Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Entrevista Sensata de Roberto Campos Neto

24 de janeiro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Uma entrevista concedida por Roberto Campos Neto aos jornalistas Claudia Safatle e Estevão Talar e publicado no Valor Econômico dá uma visão realista do que está acontecendo atualmente no mundo. No debate mundial, os financiamentos para os países que não cuidam imageadequadamente do meio ambiente tornam-se mais difíceis e até investimentos em infraestrutura passam a considerar aspectos ambientais. As posições ambientalistas ganharam maior importância em Davos, apesar do ceticismo de muitos.

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil

Uma boa entrevista depende do entrevistado, mas também da qualificação do entrevistador. No presente caso, Roberto Campos Neto, muito cauteloso, evitou aprofundar as críticas ao atual governo que vem manifestando baixa prioridade para assuntos relacionados com a preservação do meio ambiente, que acabou predominando em Davos. Mas ele se referiu à criação do Conselho da Amazônia e da Força Nacional Ambiental, pois os credores estrangeiros estão cada vez mais sensíveis a estes aspectos. E Cláudia Safatle colocou o assunto, de forma paralela, também de forma cautelosa.

O Japão, por exemplo, está revendo um possível empréstimo para um projeto que utiliza o carvão mineral no Sudeste Asiático, pois hoje todos estão mais sensíveis com as possibilidades de poluição. Os projetos brasileiros de energia limpa devem ganhar maior prioridade, inclusive quando se refere à infraestrutura. Também na ampliação da produção agropecuária, bem como os investimentos imobiliários que estão aumentando, a tendência é que estes detalhes também mereçam atenção. A ministra da Agricultura do Brasil expressou que, para elevar a alimentação, não será necessário o desmate e as queimadas como veio ocorrendo na Amazônia. O que seria desejável é que o presidente Jair Bolsonaro evite declarações polêmicas que podem ser confundidas com o descuido com o meio ambiente.

Mesmo com o aumento da produção de petróleo no pré-sal, há que se tomar cautelas especiais quando se trata do refino e as misturas com o etanol e outros combustíveis não poluentes devem ser tentadas. Os equipamentos a serem utilizados devem atender condições para redução dos poluentes.

Aqueles que imaginavam que Davos continuaria enfatizando aspectos econômicos estão observando que os novos discursos chamam a atenção para o futuro mais limpo, perfilando até com as posições dos jovens como as expressas pela jovem norueguesa, Greta Thaunberg, que conta com o suporte dos estudos científicos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: