Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Garimpando o que Seria Possível Fazer no Brasil

15 de agosto de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política | Tags: , , , | 2 Comentários »

Deve-se reconhecer que é extremamente difícil identificar algumas medidas de política econômica que poderiam ajudar a economia brasileira a superar suas principais dificuldades. Ainda que elas existam, não aparentam gerar impactos relevantes, enquanto as resistências políticas para redução de custos dos muitos privilégios existentes são apreciáveis. Imaginar que algumas medidas de desburocratização possam gerar numerosos novos empregos parece sonhos difíceis de ocorrer quando não existem demandas expressivas para elas.

clip_image002

A equipe econômica do governo, comandada por Paulo Guedes

Todos sabem que em economia sempre os recursos disponíveis são escassos, havendo que propor medidas que geram melhores retornos e sejam aceitáveis pelos que detêm o poder de aprová-las, como o Congresso Nacional. A equipe econômica do governo necessita estabelecer as prioridades para os diversos projetos, considerando também as demandas que existem no Brasil ou no exterior. Não são tarefas fáceis de serem propostas e principalmente de serem executadas pelas empresas privadas e pela população. Notadamente quando o governo não conta com um razoável consenso sobre elas na sua cúpula.

Além dos recursos orçamentários disponíveis de forma limitada, o Brasil conta com uma população razoavelmente preparada e utilizada de forma precária, tanto pelo desemprego como dos que desejariam trabalhar mais intensamente. E uma apreciável natureza que necessita ser utilizada de forma sustentável, sobre a qual não existe consenso, por envolver o futuro considerado em prazos mais longos. 

Tudo indica que o setor agropecuário brasileiro, mesmo com todas as limitações com que conta, continua competitivo no mercado internacional. Mas existem apreciáveis riscos que precisam ser considerados, pois países europeus e os Estados Unidos concedem substanciais subsídios aos seus produtores, que independem do mercado. Os grandes países importadores como a China fomentam também suas produções internas para dependerem menos dos fornecimentos externos, que já chegaram a ser boicotados. Também procuram diversificar seus fornecedores com produções de alguns países africanos.

Parece existir um razoável consenso que o Brasil poderia tirar melhor proveito de sua ampla biodiversidade, notadamente para criar os empregos indispensáveis. Com muitos produtos amazônicos e nordestinos, além de produções saudáveis de alimentos originários da Europa e da Ásia, como os ingredientes para saladas que poderiam ser destinados ao mercado interno e externo apresentando possibilidades de serem economicamente possíveis.

Pode-se lembrar de que até recentemente frutas como o kiwi e a lichia eram somente conhecidos na Ásia e no Pacífico e ganharam espaços importantes no mercado mundial, inclusive no Brasil, que tem boas condições para as suas produções. Existe uma ampla lista destes produtos brasileiros que poderiam ser colocados no mercado mundial, além dos que já estão exportados como o açaí. Castanhas brasileiras e assemelhadas que são consideradas saudáveis já estão exportadas, mas poderiam contar com volumes crescentes. 

Também existem produtos que os estrangeiros conheceram no Brasil e têm potencialidades no mercado externo, como o caso da pupunha, que pode ser cultivada de forma sustentável. Já existem institutos de pesquisas que podem dar o suporte técnico, havendo que se estimular empresários brasileiros a serem mais agressivos no exterior.

Parece relevante que a exportação volte a ser um instrumento importante para fomentar o desenvolvimento brasileiro, ajudando a ampliar o emprego no país, que parece ser um dos grandes problemas atuais do Brasil. Certamente, os retornos destas atividades seriam elevados, exigindo muito pouco de estímulos adicionais.


2 Comentários para “Garimpando o que Seria Possível Fazer no Brasil”

  1. Mauricio
    1  escreveu às 00:13 em 16 de agosto de 2019:

    Muito bom Paulo e no caso você ja viu o novo livro do Bresser Pereira? “Em Busca do Desenvolvimento Perdido” estou lendo muito bom la ele fala sobre a armadilha da doença holandesa no Brasil Acredito que você acharia muito interessante

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 10:43 em 16 de agosto de 2019:

    Caro Mauricio,

    Obrigado.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: