Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Confusões de Informações no Caso da Ford no Brasil

13 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Tecnologia | Tags: , , ,

Autoridades brasileiras imaginam que a Ford está encerrando suas atividades no Brasil pela falta de incentivos fiscais. Isto pode ser uma parte pequena do problema, quando as empresas automobilísticas em todo o mundo estão sendo forçadas a introduzir inovações, com o uso das tecnologias mais avançadas, que parece ser o ponto mais relevante. Com a atual situação da Ford, ela está se tornado pouco competitiva em qualquer parte do mundo e mesmo que ainda se mantenha parcialmente em países vizinhos do Brasil, sem modificações tecnológicas substanciais, isto seria somente por um tempo muito limitado.

É evidente que a crise atual que afetou o mundo, as demandas de automóveis e outros veículos, mesmo os mais atualizados tecnologicamente, ficaram reduzidas, complicando mais oclip_image002s problemas. Não se pode imaginar que subsídios governamentais possam compensar as defasagens tecnológicas em países que não estão investindo pesadamente em inovações. E que contam com elevados custos locais de diversos tipos.

Manifestações de funcionários da Ford em Taubaté, SP

Leia o restante desse texto »


O Desenvolvimento Tecnológico Chinês

16 de novembro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Política, Tecnologia | Tags: , , ,

Enquanto a maioria dos países do mundo está se recuperando da redução do PIB ocorrido neste ano com a pandemia da Covid-19, a China já está com sua economia acima do nível em que estava no começo deste ano. Isto vem ocorrendo principalmente com os lançamentos de clip_image002novos produtos e tecnologias, como o que ocorreu na semana passada na 22ª Feira de Alta Tecnologia da China, em Shenzhen, quando 1.790 novos produtos foram lançados, ao lado de 767 novas tecnologias.  

Um novo trator, utilizado na agricultura, onde a produção de arroz, por exemplo, é feita num polder

Leia o restante desse texto »


China na Frente do Programado em 5G na Telecomunicação

23 de outubro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Tecnologia | Tags: , , ,

Um artigo publicado por Cheng Yu, divulgado pelo China Daily, informa que em setembro deste ano os chineses já superaram a programação prevista para o ano na introdução do 5G na telecomunicação. Todos sabem que neste setor é que as tecnologias avançadas conhecidas são importantes e, não isolados, dando velocidade e precisão para avanços em outros setores considerados estratégicos. Outros países, inclusive os Estados Unidos, não clip_image002conseguem acompanhar o que está sendo feito pelos chineses no uso destas novas tecnologias.

Um estande exibindo a tecnologia 5G foi retratado em uma exposição do setor em Pequim. [Foto de Chen Xiaogen / For China Daily]

Leia o restante desse texto »


Huawei Lidera Patentes 5G

3 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Tecnologia | Tags: , ,

Como todos sabem, as empresas chinesas, mesmo com as restrições dos norte-americanos, destacam-se entres as que mais investem em novas tecnologias. A Huawei, que já foi acusada pelos Estados Unidos de usar seus equipamentos para espionagens, com sua vice-presidente presa, foi reconhecida pela alemã IPlytcs, especializada nas avaliações de empresas que conseguem patentes, que divulgou sua performance. Ela obteve 3.147 patentes essenciais de clip_image0025G chamadas SEPs – Standard Essential Patents, efetuando investimentos estimados em US$ 18,49 bilhões no ano fiscal de 2019, uma cifra que poucos países conseguem efetuar. 

Inauguração da nova loja da Huawei em Ópera, Paris, com fila de clientes. Foto constante do artigo publicado no site da China Daiy, que vale a pena ser lido na sua íntegra

Leia o restante desse texto »


Uso de Robô no Combate ao Coronavírus

13 de abril de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde, Tecnologia | Tags: , , , , | 10 Comentários »

Existem muitos profissionais que estão sujeitos a riscos elevados no combate à disseminação do coronavírus, como médicos, enfermeiras e outros ligados à saúde. Algumas tarefas mais repetitivas poderiam ser substituídas pelos trabalhos dos robôs, como os mencionados neste artigo de Sérgio Matsura, publicado no site de O Globo. Também outras tarefas, como os de clip_image002limpeza, podem ser mencionados, havendo significativos avanços nos usos de robôs em outras tarefas repetitivas e perigosas.

Foto constante do artigo publicado no site de O Globo, referindo-se ao uso de robô no Hospital Circolo di Varese, Itália, que vale a pena ser lido na íntegra

Leia o restante desse texto »


Tecnologia Chinesa Ajuda o Mundo na Atual Pandemia

7 de abril de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Medicina, Tecnologia | Tags: , , , , | 12 Comentários »

Os avanços tecnológicos chineses utilizando inteligência artificial, 5G e computação nas nuvens ajudam muitos países a efetuar os diagnósticos rápidos, em minutos, com base nas imagens dos pulmões, na atual crise que afeta o mundo. Isto já está sendo usado no Equador, clip_image002países europeus e foram doados para os brasileiros atenderem os menos favorecidos em alguns casos.

Médicos chineses prestam serviços de consultoria, através da plataforma WeDoctor, de Hangzhou, em foto constante do artigo publicado no site da China Daily, que vale a pena ser lido na íntegra

Leia o restante desse texto »


Os Temerários Avanços Tecnológicos na China

21 de janeiro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Tecnologia | Tags: , , ,

As dimensões chinesas estão apresentando desafios para mudanças substanciais na forma de encarar os seus problemas do futuro. Uma visita de Clayton Ferreira, da TILT, o braço clip_image002tecnológico do site UOL, permitiu identificar algumas destas mudanças que deverão também ser perseguidas no Ocidente, no futuro próximo, com as adaptações indispensáveis.

Uma foto publicada no UOL, constante do artigo publicado, que vale a pena ser lido na sua íntegra

Leia o restante desse texto »


Operações de Empresas Automobilísticas Japonesas

29 de agosto de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias, Tecnologia | Tags: , , | 4 Comentários »

clip_image002A imprensa japonesa está anunciando trocas de ações da Toyota com a Suzuki visando intensificar operações conjuntas de tecnologias de carros elétricos e sem motoristas. Já ocorriam operações com a Mazda e a Subaru, tendendo a formar grandes grupos para competir no mundo.

Trocas de ações da Toyota e da Suzuki visando pesquisas tecnológicas para veículos elétricos e sem motoristas

Leia o restante desse texto »


China Aumenta Substancialmente Pesquisas Agrícolas

18 de agosto de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Ciência, Editoriais e Notícias, Tecnologia | Tags: , ,

Lamentavelmente, de forma diversa do que pensam os mal informados, a atividade agrícola depende do conjunto de muitos fatores, onde os climáticos têm grande importância. Os chineses, com sua longa história, estão conscientes que necessitam ampliar as suas pesquisas de ciências e tecnologias na agricultura, para dependerem menos dos fornecedores externos, principalmente quando ocorrem irregularidades climáticas, como secas e imageinundações. Eles estão programando o aumento de 60% dos recursos voltados para as pesquisas agrícolas até o final do próximo ano, visando reduzir os problemas como das secas, incluindo a produção de arroz, milho e trigo, produtos relevantes para a alimentação de sua gigantesca população, usando tecnologias avançadas.

Um drone espalhando fertilizantes nos campos de trigo em Daliuzhuang. Foto constante de um artigo publicado no site do China Daily

Leia o restante desse texto »


Nova Técnica de Impressão Sem Pigmentos

1 de julho de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Tecnologia | Tags: , ,

Uma interessantíssima matéria foi publicado por Ryosuke Nonaka e publicada no jornal japonês Asahi Shimbun sobre uma nova descoberta que permite a impressão sem o uso de pigmentos. O trabalho foi desenvolvido no Instituto de Células Integradas de Materiais da Universidade de Kyoto (Institute for Integrated Cell-Material Sciences), por uma equipe comandada pelo professor Easan Sivaniah.

clip_image002

Uma gravura famosa como a de Katsushika Hokusai impressa sem o uso de pigmentos, tornando a mais barata e sem possibilidade de falsificação, foto publicado no artigo do site da Asahi Shimbun.

Leia o restante desse texto »