Kirin Japonesa Ficou com 100% da Schincariol Brasileira
4 de novembro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: acerto da compra da parte dos minoritários, espera de melhorias tecnológicas, operação com valores exagerados | 6 Comentários »
O site Giro News distribui notícia proveniente da revista Exame informando que os minoritários da Schincariol, irmãos Gilberto, José Alberto e Daniela Schincariol, que detêm 49,55% das ações da cervejaria brasileira por intermédio de uma holding, chegaram a um acordo com a Kirin, pelo valor em torno de R$ 2,5 bilhões, menor que o pago para os majoritários, irmãos Adriano e Alexandre que são primos dos primeiros.
A operação só foi possível, segundo a notícia, porque as vendas da cervejaria brasileira estavam em queda, e a segunda posição que ocupavam no mercado brasileiro já tinha sido superada pela Petrópolis, outra cervejaria brasileira, pois os minoritários pretendiam o mesmo valor dos majoritários que foi de R$ 3,95 bilhões, valor que o mercado considera exagerado, supondo-se que a Kirin não foi bem assessorada nesta operação.
Segundo a notícia, os minoritários cederam da sua posição inicial, pois, continuando as vendas em queda, o valor das suas ações baixaria ainda mais com o correr dos meses para a sua resolução.
A Kirin já estaria procurando um executivo para assumir o comando da Schincariol, que assumiria a sua presidência em 2012, e até lá Adriano continuaria exercendo a função, passando a ser conselheiro junto com Gilberto.
Algumas críticas feitas à Kirin, que está muito agressiva nos mercados dos países do Sudeste Asiático, decorrem de sua falta de experiência no mercado brasileiro de cervejas que têm características próprias, apesar de já trabalharem tradicionalmente com o saquê e outros produtos utilizados na culinária japonesa, que acabou sendo adotada por muitos consumidores locais.
Como a Kirin detém tecnologias avançadas como a cerveja realmente 100% sem álcool com forte sabor de malte e lúpulo (as brasileiras existentes, apesar de alegarem serem sem álcool, contêm o mesmo em percentagens consideradas toleráveis pelas autoridades), espera-se uma sensível melhora na qualidade dos produtos.
O saquê que era produzido pela Tozan em Campinas, uma empresa da família fundadora do grupo Mitsubishi, detentora da Kirin, que era considerado de baixa qualidade, melhorou muito, na linha tradicional de Azuma Kirin, nas suas variadas especificações.
Artigos Relacionados:


Sou promotor da Schincariol e estou a frente do trabalho diariamente nos mercados e estamos felizes com a aquisiçao da Schin pela Kirin, pois mudanças sempre vem a beneficiar a todos. Hoje a Schincariol esta numa ótima fase e apartir de agora com o apoio da Kirin vamos lutar para colocar a Schin no topo das marcas cervejeiras do Brasil e quem sabe do mundo…Pois, vai ser pequenos derrotando gigantes como a Femsa e Ambev que detem boa parte do mercado em algumas Capitais. Eu, em nome de todos promotores de São Paulo me desponho e parabenizar a Kirim e deixo registrado que pode contar conosco nesta nova empleitada…Parabens Kirim.
Caro Alain Monteiro,
Parabens pelo entusiasmo, mas sabemos que a Schincariol não se encontrava tão bem como V. descreveu, e não teria sido vendida. É preciso entender que a cultura empresarial da Kirin é totalmente diferente da família Schincariol que controlava a empresa. Acredito que mudanças sensíveis serão necessárias, mas é ótimo que ela conte com colaboradores entusiasmados como V., mas é preciso um pouco mais de racionalidade, ainda que emoção também seja relevante. A operação foi exageradamente custosa para a Kirin que não foi bem assessorada.
Paulo Yokota
A briga com a Ambev vai ser pesada, literalmente…
Caro Mike,
A concorrência é sempre saudável, não só com a Kirin como a Petrópolis e outras pequenas que apresentam produtos diferenciados.
Paulo Yokota
Boas vindas a familia Kirin.
Sou colaborador de uma tercerizada Schincariol no interior de SP (Araçatuba)
Não vejo a hora de virar DP (deposito proprio )
Para acabar com o monopólio da AMBEV ,nessa região .Os donos de PV (PONTOS DE VENDAS ) bares mercearias não aguentão mais a AMBEV mandar nos estabelicimento deles.
Por falta de concorrencia a altura deles.
AGUARDO VCS!
Caro Marcelo Christian,
Esperamos que a Kirin possa aumentar a concorrência.
Paulo Yokota