Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Lamentável Passamento de João Gilberto

10 de julho de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , , , ,

Se a importância da influência no mundo de um personagem fosse medida pela repercussão do seu falecimento registrado na imprensa mundial, pode-se afirmar que o brasileiro João Gilberto certamente seria um destaque muito especial. Em toda a mídia internacional registrou-se o seu passamento, apesar dele já ter deixado de se apresentar ao vivo há mais de uma década em apresentações públicas. Poucos músicos no mundo tiveram esta importância reconhecida recentemente.

image

Foto da última apresentação de João Gilberto no Carnegie Hall em New York, em 2004, constante nos mais variados meios de comunicação social do mundo.

É mais que natural que no Brasil, João Gilberto, o pai da Bossa Nova esteja mencionado sobre o seu lamentável passamento, pois este brasileiro de Juazeiro, Bahia, começou a destacar-se no Rio de Janeiro, onde deixou a sua contribuição inconfundível. Mas, sua influência foi consolidada em New York, espalhando-se por todo o mundo, começando pelos mais consagrados músicos brasileiros, mas influenciando os mais destacados artistas mundiais, notadamente os que estavam envolvidos com o jazz, mais conhecido mundialmente. O Brasil passou a ser conhecido internacionalmente pela sua Bossa Nova, uma nova forma de cantar e apresentar a música, influindo o que havia de melhor em todo o universo. Difícil localizar-se alguém no mundo que se interesse pela música que não conheça a esta contribuição inigualável.

João Gilberto era dotado de um ouvido excepcional. Mesmo no exigente Carnegie Hall, notando que havia uma pequena interferência de um som na sua apresentação, ele era tão detalhista que interrompia a sua participação, explicando o que estava ocorrendo. Sua forma de tocar o violão e cantar era quase intimista, pois ele valorizava o que tinha sido composto por muitos dos seus parceiros e o que desejavam transmitir de forma mais clara possível. Cantava de forma simples, com notas mínimas no seu violão, destacando o que os autores desejavam expressar. Ele não ficava floreando a sua apresentação de forma desnecessária.

Todos os muitos músicos brasileiros recentes sofreram a sua influência, passando a compor e a apresentar as musicas de forma diferenciada com o que ocorria antes de suas inovações. Isto também aconteceu com monstros sagrados relacionados com o jazz internacional, que tinham músicos capazes de entenderem a revolução que estava ocorrendo. Pode-se dizer que a música poderia ser dividida entre antes e depois de João Gilberto.

Entre os críticos qualificado da musica no mundo todo se pode afirmar que existe quase uma unanimidade sobre a importância de João Gilberto. O mundo foi influenciado pela Bossa Nova que ele ajudou a criar e pelo qual o Brasil se tornou conhecido.

Ele deixou um importante acervo que continuará a ser repetido em todos os meios de comunicação social utilizando-se as gravações existentes, ainda que continuem existindo as pendências com as gravadoras e algumas disputas jurídicas entre os seus herdeiros. João Gilberto era uma figura acima de tudo isto e todos os apreciadores da boa música continuarão a apreciar tudo que ele deixou. Tudo isto se tornou algo clássico, devendo ser lembrado por séculos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: