Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Personalidades que se Destacam no Combate à Poluição

24 de janeiro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Meio Ambiente | Tags: , , ,

A Bloomberg vem enfatizando com uma série de artigos, com enfoques diferentes, procurando ressaltar as contribuições de algumas personalidades de todo o mundo no combate à poluição. O grave problema que afeta atualmente a humanidade ainda não encontrou uma atuação conjunta de importância mundial para impor um ponto de inflexão na atual tendência, ainda que detectada cientificamente. Mas ainda é subestimado por autoridades de peso, empresários e até a opinião pública. O órgão de imprensa procura ressaltar o que acha relevante e que já está sendo divulgado por todo o mundo, mas ainda de forma insuficiente. É evidente que isto marca também uma posição política contra os que relevam estes problemas, mesmo que já existam substanciais análises científicas sobre o assunto.

Por incrível que possa parecer, um brasileiro começa encabeçando esta lista da Bloomberg. imageEle é Mario Araripe que vendeu para Ford o veículo movido a diesel em 2007 e tornou-se o primeiro dirigente da Casa dos Ventos, onde também se tornou milionário com suas inovações que evitam a poluição.

 

O brasileiro Mario Araripe, dirigente da Casa dos Ventos, em foto publicada no artigo da Bloomberg, que vale a pena ser lido na íntegra

Este site vem insistindo que o Brasil apresenta uma das melhores condições do mundo para a geração da energia eólica, pois, principalmente no Nordeste, os ventos sopram da terra para o mar durante o dia, por causa da diferença de temperatura, e a noite do mar para a terra, proporcionando uma ventilação moderada durante quase 24 horas por dia. Isto acaba exigindo menos baterias para a sua conservação. Além de projetos para estes tipos de aproveitamento, o Brasil poderia prosseguir para aumentar a fabricação destes equipamentos, pois muitos são importados da Ásia, quando a dimensão do mercado brasileiro já é suficiente para a sua produção local, dependendo da política estabelecida pelas autoridades nacionais e estaduais.

A Bloomberg também destacou o inglês Sir David Attenborough que produz uma série de programas imagepara a televisão BBC, notadamente sobre os plásticos que estão poluindo o mundo todo, formando inclusive grandes ilhas nos oceanos, com difíceis degradações ao longo do tempo, e produzindo partículas que são digeridas por muitos seres marítimos, chegando até os humanos.

Sir David Attenborough, inglês, da BBC. Foto constante do artigo publicado no site da Bloomberg

Outra figura mencionada pela Bloomberg é o australiano Mike Cannon-Brooker, cofundador do Atlassian, que vem investindo em projetos de conservação no seu país, preocupando-se também com imagea preservação das barreiras de corais Austrália, vital para a preservação das mesmas e da vida marinha na sua costa. Os lamentáveis incêndios que estão ocorrendo naquele país mostram as dramaticidades do que está se agravando recentemente naquela parte do mundo.

Mike Cannon-Brookes, australiano, cofundador da Atlassian, em foto publicada no artigo do site da Bloomberg

Muitos problemas de preservação do meio ambiente não são ainda suficientemente conhecidos. Lamentavelmente, a produção de carnes como dos bovinos acaba liberando o chamado CO² nos pastos, e começa a se estimular produções de carnes vegetais que podem evitar parte desta imagepoluição. A Bloomberg chama a atenção sobre o problema, destacando os pioneiros que tentam disseminar carnes vegetais como propostos por alguns, mesmo que isto ainda seja discutível. Em 2019, descobriu-se que 14,5% dos gases estufas foram geradas pelo superconsumo de carnes.

Ethan Brown, do Beyond, e Pat Brown, do Impossible Foods, pioneiros nas carnes vegetais. Foto constante do artigo publicado no site da Bloomberg

Muitos outros já conhecidos do grande público também foram lembrados pelos jornalistas da Bloomberg, como a adolescente norueguesa Greta Thunberg que, com o seu papel de ativista, vem imagesendo reconhecida no mundo todo, sendo recebida até por elevadas autoridades. Ainda existem os que não concordam com ela, mas parece incontestável que se tornou uma das maiores personalidades de 2019 nesta área.

Greta Thunberg, adolescente norueguesa que conseguiu prestígio internacional em 2019, em foto publicada no artigo do site da Bloomberg

Também existem os que já estão consagrados, como Bill Gates, que vem investindo de forma imagefilantrópica parte de sua imensa fortuna que acumulou com a Microsoft. Como uma personalidade sensível, vem investindo também em grandes projetos visando evitar o aquecimento global em projetos de repercussão mundial.

Bill Gates, filantropo norte-americano, em foto do artigo publicada no site da Bloomberg

 

Muitas outras figuras importantes no processo de aquecimento global também foram lembradas pelos jornalistas da Bloomberg, principalmente os que se destacaram nas atividades privadas e hoje colaboram com entidades governamentais, notadamente de atuação internacional. Parece que o número dos que estão confiando nas indicações científicas aumenta, mas ainda não é suficiente para modificar as políticas adotadas pelos políticos, que atendem aos anseios de curto prazo dos eleitores. Mas a esperança é a última que morre, inclusive no Brasil.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: