Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Toalete Com Bidê Japonês Torna-se Popular no Exterior

6 de maio de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Se existe algo muito confortável e prático para os japoneses e turistas estrangeiros são as toaletes com bidê do Japão, que estão se tornando populares também no exterior.

clip_image002

Ilustração publicada no artigo do The Japan News

Se existe algo de prático que agrada a população japonesa como os estrangeiros que visitam o Japão são as toaletes que contam com bidês confortáveis e se tornaram usuais naquele país inclusive em lugares públicos. Entre os produtos que os turistas chineses mais procuram no Japão estão estes vasos, ainda que já existam empresas japonesas vendendo estes produtos na China e em outros países estrangeiros.

Foi a empresa Toto que introduziu este produto em massa há cerca de 35 anos, quando as instruções ainda estavam somente em japonês e eram modelos mais rudimentares se comparados aos atuais. Os anteriores eram para uso hospitalar, como os da Lixil. Hoje, existem instruções em inglês e aperfeiçoamentos foram acrescentados, aparecendo também empresas concorrentes. No começo, havia possibilidade de uso de águas frias ou quentes, com intensidades diferentes. Hoje, também existem possibilidades de secagem com ar quente e os vasos são lavados e limpos.

De forma diversa com muitos outros países, os vasos ficam separados das instalações para banhos, havendo um hábito de limpeza extremada destas instalações, tanto nas residências como nos lugares públicos, como restaurantes, shopping, parques ou estações ferroviárias. Os japoneses enfrentam problemas nas ruas de outros países, pois estas facilidades estão providenciadas em elevada quantidade no Japão.

Com a limpeza automática dos vasos, não se necessita dos escassos recursos humanos para estas tarefas. Também existem produtos sanitários que reduzem as possibilidades de infecções. Os assentos estão esterilizados com produtos químicos, ou existem plásticos descartáveis que evitam o contato dos usuários com as tampas dos assentos. Cerâmicas especiais estão sendo utilizadas para evitar colorações inconvenientes.

Como a água é um produto escasso, estes vasos economizam ao máximo e os produtos sanitários evitam odores e outros inconvenientes de forma econômica. Pesquisas efetuadas com turistas estrangeiros demonstram que estes vasos figuram entre as admirações deles sobre o Japão.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: