Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Salvamento dos Adolescentes Tailandeses Emociona o Mundo

10 de julho de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Existem fatos excepcionais que acabam provocando reações de solidariedade internacional, como o resgate dos adolescentes isolados por muitos dias nas grutas da Tailândia, que provocou uma lamentável vítima fatal entre os mergulhadores voluntários. Quem acompanha o noticiário como o da CNN International, mesmo sendo um experiente analista acaba ficando com os olhos lacrimejantes com o sucesso que está se obtendo, quando outros desastres como as inundações no Japão ceifam mais de uma centena de vítimas na mesma época. A possibilidade de dificuldades adicionais com chuvas intensas na região da gruta aumenta o suspense do problema, onde o tempo é relevante até pelo esgotamento do oxigênio indispensável para os seres humanos. A coragem das vítimas, suas mensagens otimistas, as torcidas dos familiares, a competência das autoridades locais e as ajudas de outros países contribuem para enriquecer o quadro de rara dramaticidade. Todos estes fatos são os ingredientes para atrair jornalistas de todo o mundo ao local dos acontecimentos, que merecem o destaque se está se dando ao caso.

clip_image002

Estudantes tailandeses aguardam com otimismo o seu resgate

Os familiares das vitimas acompanham com ansiedade o desenrolar dos acontecimentos com orações e manifestações de otimismo, inclusive estimulando o professor, ex-monge, que está se sacrificando até na sua alimentação, ensinando yoga para reduzir o consumo de oxigênio e manter a sanidade psicológica dos alunos. À sua manifestação assumindo a responsabilidade pelo incidente, os familiares reagem destacando o seu empenho, pedindo que não se culpe pelo desastre.

clip_image004

Familiares e amigos oram pelo salvamento dos estudantes tailandeses

Mergulhadores tailandeses e de outros países ajudam no resgate dos estudantes premidos pelo tempo, quando o oxigênio necessário para a sobrevida fica escasso, como pelas chuvas que voltam a aumentar na região e podem ampliar a inundação nas grutas.

clip_image005

Mergulhadores tailandeses e de outros países ajudam no resgate dos estudantes que ficaram isolados nas grutas por um longo período

As autoridades optaram por acelerar os esforços de resgate dos estudantes diante do oxigênio limitado nas grutas para a manutenção dos estudantes, bem como a volta das intensas chuvas na região que poderiam dificultar os salvamentos das vitimas, aumentando os trechos inundados que precisam ser atravessados, o que seria difícil até para mergulhadores experimentados.

clip_image007

Dois mergulhadores experientes acompanham cada estudante que não possuem experiências de mergulho e nem de uso de tubos de oxigênio, passando por trechos estreitos das grutas escuras. Na execução da operação, os mergulhadores carregaram praticamente estes estudantes, contando com tubos reservas em alguns trechos secos para eventuais esgotamentos dos mesmos

Os trabalhos foram suspensos após dois dias com oito estudantes já resgatados. Ainda restam mais quatro estudantes e o professor que também está fragilizado por até ter sacrificado a sua alimentação e pelos esforços para manter a moral e a saúde dos estudantes.

Todos nós estamos na torcida pelo sucesso completo da operação. Após os resgates, os estudantes devem permanecer isolados no hospital por alguns dias e as autoridades locais imaginam que poderão ter contatos com seus familiares isolados por um vidro. Os estudantes podem estar contaminados por bactérias que existem nestas grutas, como os que são transmitidos pelos morcegos. Também as vitimas estão fragilizadas pelo longo período de isolamento com alimentações escassas. Muitos revelaram seus desejos de voltar a saborear assados de porco que são muito apreciados no interior da Tailândia, que no seu litoral conta também com muitos frutos do mar. Eu tive o privilégio de experimentar estes alimentos naquele país quando lá estive para estudar como resolviam os seus problemas de administração das terras rurais, quando era presidente do INCRA.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: