza pela sua leveza, apresentação atraente e sabor agradável vêm ganhando espaço no exterior, inclusive em Paris e no Brasil, aumentando as opções locais de doces que costumam ser utilizados como sobremesas.

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Página do suplemento Paladar do jornal O Estado de S.Paulo que publicou assunto relacionado com a confeitaria japonesa, cada vez mais disponível no Brasil

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Omelete Japonês é uma Especialidade Rara

23 de maio de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: avaliação dos sushimens pelas suas omeletes, lojas em Tsukiji de gerações, muitos sabores

clip_image002Um artigo elaborado por Kyotaro Maeda, publicado no The Japan News, informa que existem em Tsukiji, um bairro famoso pelo mercado de peixes em Tóquio, lojas especializadas somente na venda de omeletes, cujos proprietários trabalham por três gerações.

Foto da preparação da omelete japonesa, o tamagoyaki, havendo lojas que já trabalham por três gerações somente com este produto

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O Verdadeiro Wagyu Japonês

22 de maio de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: artigo divulgado na imprensa japonesa, divulgação mundial do wagyu, o verdadeiro wagyu

clip_image002Um artigo elaborado por Casey Baseel do RocketNews 24 acabou sendo destacado pela imprensa japonesa, pois o wagyu acabou ganhando fama no mundo, mas poucos são autênticos.
 
Foto do verdadeiro wagyu publicada no RocketNews24

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Brasileiros Conhecendo Mais Sobre o Café

19 de maio de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: continuam ampliando os conhecimentos sobre o café, pontos de torra, qualidades especiais com pequena produção

O suplemento Paladar do jornal O Estado de S.Paulo continua divulgando mais sobre o café de qualidade, cujo consumo os brasileiros estão ampliando.
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Coffee Lab de Isabela Raposeiras foi uma das pioneiras na venda de café torrado no estabelecimento

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