Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Pesca de Atum Bluefin Pode Aumentar

19 de outubro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Um artigo publicado no Yomiuri Shimbun dá a boa notícia do sucesso do controle da pesca do atum bluefin, o mais apreciado no mundo, permitindo antever o aumento da cota de sua pesca em 50% nos três anos até 2020.

clip_image002

Gráfico publicado no artigo do Yomiuri Shimbun, que vale a pena ser lido na íntegra

Todos sabem que existe um organismo internacional chamado ICCA – Comissão Internacional para a Conservação dos Tunídios do Atlântico, do qual fazem parte o Japão e a União Europeia. Existe uma perspectiva de aumento da cota de pesca de 50% nos próximos três anos até 2020, diante do sucesso do controle que está ampliando o estoque destes atuns, que no Japão são conhecidos como hon-maguro (verdadeiro atum), no Brasil como rabilho e em inglês como bluefin. São os atuns mais utilizados nos sushis e sashimis, cuja demanda mundial aumentou de forma significativa, principalmente com os consumos chineses.

Um relatório elaborado pelo Comitê Permanente da ICCAT está indicando esta recuperação e uma nova reunião deverá ser realizada em Marrocos em novembro próximo para a decisão final. O Atlântico Leste e o Mediterrâneo são as maiores zonas de pesca deste atum e em 2017 foi autorizada uma cota de 23 mil toneladas de pesca, sendo a parte japonesa de 1.900 toneladas.

O relatório está sugerindo um aumento gradual da cota a partir de 2018 para chegar a 36 mil toneladas em 2020. As condições da pesca vêm se tornando mais rigorosas desde 2007, não se permitindo a pesca dos atuns jovens com menos de 30 quilos. O atum do Atlântico representa 40% das cerca de 46 mil toneladas distribuídas por todo o Japão, tanto de pesca no Pacífico como as importadas. No Pacífico, o resultando que vem sendo obtido de aumento de sua população ainda está atrasada, sendo controlado pelo WCPFC – Comissão das Pescas do Pacífico Ocidental e Central. Uma reunião foi realizada na Coreia do Sul estabelecendo um regulamento mais rigoroso com o objetivo do aumento do estoque de atuns até 2034.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: