Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Passo Decisivo Para Mistura de Etanol na Gasolina no Japão

17 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Tecnologia | Tags: , , ,

A Nippon Oil, uma das mais poderosas petrolíferas japonesas que era estatal, já possui uma unidade em Negishi, perto de Yokohama, produzindo gasolina com etanol. Os japoneses chamam esta mistura de biogasolina e a consideram amiga do meio ambiente. Anunciaram que no próximo ano fiscal, que começa em abril, mais três de suas refinarias passarão exclusivamente à biogasolina, segundo o respeitável jornal econômico Nikkei.

Estas refinarias se localizam em Oita, Osaka e Okayama. Assim, quatro das sete refinarias que possuem trabalharão com biogasolina. Já existem mil postos afiliadas da Nippon Oil trabalhando com biogasolina e devem passar para dois mil no próximo ano fiscal, que vai até março de 2011, atendendo cerca de 20% de toda a sua rede.

Esta é uma notícia alvissareira, pois as usinas brasileiras de etanol vieram insistindo durante muitos anos com o Japão, sofrendo restrições das distribuidoras de gasolina. Elas alegavam que o elevado custo dos postos duplicaria seus tanques. A Nippon Oil possui uma forte liderança sobre as demais distribuidoras, por ter sido uma espécie de Petrobras do Japão. Isto significa que os automóveis que circulam no Japão só não terão acesso à biogasolina em algumas poucas regiões daquele país.

A Nippon Oil será fundida em abril deste ano com a Nippon Mining, e uma ou duas novas refinarias de ambas passarão a produzir gasolinas ecológicas a partir da primavera japonesa (abril a junho). Elas estão se esforçando para competir com os carros que utilizam energia elétrica.

A Nippon Oil é a líder no mercado japonês de distribuição de gasolina e está empenhada em substituí-la por biogasolina. Esta é a grande notícia que o Brasil esperava, ainda atualmente a mistura de etanol seja pequena no Japão. O Brasil é o grande produtor de etanol, com custo competitivo, no mundo.


Agressividade Empresarial nas Lojas para Homens

17 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: , ,

As redes de lojas de roupas para os homens sempre foram menos criativas que as femininas, pois as mulheres sempre exigiram o acompanhamento da rápida evolução da moda.

A Aoyama, uma rede especializada em roupas masculinas que está ampliando a sua rede, também está inovando, visando utilizar técnicas que eram das indústrias.

Leia o restante desse texto »


Usando a Criatividade

17 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: , | 2 Comentários »

uniqlo

Como já mencionamos neste site, a rede de lojas Uniqlo do Japão vem se comportando com grande agressividade, pretendendo ampliar seus investimentos em todo o mundo.

Agora, anuncia-se no Japão que ela lança produtos baratos que podem surpreender o mundo. Um conjunto de duas peças de “jeans” está sendo lançado por menos de US$ 18, com um “design” adequado e qualidade aceitável, sendo de grande durabilidade.

Leia o restante desse texto »


Os grandes Desafios do Correio Asiático

17 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas, Notícias | Tags: , , , ,

Se existe um setor no mundo que está passando por profundas transformações é o dos correios. No Japão, é um dos maiores problemas políticos, o maior banco do mundo, suas comunicações passam a ser “on line e on time”, é a instituição que conta com a maior credibilidade popular.

Não é à toa que o assunto preocupa a todos, com repercussões universais.

Leia o restante desse texto »


Varejo Japonês Aumenta o E-Commerce

17 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: , ,

O conceituado jornal Nikkei anuncia que a Nomura Research Institute concluiu que até o ano fiscal de 2014 o e-commerce do varejo japonês irá crescer 80% com relação a 2009.

Grandes cadeias como a Jusco esperam crescimentos de dois dígitos em 120 de suas lojas que ingressarão na venda pela internet com entrega das mercadorias em domicílio. No seu “Net Super” esperam dobrar as vendas.

Leia o restante desse texto »


Marubeni Entra no Transporte Marítimo

17 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: , , ,

Numa rara atividade de uma trading company, a Marubeni ingressa diretamente nas atividades de transporte marítimo, principalmente de grãos, começando com uma capacidade de 3 milhões de toneladas em 2013.

Para este tipo de transporte japonês, estima-se em 20 milhões de toneladas por ano. Para aumentar a sua eficiência, deverá fretar navios por períodos, e não por viagem.

Leia o restante desse texto »


Os Planos da Uniqlo no Mundo

12 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: , , , , | 4 Comentários »

A cadeia japonesa de lojas de varejo Uniqlo é um grande sucesso, mesmo na crise atual. Numa entrevista para Mariko Sanchanta e Juro Ozawa, do Wall Street Journal, publicado no Valor Econômico, o seu criador e presidente Takeshi Yanai expõe os seus ousados planos para uma expansão universal.

Com sou seu consumidor habitual há décadas, tenho condições de aplaudir baseadamente as suas intenções, tentando que a América do Sul seja incluída nos seus planos.

Leia o restante desse texto »


Coreanos Competindo em Celulares Andróides

11 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Tecnologia | Tags: , , ,

lg samsung

As maiores produtoras de celulares do mundo, as coreanas LG e Samsung, estão competindo entre si para lançar mais rapidamente os que utilizam plataformas andróides e já contam com outros produtores para isso. Os coreanos costumam conseguir baixar os seus preços.

Informa-se que são adequados para redes de atendimentos sociais, sendo inteligentes, competindo com os “smartphones” e mesmo “iphone”. Ainda estão sendo lançados na Europa e deve levar algum tempo para estarem disponíveis na América do Sul.

Leia o restante desse texto »


Os Problemas da Toyota Mostram Necessidades de Mudanças

11 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: , , , | 2 Comentários »

A análise feita pelo jornal Nikkei, o maior em assuntos econômicos no Japão e no mundo, chama a atenção para aspectos importantes que precisam ser observados pelas empresas que atuam globalmente.

Apesar da qualidade reconhecida da Toyota, dos processos como o “kamban” e “just on time”, dos famosos sistemas do “after service” dos japoneses e da tecnologia que eles tanto se orgulham, o que deu errado?

Leia o restante desse texto »


Grupo Pão de Açúcar com a Jetro no Aumento do Intercâmbio

10 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Intercâmbios | Tags: , ,

O Grupo Pão de Açúcar, juntamente com a JETRO – Japan External Trade Organization, promove a degustação e venda experimental de 32 produtos japoneses fabricados por 21 empresas, utilizados na gastronomia daquele país. Será na unidade do Supermercado Pão de Açúcar no Shopping Iguatemi, de 19 de fevereiro até 10 de março.

A linha de produtos compreende confeitos finos, bebidas exclusivas, condimentos pouco conhecidos no Brasil, como Yuzukoshi (só é usado em poucos restaurantes especiais em São Paulo). É produzido a partir de um limão especial japonês, que em Nova Iorque é utilizado pelo consagrado Jean George Vong, na culinária francesa com toques orientais, no seu restaurante junto ao Central Park.

Leia o restante desse texto »