Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Organismos Internacionais e Governamentais

25 de março de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , ,

Cheguei a interpretar que a saída do Reino Unido da Comunidade Europeia não seria racional, pois iria contra a tendência da época das vantagens de atuação conjunta. Mas muitos europeus entendiam que a burocracia que se consolidou em Bruxelas era exagerada, tendo elevado custo e não atuando no interesse dos países membros. A atual demora no adiamento clip_image002das Olimpíadas de Tóquio 2020 mostra que tanto o organismo mundial que cuida destes jogos como o governo japonês são evidências destas desagradáveis demoras, tendendo a ignorar os interesses até dos atletas.

O adiamento das Olimpíadas de Tóquio por causa da coronavírus foi noticiada em todo o mundo, ainda que com demora desnecessária

Leia o restante desse texto »


As Limitações da Democracia nos Estados Unidos

2 de fevereiro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

Ainda que cada país escolha o seu sistema político, quando há evidências que o presidente Donald Trump cometeu irregularidades apontadas pela Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, ha fortes indícios que ele ficará isento de punições no Senado daquele país, onde os clip_image002republicanos possuem nítida maioria. É uma situação no mínimo estranha, mas é o que pode ocorrer num país que é reconhecido como democrático.

O presidente Donald Trump poderá ficar livre das punições por irregularidades cometidas, com os republicanos controlando o Senado dos Estados Unidos

Leia o restante desse texto »


As Muitas Inconveniências do Presidente Jair Bolsonaro

13 de novembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , , | 2 Comentários »

clip_image002Quando um político já passou por oito partidos diferentes na sua carreira e pretende criar outro novo, pode se desconfiar que nenhum seja do seu completo agrado, pretendendo ter o seu, sobre o qual tenha um controle total, imperial. A forma pelo qual expressa suas opiniões acaba chocando muitos, não contribuindo para que conte com uma equipe que o ajude nas suas duras tarefas.

O presidente Jair Bolsonaro diz que preferia ter um vice-presidente como o deputado e príncipe Luiz Philippe de Orleans e Bragança em vez “desse” Mourão, na sua expressão

Leia o restante desse texto »


A Decisão do STF – Supremo Tribunal Federal

10 de novembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Legislação, Política | Tags: ,

A reação popular nem sempre é a mais racional, pois é movida pela emoção quando o STF – Supremo Tribunal Federal é a entidade máxima que preserva a Constituição Brasileira. Diferente de muitos outros países, a do Brasil, aprovada em 1988, é muito detalhada, lá constando que ninguém pode ser preso antes de esgotado todas às possibilidades de recursos. A Constituição é o instrumento máximo para defesa dos cidadãos contra os possíveis abusos do Estado.

clip_image002

O plenário do atual Supremo Tribunal Federal

Leia o restante desse texto »


Perigosos Exageros da Família do Presidente Jair Bolsonaro

30 de outubro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , | 2 Comentários »

Mesmo que se saiba que o presidente Jair Bolsonaro e os que o cercam tenham comportamentos estranhos, o acúmulo de eventos que em nada contribuem para a melhoria imagedas suas imagens pode chegar a ponto de se preocupar com o seu futuro. Parece indispensável que sendo presidente da República eleito, ele deva desempenhar um papel digno do cargo, com maior moderação.

As frequentes entrevistas rápidas do presidente Jair Bolsonaro apresentam inconvenientes

Leia o restante desse texto »


Mudança da Maratona para Sapporo nas Olimpíadas

30 de outubro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , , | 2 Comentários »

clip_image002Um artigo distribuído pela Reuters acabou ganhando destaque na imprensa japonesa, como o publicado no Japan Today.

A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, resiste à mudança da maratona das próximas Olimpíadas para Sapporo, no norte do Japão

Leia o restante desse texto »


A Tendência do STF Sobre as Decisões da Lava Jato

27 de setembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

Evidentemente, as questões legais são complexas, principalmente no Brasil, havendo dificuldades até entre os membros do STF – Supremo Tribunal Federal que estão decidindo sobre assuntos relacionados com a Lava Jato, não havendo uma unanimidade na sua interpretação. Uma questão que deveria ser simplesmente processual acabou, pelas suas implicações, envolvendo questões importantes de combate à corrupção. Pelo que está sendo informado pela imprensa, por uma votação de sete ministros contra três, as decisões tomadas no âmbito da Lava Jato tendem a poder ser reformadas, sendo que o presidente do STF está tentando conciliar ao máximo a orientação a ser aplicada, que apresentará na próxima semana a decisão final do julgamento atual.

clip_image002

Plenário do STF decide sobre questões relacionadas com ao Lava Jato

Leia o restante desse texto »


Querido da Imprensa, Shinjiro Koizumi Torna-se Ministro

11 de setembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

Poucas vezes a imprensa japonesa deu tanto destaque para a nomeação do parlamentar Shinjiro Koizumi, 38 anos, muito jovem para os padrões da política no Japão, como Mmnistro do Meio Ambiente. Filho do ex-primeiro-ministro Junichiro Koizumi, que esteve no Brasil, imagecasou-se recentemente com a Christel Takigawa, que trabalha na televisão japonesa. Se tudo correr bem na sua carreira, ele poderá, com algum tempo, chegar ao topo da política japonesa.

O jovem parlamentar japonês, Shinjiro Koizumi, 38 anos, foi nomeado ministro do Meio Ambiente, podendo esperar uma carreira política brilhante, contando com grande simpatia da imprensa

Leia o restante desse texto »


Abusos Provocam Reações do STF

2 de agosto de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

A Constituição brasileira de 1988 estabeleceu, bem ou mal, que o STF – Supremo Tribunal Federal dá a última palavra nas questões que envolvem interpretações divergentes sobre o clip_image002que é legal no Brasil. Alguns setores vinham abusando, dando suas interpretações que, tudo indicam, tendem a voltar para o seu eixo fundamental, não permitindo a disseminação de um sentimento de desordem.

O plenário do STF – Supremo Tribunal Federal, que dá a última palavra sobre o que é legal no Brasil

Leia o restante desse texto »


Estranhas Movimentações Militares na Ásia

26 de julho de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Política | Tags: , , | 2 Comentários »

clip_image002Nada ocorre por acaso quando se trata da presença militar dos chineses e russos na Ásia, notadamente no Mar da China. As notícias esparsas de aeronaves militares russas em chinesas no espaço chamado ADIZ (Air Defense Identification Zone) do Japão durante exercícios militares em 23 de julho e a nota militar norte-americana de apoio ao Japão e a Coreia do Norte são indícios que algo mais sério está ocorrendo naquela parte da Ásia.

clip_image001

Gráfico constante do artigo publicado no The Asahi Shimbun, que deve ser lido na íntegra

Leia o restante desse texto »