Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Novo Embaixador Chinês no Brasil

31 de janeiro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política, webtown | Tags: , ,

imagesCAD8R90UUm artigo do correspondente em Pequim da Folha de S.Paulo, Fabiano Misonnave, informa que a China está dando uma grande importância ao seu relacionamento com o Brasil, nomeando o diplomata Li Jinzhang como o seu embaixador em Brasília. A China já é o principal parceiro comercial do Brasil e tudo indica que pretende ampliar o seu relacionamento em diversas frentes.

Desde 2006, Li Jinzhang era o vice-ministro das relações exteriores, tendo já servido em Cuba, Nicarágua e México como embaixador. Segundo a notícia, sua primeira missão serão os preparativos da reunião da Cosban – Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Coordenação e Cooperação, já em meados de fevereiro próximo.

Apesar da Cosban ter sido criada pelo presidente Lula da Silva e pelo dirigente principal da China, Hu Jintao, ela tem sido utilizada somente para atividades de importância secundária.

O Brasil vem se queixando da exagerada importação de produtos chineses manufaturados, enquanto as exportações de produtos brasileiros continuam concentradas em algumas matérias-primas minerais ou agropecuárias, de baixo valor adicionado.

Existem vastos setores para o trabalho conjunto, como nas pesquisas e melhor aproveitamento da biodiversidade brasileira, adicionando valor sobre os minérios e produtos agropecuários. Como ambos os países estão classificados no grupo dos BRICS, as potencialidades dos intercâmbios são elevados. Ao mesmo tempo, não existem problemas de segurança como os que afetam alguns vizinhos asiáticos da China, nem a rivalidade política com os Estados Unidos ou a Europa.

Também no campo cultural, os intercâmbios podem ser incrementados, inclusive nas atuações conjuntas e tripartites com outros países emergentes ou ainda em desenvolvimento.

Dado o tipo de regime político vigente na China, a figura do embaixador tem uma importância maior a que tradicional em outros países. Ele pode ajudar no relacionamento dos grupos brasileiros, inclusive privados, tanto com as autoridades como as grandes corporações estatais da China, como já vinham ocorrendo no passado. Em se tratando de uma personalidade de importância naquele país, a sua influência pode ser decisiva.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: