Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Convivência com os Políticos Brasileiros

3 de março de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , ,

Se existe algo que vem mudando rapidamente no Brasil atual é o preparo de novos políticos. Há pouco mais de seis décadas, os políticos brasileiros passavam anos para se tornar conhecidos e influentes e hoje, bem ou mal, em poucos meses surgem os que nem seus nomes são conhecidos e tendem a desaparecer em pouco tempo, sem sequer terem dados clip_image002suas contribuições para o Brasil. Comecei a ter os contatos com os políticos nos anos cinquenta do século passado e hoje mal conheço seus nomes, apesar de procurar acompanhar ao máximo os meios de comunicação social.

Faculdade de Direito do Largo São Francisco formou muitos políticos brasileiros, inclusive de outros estados

Leia o restante desse texto »


Volta à Racionalidade na Câmara dos Deputados

20 de fevereiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , ,

A relatora na Câmara dos Deputados, Magda Mofatto, tinha a previsão de 360 votos pela continuação da prisão do deputado Daniel Silveira, pois havia necessidade de uma maioria absoluta, que muitos analistas imaginavam que ser difícil de ser atingida. Mas o comportamento exagerado do deputado, até com a localização de dois aparelhos celulares na sua cela, pois o seu tinha sido apreendido. Além de recusar o uso de uma máscara que foi solicitado por uma policial. Muitos deputados interpretavam que Daniel Silveira estaria usando seus antigos colegas como escudo para seus propósitos extremados, o que os deixou clip_image002contrariados, mesmo que desejassem manter a isenção da prisão de deputados, sem a adequada aprovação da Câmara dos Deputados.

Deputada federal Magda Mofatto, relatora do processo de prisão de Daniel Silveira, que obteve uma grande vitória

Leia o restante desse texto »


Rara Oportunidade Para a Câmara dos Deputados do Brasil

19 de fevereiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

Um lamentável deputado federal do PSL do Rio de Janeiro não se comporta como digno do cargo para o qual foi eleito. Sua carreira só conta com profundos abusos de toda ordem, desde quando era um simples policial, sempre usando até expressões de baixo calão como agora que se manifesta contra ministros do Supremo Tribunal Federal. Apesar de condenado pela totalidade destes ministros, que deve interpretar o que estaria na Constituição brasileira, persistem dúvidas sobre o seu processamento atual de correção que poderiam ser melhorados. O presidente do seu partido já se manifestou pela sua expulsão dos seus quadros, mas se for condenado pela Comissão de Ética da Câmara Federal, que não vem funcionando, perdendo o seu mandato, como sugerido por algumas autoridades, haveria uma cabal decisão que restabeleceria parte significativa da imagem dos parlamentares brasileiros.

clip_image002

Uma grande oportunidade para o restabelecimento da imagem da Câmara dos Deputados

Leia o restante desse texto »


A Dura Realidade dos Estados Unidos

14 de fevereiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , ,

Todos sabem que para se conseguir o impeachment de Donald Trump, impedindo a possibilidade de sua participação na próxima eleição presidencial, havia que se obter 67 dos 100 votos dos senadores dos Estados Unidos. Ainda que ele tenha cometido barbaridades, como estimular a invasão criminosa do Capitólio, não se conseguiu a maioria absoluta para o seu impeachment, mesmo com o apoio de alguns senadores republicanos, chegando-se a votação de 57 a favor do impeachment e 43 contra a medida. Isto deixa claro aos eleitores de clip_image002qualquer país que os votos que o elegeram inicialmente têm consequências, para se contar com uma razoável estabilidade de uma democracia, sem que mudanças ocorram com frequência e facilidade.

Donald Trump se declara vencedor, ainda que na votação do Senado dos Estados Unidos 57 foram pelo seu impeachment, e somente 43 contrários

Leia o restante desse texto »


Eleições dos Comandos do Senado e da Câmara no Brasil

4 de fevereiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

É possível que as vitórias registradas pelos partidários de Jair Bolsonaro nas eleições das mesas de comando do Senado Federal e da Câmara dos Deputados sejam consideradas favoráveis para as suas pretensões de reeleição Presidencial, mesmo que elas tenham sido restritas ao Legislativo No entanto, a queda de prestígio do governo nas pesquisas de opinião é decorrente de problemas com a Covid-19, bem como da economia brasileira como um todo, sendo difícil se afirmar que elas sejam radicalmente alteradas, mesmo que muitos dos seus partidários façam esta avaliação, que não pode ser minimizada.

Os problemas de saúde e da economia aparentam ser profundos, não dependendo somente da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal. O Executivo continua tendo um papel imagefundamental que nem sempre conta com a eficiência desejada pela população, dependendo também do Judiciário que vem se imiscuindo em assuntos que somente deveriam ser julgados. E parece que o cenário mundial continua adverso ao governo brasileiro, não sendo fácil de ser alterado como desejável.

Novo presidente da Câmara Federal Arthur Lira comemora com seus correligionários

Leia o restante desse texto »


Esperanças nas Mudanças que Começaram nos EUA

22 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , , ,

As cerimônias de posse do novo governo dos Estados Unidos, com o comando do presidente Joe Biden, confirmaram mudanças significativas sobre as quais já havia indicações. A escolha de Kamala Harris como vice-presidente, uma negra competente, já era uma delas. Mas um governo é formado por muitos auxiliares que, experientes, parecem qualificados para continuar pacientemente na maturação das novas medidas já tomadas. Com a volta dos Estados Unidos ao Clube de Paris, visando colaborar nos esforços para evitar o aquecimento global e revogando o muro com o México, que visava evitar imigrantes, são indicações importantes. Mas pequenos gestos, como a jovem poetisa Amanda Gordan apresentar o seu clip_image002poema na cerimônia, possivelmente escolhida por auxiliares, são símbolos significativos. A esperança é que tudo isto ajude a promover mudanças também no Brasil, que começou somente num discurso postado por Jair Bolsonaro, mas obrigará o país a ajustar-se à nova realidade mundial, que demorará em se efetivar.

Presidente Joe Biden dos Estados Unidos empossado

Leia o restante desse texto »


Pesquisa Mostra Metade dos Republicanos Apoiando a Invasão

8 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , ,

Um artigo publicado no The Economist informa sobre uma pesquisa efetuada pela entidade YouGov, com 1.397 eleitores norte-americanos indicando que 45% dos republicanos apoiavam a invasão do Congresso Nacional. A revista comenta que o quadro deve mudar nos próximos dias, na medida em que sejam divulgadas as diversas versões, com a consumação da vitória dos democratas por decisão dos parlamentares.

clip_image002

Gráficos constantes da matéria publicada no site do The Economist, que vale a pena ser lido na sua íntegra

Leia o restante desse texto »


Esperanças Que se Renovam

8 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , ,

Observando-se as manifestações nos Estados Unidos e no mundo com os lamentáveis acontecimentos da invasão do edifício do Congresso Nacional norte-americano pelos partidários de Donald Trump, a maioria significativa é de condenação do que aconteceu. Mas é preciso também constatar que as diferenças entre os republicados e democratas são pequenas, na atual polarização que está ocorrendo, e os que apoiam o atual presidente, mesmo com seus absurdos, são muitos.

clip_image001

Fotos da lamentável invasão do prédio do Congresso Nacional norte-americano que consta de muitos jornais no mundo, com a maioria expressiva condenando estas violências, onde alguns perderam suas vidas

Leia o restante desse texto »


Inacreditável Que Invadam o Prédio do Congresso dos EUA

8 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

clip_image002Quem vê pela televisão o que houve no prédio do Congresso dos Estados Unidos não acredita que isto possa acontecer num país que era considerado como um dos marcos da democracia no mundo até o passado recente. Por mais graves que fossem as divergências políticas, nem os chamados bárbaros poderiam provocar um evento desta natureza, mesmo num passado mais distante.

Partidários de Donald Trump invadem o prédio do Congresso norte-americano. Cenas apresentadas pelos órgãos da imprensa dos Estados Unidos

O Congresso realizava uma sessão para homologar os resultados das últimas eleições, que teve ser suspensa. Não há como justificar atos desta natureza, por mais profundas que sejam as diferenças políticas. Quando as manifestações eram verbais, poderia se entender que pequenas minorias estivessem insatisfeitas, mas quando se chega a atos violentos como os atuais, há que se expressar a contrariedade de todos no mundo sobre eventos desta natureza.

clip_image004A magnitude da invasão é de porte para se supor que ela estava planejada e organizada, com portadores de bandeiras e até alguns armados. Isto não honra nenhum país que pretenda ser uma democracia.

Cenas de invasão do prédio do Congresso norte-americano pelos partidários do Donald Trump constantes de diversos órgãos da imprensa dos Estados Unidos

É da natureza das democracias que possa haver demonstrações pacíficas sobre divergências, mas a invasão violenta do prédio do Congresso dos Estados Unidos, com alguns integrantes armados, obrigando a suspensão de uma sessão, chega a ser revoltante, não honrando a tradição democrática do povo norte-americano.

Isto choca o mundo, pois muitos entendiam que aquele país era um dos mais fortes símbolos da democracia. Este tipo de retrocesso pode estimular outros povos que estejam com dúvidas que o poder seja originário da população.

O presidente eleito Joe Biden, num pronunciamento, deixou claro que a invasão não é um protesto, mas uma insurreição. O presidente Donald Trump distribuiu uma nota afirmando que isto decorreu da falta decisão de algumas autoridades sobre alegadas irregularidades, que não conta com nenhuma comprovação.


Limitações Para os Jornalistas Diagnosticarem Situações

30 de novembro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , , ,

Um canal de televisão no Brasil expressou a opinião que o PT – Partido dos Trabalhadores estivesse numa situação precária, pois no segundo turno das eleições de prefeitos este partido não obteve vitória em nenhuma capital, mas somente em municípios relevantes na periferia das grandes metrópoles como São Paulo. O que pode ser questionado é se tais clip_image002partidos existem no Brasil atual? Fica-se com a impressão que existem somente aglomerados de candidatos que nem têm programas comuns.

Todos estes políticos seriam realmente do PSDB? Foto constante do artigo no site da Folha de S.Paulo, depois da vitória em segundo turno, que vale a pena ser lido na sua íntegra

Leia o restante desse texto »