Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Difícil Questão dos Agrotóxicos

16 de julho de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , ,

Tantos são os interesses envolvidos nas questões relacionadas ao uso dos agrotóxicos no Brasil, como dos seus produtores industriais e dos agricultores, que parece difícil conseguir uma total imparcialidade dos que escrevem sobre o assunto, até pela amplitude dos clip_image002conhecimentos indispensáveis. O projeto de lei 6.299 em tramitação no Congresso Nacional acelerou a sua discussão, que parece necessária. A Folha de S.Paulo publicou uma longa matéria sobre o assunto, num artigo de autoria de Reinaldo José Lopes e Gabriel Alves, bastante amplo, mas que ainda apresenta pequenas lacunas e deve ser lido na íntegra.

Um dos mais prejudicados com os usos dos agrotóxicos no Brasil são os trabalhadores rurais

Entre os críticos do uso exagerado de agrotóxicos no Brasil e no mundo, figuram os que se preocupam com a saúde humana e preservação do meio ambiente. No outro extremo, muitos dos produtores rurais entendem que sem os agrotóxicos as produções de muitos produtos agrícolas seriam reduzidas a ponto de não permitir alimentar a população, bem como os seus preços apresentariam elevação substancial. Existem muitas outras posições intermediárias que enfatizam aperfeiçoamentos que poderiam reduzir os malefícios, ao mesmo tempo em que o grosso das produções agropecuárias poderia continuar a apresentar um crescimento, ampliando o atendimento das demandas para alimentação da população e outras necessidades, como no caso do algodão.

Ainda que o artigo da Folha de S.Paulo tenha ouvido muitos especialistas, eles mesmos não são totalmente imparciais, até por que seus conhecimentos estão concentrados dentro de suas especialidades. Uma das lacunas do artigo que pode ser apontada é o caso da banana que, para evitar a propagação de pragas, exige aplicações intensas de agrotóxicos, inclusive com o uso de aviões agrícolas, deixando os solos encharcados com estes produtos nocivos para a alimentação humana e causando danos aos trabalhadores envolvidos na sua produção.

clip_image004

Uso exagerado da aviação agrícola para lançamento de agrotóxicos

O que parece necessitar de maior atenção com urgência é o emprego de agrotóxicos já proibidos em países mais avançados e que continuam sendo aplicados no Brasil. Existem técnicas que permitem que as pragas sejam minimizadas, como o uso da agrofloresta, que ainda não conta com escala para atender as necessidades de um país amplo como o nosso, sendo de custo mais elevado. Também já existem produções de razoável escala em fazendas usando técnicas alternativas, que não se resumem somente aos agrotóxicos, como os fertilizantes de origens químicas que deixam resíduos, como nas produções das batatas, onde o clima brasileiro não elimina os nematóides, como ocorre com o frio na Europa.

É natural que a escala das produções agrícolas estimule a propagação das pragas, como ocorre hoje com a soja e o milho no Brasil. Uma produção diversificada, como a conciliação com a pecuária e as atividades florestais, pode minimizar os efeitos das pragas, além de outros benefícios como a manutenção das chuvas.

As paixões e os interesses comerciais tendem a radicalizar as discussões, mas, mesmo sem exageros, parece que haveria necessidades de redução do uso de produtos químicos que no longo prazo podem agravar diversas doenças como o câncer. Muitos destes danos tendem a ser cumulativos com o uso exagerado de produtos contaminados ao longo de anos.

clip_image006

Aumentam as produções agrícolas sem agrotóxico

Houve períodos, como da revolução verde, quando fertilizantes e defensivos foram intensamente usados para a melhoria da produção agropecuária. Hoje, existe maior consciência que não basta o aumento de alimentos, mas que há necessidade de se preocupar com a sua qualidade, caminhando-se para a segunda revolução verde, com melhorias significativas das variedades de plantas utilizadas, mais resistentes às pragas. Avanços nos conhecimentos científicos estão ocorrendo e certamente a humanidade conta com meios para crescentes aperfeiçoamentos que permitam atingir objetivos que possam ser conflitantes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: