Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Milênios Para Reduzir os Danos na Natureza

14 de setembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Clima, Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

Publicamos neste site um artigo do Washingtown Post, do qual consta um sugestivo gráfico mostrando a possibilidade de que o aquecimento global esteja aumentando de forma mais acelerada a partir de cerca de 1980 em todo o mundo. Isto tende a aumentar as irregularidades climáticas que estão afetando a humanidade, desde países pobres e até os mais desenvolvidos, causando mortes e expressivos prejuízos materiais, com o aumento de tufões e inundações. Vamos repetir a divulgação do gráfico que é de vital importância.

clip_image002

O aumento do aquecimento está se acelerando nos últimos anos como mostra o gráfico publicado no Washington Post

Todos nós somos partes responsáveis por este aquecimento global, pois utilizamos veículos poluentes. Até na produção agrícola como animal estamos liberando o CO², além dos desmatamentos e as queimadas que estamos admitindo em todo o Brasil, não somente na Amazônia, Pantanal como Centro Oeste, onde eles são mais intensos, comprovados pelas recentes fotografias dos satélites.

Precisamos ter a plena consciência da nossa responsabilidade, como também populações de países desenvolvidos, entre elas a dos Estados Unidos e da Europa. Também os asiáticos, onde a China continua como um destaque, continuando a usar o carvão mineral para gerar energia elétrica, ainda que conte com energia solar e eólica, cujos custos estão se tornando competitivos no mercado de energia.

Ou tomamos a importante decisão política de nos engajarmos decididamente nos compromissos que assumimos no Clube de Paris ou continuamos responsáveis pelas mortes provocadas pelas inundações. Não se trata de retóricas, mas da dura realidade. Mesmo respeitando as metas do Clube de Paris continuaremos contribuindo no aquecimento global de 2% por cento anuais.

Neste assunto do aquecimento global, o Brasil tem um papel relevante não podendo continuar com retórias enganosas. Os países como a Noruega e Alemanha já estavam doando recursos substanciais para projetos que estavam bem administrados pelo BNDES com o comando dos brasileiros.

Não podemos continuar com atitudes obtusas que em nada contribuem para o Brasil. Precisamos passar, com urgência, para atitudes construtivas, empunhando as bandeiras que elevariam o orgulho dos brasileiros, que atravessam períodos duros.

É uma rara oportunidade para o Brasil mostrar que não é um vilão, mas contando com reservas florestais invejáveis no mundo pode ajudar a minorar problemas que afetam a muitos. Isto não é uma retórica, mas uma possibilidade concreta que os brasileiros podem ajudar objetivamente a Humanidade.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: