Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Custo do Tratamento de Câncer

30 de Maio de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Saúde | Tags: , , ,

Um excelente artigo publicado por Robert Langreth no site da Bloomberg, aproveitando o congresso em Chicago da American Society of Clinical Oncology, informa sobre os custos do tratamento do câncer que estão se elevando com os novos medicamentos desenvolvidos que já estão no mercado. O que o Dr. Yousuf Zafar do Duke Cancer Institute descobriu com seus clientes é que muitos estão falindo diante dos preços pagos, principalmente pelos medicamentos, pois as seguradoras estão exigindo que parte destes custos seja arcada pelos pacientes. Ele constatou que existem medicamentos alternativos que são fornecidos por entidades governamentais, tendo mudado a prescrição.

Os detalhes sobre estes medicamentos podem ser fornecidos pelos médicos especialistas em câncer, pois muitos dependem dos diversos tipos destas moléstias. O que parece possível de ser discutido do ponto de vista econômico e prático é que parte das pesquisas destes novos medicamentos deveria contar com o suporte dos governos, e não serem patentes de laboratórios privados que visam somente seus lucros. No Brasil, também já existem medicamentos que são fornecidos para alguns pacientes, mas os orçamentos acabam sendo sempre limitados. Mas as autoridades podem saber quais são mais acessíveis com preços convenientes, quando feitos em grandes volumes. Outra linha óbvia seriam as recomendações de medidas preventivas que nem sempre merecem as atenções das autoridades para serem divulgadas junto à população.

210_ZafarYousuf2013ASCO_logo

Dr. Yousef Zafar

Todos sabem que existem diversos tipos de câncer sendo que alguns são mais frequentes e são provocados, em parte, pelos hábitos da população. O consumo do cigarro, sempre condenado, acaba aumentando os casos de câncer no aparelho respiratório. O excesso de carnes gordurosas tende a estimular o câncer no aparelho digestivo. O excesso de exposição aos raios solares os cânceres de pele. O uso de aditivos químicos nos alimentos industrializados e nos refrigerantes também induz ao seu aumento. A lista é longa e deve ser informada pelos médicos.

As campanhas preventivas acabam sendo as mais importantes, mas também os check ups regulares permitem a maior detecção precoce do câncer, ainda numa fase em que eles podem ser tratados mais facilmente com custos mais baixos.

Tudo indica que a população procura se informar sobre estes aspectos relacionados com o câncer que continua sendo uma das causas mais importantes das enfermidades graves e até de mortes. São muitas as revistas de saúde, boa alimentação que recebem a aprovação das entidades médicas, sendo que não se restringem somente ao câncer.

As autoridades também estão intensificando hospitais especializados no câncer, diferenciando os das crianças, mulheres e outros segmentos da população. Eles costumam contar com centros de pesquisas, que contam com maiores recursos, tanto para diagnóstico como tratamento, além da formação de pessoal especializado. Mas, sempre os recursos são limitados, e os esforços preventivos acabam sendo relevantes para a redução percentual dos pacientes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: