Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Homens no Japão Conciliam Trabalho com Cuidados dos Pais

21 de março de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Um artigo publicado por Sawako Obara no The Japan Times informa que com as mulheres trabalhando os homens estão aumentando o tempo para cuidar também dos seus pais idosos, conciliando com os empregos.

Foto de funcionário do governo municipal de Osaka cuidando dos seus pais em Quioto em foto publicada no artigo do The Japan Times, que vale a pena ser lido na sua íntegra

Como é sabido, o Japão é um dos países onde o número de idosos é dos mais elevados, ao mesmo tempo em que as mulheres também estão trabalhando fora, havendo necessidade dos homens ajudarem com algumas tarefas, como cuidar dos seus pais. Muitos idosos, apesar de suas pequenas deficiências, preferem continuar em suas casas contando com serviços para a sua assistência que lá existem, como de enfermagem, fisioterapia etc. Mas os contatos pessoais com seus filhos são vitais para mantê-los psicologicamente sadios.

No passado, estas tarefas, inclusive domésticas e de educação dos filhos, ficavam com as esposas, ainda que as sobrecarregando. Hoje, os mais jovens possuem a consciência que todas estas tarefas precisam ser compartilhadas, pois muitas esposas também trabalham no mínimo parte do tempo.

O artigo de Sawako Obara cita alguns casos concretos, mostrando que além destas disposições dos filhos existem alguns arranjos que precisam ser feitos como com seus empregadores, pois eventualmente necessitam se deslocar para atender a seus pais em casos de emergência. As situações são variadas, quase caso a caso.

Este funcionário da prefeitura de Osaka, chamado Masatoshi Bamba, informa que aprendeu muito com esta experiência, compreendendo que seus subordinados também necessitam de flexibilidade para atender seus pais. Muitos trabalhos podem ser feitos pela internet, não exigindo necessariamente a presença constante no local do trabalho.

Muitos destes contatos são feitos no fim de semana, pois de Osaka até Quioto, onde moram seus pais, há necessidade de uma viagem de aproximadamente uma hora.

No Japão, proliferam organizações até profissionais dando assistência para que um casal possa cuidar de seus pais, que podem chegar a quatro, nas suas múltiplas necessidades, encontrando formas organizadas para estes cuidados. Alguns são ligados aos sistemas de seguro e, para conciliar adequadamente estas tarefas com os trabalhos, existem experiências mostrando como isto pode ser feito de forma organizada.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: