Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Problemas Climáticos Com Irregularidades Exigem Mudanças

18 de outubro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , ,

As irregularidades climáticas recentes no Japão, com acidentes que vitimaram cerca de 80 pessoas, além de algumas ainda desaparecidas, e a as altas temperaturas previstas para Tóquio por ocasião das próximas Olimpíadas estão exigindo mudanças significativas na programação. A entronização do novo imperador Naruhito foi adiada para 10 de novembro, apesar de muitos dignitários de outros países já terem fixados as suas viagens. As maratonas imageprevistas para as próximas Olimpíadas de Tóquio foram transferidas para Sapporo, no norte do Japão, que apresenta temperaturas de alguns graus abaixo da Capital japonesa.

Os estragos causados pelo tufão Hagibis no Japão foram superiores aos previstos, com cerca de 80 mortos, além de desaparecidos

Com os estragos causados pelo tufão Hagibis no Japão, com cerca de 80 mortos confirmados, além dos prejuízos materiais e milhares de deslocados para abrigos fora de suas residências, as autoridades japonesas chegaram à decisão de adiar para 10 de novembro as cerimônias de entronização do novo imperador Naruhito. Isto apesar dos transtornos para os dignitários de outros países que já estavam com suas viagens marcadas para o Japão, inclusive o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. Mas ainda não existe clima para comemorações diante do sofrimento de muitos japoneses afetados pelas inundações.

Também as autoridades das Olimpíadas de 2020 resolveram transferir a maratona prevista para Tóquio, mesmo iniciando a corrida às 6h, para Sapporo que, localizado no norte do Japão, costuma apresentar uma temperatura de alguns graus abaixo da Capital japonesa. Elas informam que haveria especulações e inconvenientes se estas decisões fossem deixadas para as vésperas da corrida, tanto masculina como feminina, e resolveram anunciar já estas mudanças.

image

                   Hokkaido, no norte do Japão, cuja cidade principal é Sapporo

Apesar de muitos incrédulos não atribuírem estas irregularidades climáticas à ação humana, o que está se evidenciando é que há uma tendência para elevação da temperatura global, mesmo com o Acordo de Paris, que estabelece o limite máximo de elevação de 2ºC para os diversos países. O que está se verificando recentemente é com a competitividade das energias solar e eólica, além de outras que utilizam os potenciais de outras fontes, e as mudanças estão se processando rapidamente e permitem até estimativas futuras mais otimistas.

Muitos equipamentos que utilizam combustíveis poluentes estão perdendo a competitividade com os nãos poluentes, inclusive veículos como automóveis e caminhões. Estas tendências estão sendo rápidas nas suas mudanças, permitindo esperanças em alguns setores. O que ainda não ganhou a aceleração esperada é o uso das sacolas plásticas não poluentes que são difíceis de serem absorvidas pela natureza, prejudicando muitos animais, principalmente peixes.

As resistências políticas de alguns países mais conservadores não permitem maior otimismo, mas sempre existem esperanças que as provas concretas acabem resultando em medidas para proteger o meio ambiente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: