Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Esperanças aos Pobres Com Contemplados do Prêmio Nobel

15 de outubro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

O anúncio dos novos contemplados com o Prêmio Nobel de Economia proporciona alento adicional a todos pela escolha de jovens pesquisadores de casos concretos de medidas que ajudam principalmente os pobres de países em desenvolvimento. Abhijit Banerjee, de 58 anos, de origem indiana; Esther Duflo, de 46 anos, de origem francesa, ambos trabalhando no MIT – Massachusetts Institute of Technology; e Michel Kramer, de 54 anos, que trabalha em Harvard University, foram os contemplados.

clip_image002

Ilustração constante do anúncio oficial do Prêmio Nobel de Economia 2019

É raro que alguém com menos de 50 anos seja contemplado com o Prêmio Nobel, caso atual de Esther Duflo, que é casada com o Abhijit Bamerjee, com quem trabalha no famoso MIT. Os outros dois contemplados também não chegaram ainda aos 60 anos e, além dos trabalhos acadêmicos, também se dedicaram a pesquisas com casos em países emergentes, onde os pobres foram ajudados por medidas inteligentes de política econômica que poderiam se repetidos, com aperfeiçoamentos, no Brasil.

Ainda que nem sempre as autoridades sigam as recomendações dos acadêmicos que apontam as medidas de política econômica que, além de atender de forma eficiente a economia, beneficiam os pobres. Os estudos efetuados por eles mostram a importância da educação e da saúde para melhoria da vida destes menos favorecidos. Seria importante que as autoridades atuais, como as brasileiras, absorvessem as contribuições destes pesquisadores.

Os trabalhos de Banerjee e Duflo mostram como 5 milhões de pobres crianças indianas foram ajudadas por estes programas por eles pesquisados. Também Kramer fez os mesmos tipos de estudos no Quênia. Envolvem também medidas de concessão de crédito, cuidados preventivos de saúde e a adoção de novas tecnologias.

Alguns programas brasileiros também atenderam aspectos semelhantes, mas nem todos tiveram a continuidade desejada, como atualmente quando, por questões econômicas, acabam se registrando cortes nas verbas. Também a concessão de remédios baratos, além das medidas preventivas, mostra os resultados que propiciam, notadamente nas doenças infecciosas como as atuais. São conhecimentos partilhados pela Organização Mundial de Saúde e recomendadas para países como o Brasil.

Neste país, a concessão da Bolsa Família, para as crianças que frequentam as escolas, já mostrou estes tipos de benefícios, que se espera sejam ampliados e não fiquem sujeitos a cortes de recursos por autoridades obtusas, quando há uma crise fiscal.

Pequenos empréstimos concedidos a agricultores que iniciam seus trabalhos mostram também na Índia como em outras partes os grandes benefícios que proporcionam, com inadimplências mínimas. Espera-se que problemas ideológicos e religiosos não prejudiquem, principalmente no Brasil atual, as medidas que já foram consagradas por estudos mais cuidadosos, mesmo com pequenas providências de baixo custo. 

Informa-se que os resultados destas pesquisas de campo acabam também proporcionando conhecimentos teóricos que enriquecem as atividades acadêmicas, que também estão em baixa no Brasil.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: