Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Os Jogos Pan-Americanos de 2019

13 de agosto de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Ainda que os resultados obtidos nos Jogos Pan-Americanos deste ano possam deixar muitos brasileiros satisfeitos, há que evitar a euforia para os Jogos Olímpicos de Tóquio no próximo ano. Com uma delegação menor, obteve-se 55 medalhas de ouro, 45 de prata e 71 de bronze, com muitas surpresas agradáveis e algumas frustrações lamentáveis. Natação, atletismo, ginástica, judô e vela confirmaram os prognósticos, sabendo que outros países também apresentaram resultados superiores aos esperados.

clip_image002

Natação brasileira proporcionou mais medalhas no Peru 2019

Há que se constatar que em muitas modalidades esportivas o Brasil já conta com tradição de treinamentos no exterior. Só competindo com adversários qualificados internacionalmente é que os resultados vão melhorando com muito trabalho contínuo e persistente. Não há milagres.

A continuidade deste intenso trabalho por mais um ano pode proporcionar alegrias adicionais em Tóquio. Internamente, no Brasil está se fazendo algum esforço, mas ainda não é o nível do que se espera nas escolas secundárias e universitárias como vem ocorrendo no resto do mundo. Há que se contar com treinadores experientes e concorrentes internacionais, para se almejar resultados favoráveis. O esporte faz parte do esforço cultural e está se fazendo, apesar de muitas autoridades atrapalharem, mesmo se contando com material humano para tanto.

Poucas são as escolas brasileiras que estão preparando jovens para desempenhos de nível internacional. Alguns clubes fazem seus esforços e muitos vão para o exterior para contar com estímulos para bons desempenhos. Há que se constatar que a imprensa, notadamente a televisão, vem concedendo espaços para que os atletas sejam estimulados. Eles são verdadeiros heróis, pois superam as adversidades que encontram, com um número ainda restrito de patrocinadores. No Brasil, nos períodos difíceis, muitos acabaram se destacando, superando as limitações que enfrentam.

Não é o momento para se relaxar com os resultados já obtidos. As Olimpíadas são os acontecimentos esportivos de maior destaque mundial e o Japão, mesmo enfrentando adversidades climáticas atuais, deve proporcionar condições para os melhores atletas serem consagrados. Parece ser a hora para o esforço final nos próximos meses, até daqueles que tiveram pequenos percalços, veteranos e novos atletas com elevados potenciais. O esporte é um meio importante para ascensão social e os brasileiros possuem todas as condições para novas vitórias.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: