Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Variadas Manifestações Culturais no Brasil

8 de setembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , , , , | 2 Comentários »

Ninguém pode contestar que o Brasil passa por uma inusitada, efervescente e atividade cultural, que costuma ser criativa nos períodos de dificuldades. As riquezas das mostras que estão ocorrendo em São Paulo e fora dela impressionam pela quantidade e qualidade, sinalizando que passamos por uma importante transição que esperamos possa levar o padrão cultural do país para patamares mais elevados. É preciso garimpar nesta avalanche, mas sem preconceitos, diante do que se apresenta de arte contemporânea, que nem sempre de fácil compreensão para o grande público. Nota-se, no entanto, o interesse das massas e o que parece mais importante estimula a interpretação e a criatividade das crianças, que estão livres dos parâmetros que estão consolidados na cabeça dos adultos.

As mostras vão desde obras clássicas, como as de Caravaggio e seus seguidores no MASP – Museu de Arte de São Paulo, da apresentação de um conjunto de impressionistas vindos do Quai d’Osay para o CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil, da sempre polêmica 30ª Bienal de São Paulo que leva o título de “A Iminência das Poéticas” com obras de 111 artistas. Vêm acompanhada de exposições paralelas de conhecidos artistas como Adriana Varejão no MAM – Museu de Arte Moderna, de Lygia Clark no Itaú Cultural, de Jac Leiner e Tiago Carneiro da Cunha no Fortes Vilaça e outros que ocupam todos os espaços disponíveis em São Paulo. E são reforçados pelas inaugurações de dois novos Pavilhões em Inhotim, nas proximidades de Brumadinho, em Minas Gerais, com trabalhos de Lygia Pape e Tunga.

bienalcaravaimpres01impre

Obras na 30ª Bienal de São Paulo, Caravaggio no MASP e impressionistas no CCBB,

Mesmo em países tradicionais em artes plásticas, é difícil que tantos eventos importantes estejam ocorrendo simultaneamente, atraindo visitantes nacionais e estrangeiros.

Tudo isto não ocorre de forma impune e tende a provocar fortes impactos culturais em toda a população, das faixas mais modestas até as intelectuais. O Brasil pode ser considerado privilegiado por estes fortes eventos, mostrando que há uma efervescência que não se resume nas atividades econômicas e políticas, havendo possivelmente uma elevação do patamar das atividades humanas neste país.

Os estrangeiros estão notando que algo acontece no Brasil, que era conhecido pelos seus recursos naturais e as manifestações culturais populares como o Carnaval e o futebol. Agora, multiplicam-se as instituições culturais como as musicais, não somente de MPB – Música Popular Brasileira, como permite que a OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo tenha condições de se apresentar nas mais tradicionais salas de música clássica do mundo.

Algo está acontecendo neste país, e nós que vivemos estes tempos ainda não temos a perspectiva para a sua avaliação histórica. Mas temos a intuição que tudo isto pode ser muito importante.


2 Comentários para “Variadas Manifestações Culturais no Brasil”

  1. joao vitor
    1  escreveu às 11:19 em 28 de fevereiro de 2013:

    Este site é bem legal.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 23:04 em 28 de fevereiro de 2013:

    Caro João Vitor,

    Obrigado pelo comentário.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: